www.industria-portugal.com
Beijer Electronics Products AB

Tendências em IHM (Interfaces Homem-Máquina)

Quais são as últimas tendências em IHM? E o que você deve procurar ou estar consciente quando você for ao mercado em busca de novas soluções de IHM? O objetivo deste artigo é definir e descrever algumas das mais recentes tendências principais em software dirigidos par soluções IHM s industriais.

Tendências em IHM (Interfaces Homem-Máquina)
Legenda: as soluções IHM assumem a inspiração de produtos voltados ao consumidor, como telefones móveis, MP3 players, etc., com gráficos avançados, resultando em interfaces de usuário amigáveis e intuitivas.

Tendência 1: IHM como parte integrante de uma experiência de usuário.

A importância das interfaces de usuários tornou-se cada vez mais evidente nos últimos anos. Pense em produtos da Apple, por exemplo, o iPod ou o iPhone, como exemplos icônicos da forma como as interfaces de usuários atraentes e intuitivas mudaram completamente a percepção de determinados tipos de produtos.

O sucesso dos produtos da Apple e outras mercadorias de consumo mostram claramente que uma aparência e um sentimento comum entre os produtos, gráficos e ambientes contribuem para a distinção da marca e as experiências consistentes do cliente.

Muitos grupos industriais têm chegado à mesma conclusão e estão começando a se concentrar mais na qualidade das interfaces de usuários em seus produtos. De muitas maneiras a IHM é a linha de frente de uma máquina ou processo. Quanto maior o nível de funcionalidade e interação incorporada na IHM, mais a interface do usuário reflete a experiência fundamental de uma máquina ou processo. A IHM de sucesso de amanhã levantará o conceito de uma solução IHM de ser meramente uma adição funcional para se tornar parte integrante de uma experiência de usuário, adicionando o direito olhar e sentir.

As características de projeto incluirão o uso de objetos WPF, escaláveis para qualquer tamanho sem perda da qualidade de imagem, e a utilização de objetos .Net encontrados ou comprados na internet. O uso de modelos e estilos de objeto facilita meios eficazes para garantir que projetos consistentes e reutilizáveis. A incorporação de todos os objetos funcionais, incluindo objetos de mídia Windows, na concepção da tela desejada aumentará ainda mais uma experiência positiva para o usuário.

Além da vantagem competitiva para um fabricante de máquinas, existem argumentos sólidos, mesmo para os usuários finais para justificar o investimento no desenvolvimento de interfaces de usuários intuitivas bem projetadas. A adição de valor das soluções IHM intuitivas de amanhã é refletida na facilidade de utilização, maior eficiência e produtividade, tempo reduzido para concluir as tarefas, satisfação do usuário melhorada, confiabilidade dos sistemas, e menos erros do usuário.

Tendência 2: Inovação com base em tecnologias modernas das melhores práticas de software

A evolução da IHM é dirigida pelo contínuo desenvolvimento de software suportado por painel de hardware de alto desempenho robusto. Hoje, o painel de hardware é considerado como um veículo para a plataforma de software IHM, permitindo que os engenheiros de projeto de OEM agregar valor aos produtos de suas empresas com uma variedade de opções para funcionalidade e design. A plataforma de software é, portanto, um elemento crucial de uma solução IHM.

O desenvolvimento de software IHM é um assunto caro e complexo e os fabricantes inovadores de IHM terão de basear suas plataformas de software em tecnologias modernas e amplas como a .NET, para serem capazes de acessar uma variedade suficientemente ampla de ferramentas e funcionalidades.

O mesmo argumento pode ser aplicado para a manutenção futura e desenvolvimento das plataformas de tecnologia das soluções IHM. Os recursos por trás da .Net são enormes, o que será refletido no contínuo desenvolvimento de novas funcionalidades no software IHM. A dependência de tecnologias proprietárias ou tecnologias de fornecedores menores deve ser considerada uma abordagem única, mas uma estratégia arriscada.

As soluções IHM baseadas no framework .Net da Microsoft ou tecnologias semelhantes são igualmente capazes de garantir uma ferramenta inovadora à prova do futuro, com atualizações contínuas e de suporte de serviço altamente apreciado pelos OEMs com estratégias de longo prazo para os próprios produtos e fornecedores externos.

Tendência 3: Abrir arquitetura de plataforma para soluções integradas

A IHM basicamente integra a operação de uma máquina ou um processo com o gabarito para ou do operador. Um aspecto é a qualidade da interface gráfica de usuário e, em relação a isso, a usabilidade. Outro importante aspecto é a abertura da solução IHM. É fácil ou difícil trocar informações essenciais com diferentes sistemas ou controladores? O código do aplicativo é bloqueado para a personalização de funções ou objetos? O tempo de execução do software é capaz de operar em diferentes plataformas de hardware? Os engenheiros de projeto são capazes de usar o padrão .NET em seus projetos? Estas características são mais freqüentemente discutidas em conversas entre clientes e fornecedores.

A arquitetura de plataforma aberta das soluções IHM de amanhã oferecerá uma ampla gama de oportunidades para OEMs para melhorar a aparência, a funcionalidade e a conectividade de aplicações, a fim de catalisar produtos exclusivos com integridade substancial.

As soluções IHM serão menos proprietárias e oferecerão maior liberdade na escolha da plataforma em tempo de execução, a partir de painéis compactos de operador para PCs industriais de diferentes fabricantes.

Será possível criar um projeto mestre escalável, que pode ser aplicado a diferentes tipos controlador e resoluções do painel com a vantagem de só ter que manter um projeto. Engenheiros procuram por oportunidades de usar ferramentas de scripting, por exemplo, C# Script, para personalizar a aparência ou a funcionalidade dos objetos. A ferramenta de projeto oferecerá a possibilidade de importar objetos de terceira parte e controles .Net.

A liberdade em conectividade e em comunicação é a marca de uma solução IHM verdadeiramente aberta e incluirá uma variedade de opções que vão desde a troca simples em tempo real de dados entre os controladores até comunicação SQL e OPC com outros equipamentos e sistemas de TI.

Resumo

As soluções IHM estão em um estado de mudança. As interfaces industriais de usuário têm inspiração em produtos voltados ao consumidor, como telefones móveis, MP3 players, etc., com gráficos avançados no estilo 3D, ícone baseado em navegação e controles, resultando em interfaces de usuário amigáveis e intuitivas. As tendências de definição de soluções IHM apoiarão essa mentalidade com gráficos estado-da-arte e funcionalidade totalmente incorporada, proporcionando interfaces de usuário intuitivas e bem projetadas, baseadas na flexibilidade amplamente difundida nas modernas tecnologias de software, e uma arquitetura de plataforma verdadeiramente aberta.

As interfaces gráficas de usuário não têm necessariamente de incluir a utilização de soluções gráficas avançadas. Simplicidade e consistência muitas vezes batem a complexidade e as soluções excessivamente artísticas. No entanto, o processo de projeto, muitas vezes, beneficia a cooperação entre designers gráficos e engenheiros de aplicação.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Related Articles

Beijer Electronics Products AB
.NET em HMI

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP