www.industria-portugal.com
NKE

A NKE desenvolve uma unidade de rolamentos para bombas

Em colaboração com um grande fabricante de bombas, a NKE desenvolveu um novo sistema modular para as disposições dos rolamentos de modo a racionalizar toda uma geração de bombas. A solução de rolamentos simplifica a montagem e o manuseio, reduzindo, assim, os custos.

A NKE desenvolve uma unidade de rolamentos para bombas
O objetivo inicial era a racionalização de uma gama completa de bombas. Logo, deveria ser desenvolvido um módulo de doze tamanhos diferentes para posições de rolamentos fixas e móveis. Um requisito extremamente importante foi garantir a fácil montagem e desmontagem da unidade de rolamentos no eixo e na caixa da bomba, sem ser necessário recorrer a ferramentas de montagem especiais. A unidade de rolamentos também deve estar protegida contra salpicos de água e garantir um período isento de manutenção durante três anos sem lubrificação adicional. A NKE conseguiu desenvolver uma disposição de rolamentos composta por seis componentes que satisfizesse todos os requisitos do cliente. Para toda a gama de bombas composta por 48 modelos diferentes, apenas foram utilizados 21 tipos diferentes de rolamentos de esferas de contato angular e radial.

Um desafio especial foi o desenvolvimento da unidade de rolamentos para modelos de bombas de alto rendimento. Na posição dos rolamentos foram aplicados pares de rolamentos de esferas de contato angular de modo a resistir a elevadas cargas e a garantir uma longa vida útil. Em vez da instalação individual, a NKE criou uma solução para montar os pares de rolamentos nas bombas como unidades completas.

As vantagens desta nova unidade de rolamentos são a montagem fácil e o manuseio simples, graças à implementação de um componente em vez de várias peças únicas. Isto também simplifica o serviço de peças sobressalentes. Graças à lubrificação vitalícia, os custos de manutenção são virtualmente eliminados. A racionalização das disposições dos rolamentos também diminui os custos de produção. Este sistema é tão bem aceito pelos clientes finais que o parceiro da NKE planeja converter todos os tipos de bombas para este novo sistema modular.

Imagens:
Imagem 1: Modelo de corte de uma bomba com unidades de rolamentos da NKE
Imagem 2: Unidade de rolamentos especial da NKE com caixa para aplicações em bombas
Imagem 3: Imagem: Disposição de rolamentos de um eixo de impulsor

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP