www.industria-portugal.com
norelem

Projeto de máquina de café concebido por estudantes recebe reforço através dos componentes e experiência da norelem

A norelem forneceu uma gama de componentes para apoiar um projeto de tese na Universidade de Tecnologia de Viena, permitindo aos estudantes tornar a sua ideia uma realidade.

Projeto de máquina de café concebido por estudantes recebe reforço através dos componentes e experiência da norelem

Com a ambição de ver o maior número possível de processos técnicos envolvidos na preparação do café, os estudantes universitários construíram uma máquina de café avançada, conhecida como "máquina de café 2.0B".

Composta por duas secções principais, a máquina demonstraria o processo de torrefação dos grãos de café, bem como o processo de extração. Na secção de torrefação, os grãos de café verde são torrados utilizando um reator de leito fluidificado, que utiliza um ciclone e um permutador de calor para separar as cascas. Por sua vez, a secção de extração utiliza um moinho, um tanque de aquecimento com um aquecedor de imersão, um tanque de suspensão e um dispositivo de filtragem.

O processo começa com a dosagem de grãos de café verdes através de um transportador helicoidal. Os grãos são depois torrados no reator de leito fluidificado com a ajuda de uma ventoinha e de um aquecedor de ar. Enquanto os grãos estão a ser torrados, a água de um tanque é bombeada através do tubo permutador de calor do reactorB4 para pré-aquecer. Os grãos torrados são transportados para o moinho através da elevação dos grãos, onde são depois moídos até se transformarem em borras de café. A água pré-aquecida é reaquecida no tanque de aquecimento e pulverizada sobre o café moído utilizando uma cabeça de pulverização. Por fim, a suspensão é filtrada, deixando o café pronto a beber.

Para tornar o projeto possível, a norelem forneceu vários componentes, incluindo rodízios giratórios com um sistema de bloqueio e pegas tubulares robustas que foram instaladas para permitir o fácil transporte e imobilização da máquina. Para a montagem do reator de leito fluidificado foram também utilizados parafusos de cabeça cilíndrica e outros componentes normalizados.

Para o transporte dos grãos para o moinho, foram utilizados um eixo de correia dentada e um motor de passo, e uma unidade de caixa de rolamento foi utilizada para montar a polia da correia dentada e tensionar a correia dentada. A norelem também forneceu caixas de rolamento isentas de manutenção e um eixo de precisão, controlado pelo motor de passo, para apoiar a placa rotativa de suporte de carga na qual o café acabado foi servido. Por fim, foram utilizados tampões de borracha para minimizar as vibrações, enquanto os perfis de cobertura foram utilizados para proteger o sistema de sujidade, pó e vazamentos de café.

Este projeto é mais um na longa lista de projetos de estudantes que têm sido apoiados pela norelem. Através da valorização de jovens talentos, a norelem ACADEMY não só concretiza uma das suas principais ideologias empresariais, como também cumpre um dos objetivos mais amplos da norelemB4, que é promover todos os aspetos da indústria transformadora.

Além disso, a norelem ACADEMY está empenhada em ajudar os profissionais de engenharia ao longo das suas carreiras, ao oferecer uma variedade de programas de formação. Estas incluem a difusão de conhecimentos sobre os componentes habitualmente utilizados e disponibilização de formações técnicas sobre vários temas de conceção. A norelem ACADEMY dá grande importância à promoção da educação e dos projetos dos estudantes e, por isso, oferece materiais complementares e uma valiosa orientação técnica da sua equipa de especialistas.

Mais informações em norelem.pt

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP