www.industria-portugal.com
norelem

O que são gémeos digitais e porque são importantes?

Uma mudança drástica no desenvolvimento de produtos que lhe permitirá poupar dinheiro e melhorar os seus produtos – parece bom demais para ser verdade! Mas os gémeos digitais conseguem fazer isso mesmo, desde que os use corretamente.


O que são gémeos digitais e porque são importantes?

A tecnologia de gémeos digitais constitui uma forma mais rápida e mais económica de comercializar novos produtos. É um dos segmentos do setor da engenharia que apresenta um crescimento mais rápido, e os analistas da McKinsey & Co preveem que o mercado global da tecnologia de gémeos digitais cresça em cerca de 60% todos os anos, atingindo 73,5 mil milhões de dólares até 2027.

Qual a importância destes números? O que representam é a realidade nua e crua de que os seus concorrentes provavelmente já estão a usar tecnologia de gémeos digitais ou prestes a investir nela. As empresa que pretendam manter a sua competitividade têm que adotar esta tecnologia já, ou correm o risco de ficar para trás.

O que são gémeos digitais e como influenciam o desenvolvimento de produtos?

Os gémeos digitais são réplicas virtuais de produtos atuais ou futuros, concebidas para simular todas as características dos seus homólogos físicos. Fundamentalmente, a tecnologia de gémeos digitais é o futuro dos setores da produção e da construção. Esta tecnologia apoia equipas de desenvolvimento de produtos em todo o tipo de tarefas, sejam ferramentas elétricas ou centrais elétricas.

A possibilidade de interagir com a versão digitalizada permite maior liberdade experimental, tornando o desenvolvimento simultaneamente mais rápido, mais seguro e mais económico do que com a construção de protótipos físicos. Desta forma, os gémeos digitais garantem um ambiente de desenvolvimento de produtos praticamente sem riscos, permitindo que as equipas de design e engenharia explorem mais opções e sejam mais criativas. A capacidade de usar gémeos digitais para realizar testes, sem a necessidade de recursos físicos, garante mais eficiência no desenvolvimento de produtos – e, mais importante ainda, que não afeta a produtividade.

Os prazos até à colocação no mercado também podem ser fundamentais para o sucesso, e os gémeos digitais são a melhor forma de acelerar o desenvolvimento de novos produtos sem atalhos.

Quais são outras vantagens dos gémeos digitais?
Outros avanços na digitalização também estão a ajudar a criar ciclos de feedback para a melhoria contínua dos produtos. A Internet das Coisas (IoT) torna estes avanços mais acessíveis, uma vez que os sensores conseguem fornecer dados sobre desempenhos operacionais reais.

Exemplos disso são a assistência e a manutenção proativas, uma vez que estas informações nos ajudam a passar da inspeção visual dos equipamentos e máquinas para diagnósticos digitais baseados em dados. Desta forma, a manutenção preditiva garante que é possível detetar problemas antes que estes resultem em períodos de inatividade dispendiosos. Comunicar estes dados de volta para as equipas de desenvolvimento de produtos também pode resultar em correções mais rápidas – basta ajustar o produto no gémeo digital e avaliar como as alterações funcionam antes de as implementar nas linhas de montagem.

Adicionalmente, com a escassez e a procura de mão de obra qualificada, a tecnologia de gémeos digitais pode ajudar na formação da mão de obra para garantir níveis de competência mais elevados. Sempre que a sua empresa introduz novos componentes, produtos ou processos, isso significa mais formação para os funcionários. Tradicionalmente, os dados CAD, os desenhos técnicos e as fichas de especificações dos produtos têm ajudado as empresas a garantir que todos os funcionários, desde engenheiros a operários fabris, estão alinhados e informados. Os gémeos digitais levam isto mais longe, oferecendo um guia visual mais fácil de compreender.

A importância da normalização
Neste contexto de maior criatividade, é importante manter os pés assentes na terra. A utilização de componentes normalizados é um método comprovado de otimização das eficiências de produção, por isso, porquê mudar isso quando se trabalha com gémeos digitais? Através de uma maior integração entre os componentes normalizados e os processos digitais, os fabricantes podem realizar melhorias tangíveis que vão desde a melhoria da qualidade da produção até à redução dos períodos de inatividade.

A utilização de componentes normalizados nos seus gémeos digitais ajuda-o a desenvolver máquinas de forma mais rápida e precisa, reduzindo os custos, os riscos e a complexidade da implementação de novas soluções para os fabricantes. Resumindo, otimiza os seus processos de desenvolvimento de produtos logo desde o início.


O que são gémeos digitais e porque são importantes?

Desenvolver uma cadeia de fornecimento digital
Por estes motivos, é essencial desenvolver uma cadeia de fornecimento digital encontrando parceiros que possam fornecer versões digitais dos seus componentes normalizados. Procure um fornecedor com uma gama estabelecida de componentes normalizados que já tenham perfis digitais que possa integrar facilmente nos seus gémeos digitais. Por exemplo, na norelem, integrámos uma ferramenta de seleção de produtos na nossa loja online que permite aos engenheiros especificar os componentes de que necessitam, incluindo o material, as dimensões, as formas e os requisitos quanto a características adicionais. O site irá então sugerir os componentes ideais para cada aspeto de um projeto. Além disso, o website permite que os engenheiros acedam e descarreguem facilmente desenhos CAD 2D e 3D dos nossos componentes, que são compatíveis com a maioria das plataformas de desenho, incluindo Catia, Creo, Inventor, NX, SolidEdge e SolidWorks.

Compreender o funcionamento de um componente também é essencial para o implementar corretamente num gémeo digital. Se estiver a pensar em utilizar novos componentes ou se quiser simplesmente saber mais sobre o que uma peça realmente faz, pergunte ao seu fornecedor. A assistência a este nível pode variar muito, mas um bom parceiro terá recursos que estão disponíveis gratuitamente. O centro de formação da norelem ACADEMY é uma base de dados de conhecimento online que contém exemplos de aplicações, bem como vídeos de boas práticas. Pode ainda aprofundar os seus conhecimentos com dados técnicos detalhados sobre as propriedades e funções mais importantes de cada componente.

Se preferir uma formação presencial, a norelem ACADEMY pode ir até si! O SHOWTRUCK da norelem desloca-se até às suas instalações e oferece formação gratuita.

Experiência digital
A produção e a engenharia são sectores excitantes e dinâmicos. Num mercado global cada vez mais competitivo, a tecnologia de gémeos digitais pode ajudá-lo a melhorar a produtividade. No entanto, garantir que tem o parceiro certo com uma gama abrangente de componentes normalizados – no mundo digital e no mundo real – pode fazer toda a diferença.

Para mais informações sobre a norelem ACADEMY, visite www.norelem-academy.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP