Apoio à próxima geração: norelem promove projetos de estudantes
Apoiar jovens talentos é parte integrante da filosofia empresarial da norelem.
norelem.co.uk
Mais uma vez, isto é demonstrado pelos dois projetos de estudantes que a norelem está atualmente a apoiar através da impressão 3D de polímeros reforçados com fibras e o desenvolvimento de um sistema de transporte de alta velocidade. Como parte da promoção de jovens talentos, a norelem está a apoiar os projetos de estudantes "FiberFusion" e "Hyperloop" com diversos componentes.
O objetivo e a tarefa da norelem ACADEMY é a comunicação sistemática de tópicos relevantes para a engenharia mecânica. A transmissão de conhecimentos é realizada em vários formatos, nomeadamente formação sobre peças normalizadas e formação técnica sobre uma vasta variedade de tópicos de design. Ao mesmo tempo, a norelem ACADEMY concretiza um pilar da filosofia empresarial com a promoção específica de jovens talentos. Uma parte importante desta questão é a promoção de projetos escolares e de estudantes, para os quais a norelem fornece gratuitamente componentes – além da preciosa consultoria técnica prestada por especialistas da norelem.
Dois projetos apoiados recentemente pela norelem foram o "FiberFusion" e o "Hyperloop". FiberFusion é um projeto de dois semestres do Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique, que visa desenvolver um processo de produção de aditivos e implementá-lo com alta precisão como impressão 3D contínua de polímeros reforçados com fibras.
Para isso, a norelem forneceu à equipa do projeto diversos componentes, nomeadamente, unidades de mancal feitas de aço inoxidável e ferro fundido cinzento onde é possível adaptar eixos e que permitem a rotação com pouca resistência. A norelem também forneceu polias que garantem uma conexão de encaixe de acionamentos por correia, anéis de fixação que garantem o tensionamento correto das fibras e mancais deslizantes para a rotação suave e de baixa resistência dos rolos de fibras.
Graças â combinação de ferragem angular e terminal esférico, é possível uma montagem simples e segura. O ponto de articulação da molas a gás de pressão é posicionado numa esfera, possibilitando torção durante movimentos de abertura e fechamento. A mola a gás de pressão facilita assim a abertura e o fechamento do capô.
Outro projeto apoiado pela norelem com tecnologia inovadora foi o desenvolvimento e a otimização de um sistema de transporte de alta velocidade baseado no princípio Hyperloop. Cerca de 60 estudantes do grupo interdisciplinar "mu-zero Hyperloop" desenvolveram primeiramente o protótipo de uma cápsula de transporte incluindo um sistema de acionamento inovador. Na segunda fase, uma nova equipa desenvolveu ainda mais a cápsula de transporte, que é acionada por um motor de indução linear, e otimizou-a para velocidades mais elevadas.
A norelem apoiou os projetos Hyperloop com diversos componentes. Os componentes da norelem, nomeadamente as chavetas paralelas que conectam positivamente rodas e eixos, impedindo a torção dos anéis de segurança que fixam as rodas e os rolamentos na direção axial, desempenharam um papel essencial no projeto. A norelem também forneceu pinos cilíndricos que ajudam a facilitar a montagem e o posicionamento exatos dos vários conjuntos, bem como molas de elastómero amortecedoras que desacoplam os ímanes do resto da estrutura e os conectam às placas de retenção através de varetas roscadas, garantindo assim um funcionamento perfeito.
Este ano, na próxima ronda de apoio da norelem será incluída outra nova equipa.