www.industria-portugal.com
Beijer Electronics Products AB

A MAN Diesel & Turbo aposta nos requisitos de qualidade

Não é por acaso que a MAN Diesel & Turbo utiliza computadores industriais da Beijer Electronics como interface homem-máquina (HMI) para os enormes motores B&W da empresa. A escolha baseou-se num processo de avaliação e negociação muito minucioso, no qual fornecedores de todo o mundo foram comparados uns com os outros. No que diz respeito a navios, a fiabilidade é crucial, por isso, todos os componentes do sistema de controlo redundante têm que ser da mais elevada qualidade.

A MAN Diesel & Turbo aposta nos requisitos de qualidade
Um grande número de todos os navios que navegam nos oceanos utiliza motores MAN Diesel & Turbo. Com cerca de 12 500 colaboradores, a empresa é o principal fornecedor de motores a dois e quatro tempos para utilização marítima e também para instalação em centrais elétricas, por exemplo. Nos últimos anos, a procura de motores diesel a dois tempos B&W controlados eletronicamente aumentou significativamente. Avançados sistemas de controlo que gerem a injeção e a compressão do combustível contribuem para uma melhor economia de combustível e emissões reduzidas.

Requisitos especiais em alto mar
Com o aumento progressivo dos requisitos ambientais, os proprietários de navios estão também cada vez mais interessados na instalação de controlos eletrónicos em embarcações já existentes. Além disso, os modernos sistemas de controlo também facilitam a operação e a manutenção por parte da tripulação, incluindo a lubrificação dos motores. Em alto mar, a fiabilidade é a maior prioridade. Os tempos de inatividade custam muito dinheiro. Para prevenir e evitar problemas, o sistema de controlo dos motores é composto inteiramente por componentes eletrónicos, como computadores, de elevada qualidade e cuidadosamente selecionados. As funções vitais são também duplicadas.
Desde o verão de 2011, têm vindo a ser introduzidos robustos computadores industriais da Beijer Electronics nos sistemas de bordo. Nos primeiros seis meses que se seguiram ao início das entregas, foram colocados em funcionamento cerca de 150 computadores da série EPC:
"Sem quaisquer reclamações", destaca Kennet Palm, Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Hardware da MAN Diesel & Turbo, responsável por todo o hardware utilizado nos componentes eletrónicos de controlo.

Computadores industriais para trabalhos exigentes
Estas caixas EPC foram especialmente desenhadas e concebidas para uma fiabilidade máxima nos ambientes mais exigentes. As pessoas que compram um computador para a utilização privada preocupam-se principalmente com o desempenho e com preços baixos. O "ecrã azul" ocasional pode ser irritante mas não se trata de um problema grave. É bastante diferente em alto mar, principalmente no que se refere a grandes petroleiros ou cargueiros a centenas ou milhares de milhas do porto. Quando a MAN Diesel & Turbo seleciona componentes para os seus sistemas de controlo eletrónico, a fiabilidade, combinada com uma longa vida útil, é crucial.
"Construímos motores com uma vida útil de 30 anos, que têm que funcionar ininterruptamente em ambientes marítimos exigentes, com tudo o que isso implica em termos de calor, humidade e vibração", explica Kennet Palm, salientando que, obviamente, fatores como o custo de aquisição e as garantias também não são irrelevantes. Um fornecimento seguro de produtos e peças sobressalentes, com entregas atempadas, ocupa um lugar tão importante quanto o da qualidade na lista de prioridades: "Para garantir o fornecimento de componentes, tomámos a decisão, a nível do grupo, de ter dois ou, preferencialmente, três fornecedores alternativos para cada produto essencial de que necessitamos".
Kennet Palm e os seus colegas não poupam esforços para identificar os melhores e mais fiáveis produtos disponíveis no mercado. Procuram computadores, ecrãs e outro hardware para o sistema de controlo em todo o mundo.

Os testes não deixam nada ao acaso
A adoção da Beijer Electronics como um dos poucos fornecedores de computadores para motores MAN Diesel & Turbo tem sido um processo moroso. As caixas EPC foram testadas, de forma metódica e muito minuciosa, durante um longo período. Niels Torres Engel e Thomas Lehnemann, responsáveis pela pesquisa e fiabilidade, não deixam nada ao acaso. Para os seus rigorosos testes, dispõem de uma pequena "câmara de tortura" no Departamento de Investigação e Desenvolvimento da empresa.
"Entre os requisitos formais, os produtos têm que ser homologados pelas principais associações de classificação marítima", revela Niels Torres Engel explicando que, depois da triagem preliminar, os diferentes computadores são instalados em bancos de ensaio para que a sua compatibilidade, desempenho e qualidade sejam confirmados.

Prontos para ambientes adversos
Na casa das máquinas de um navio, a temperatura pode ser bastante elevada. É por este motivo que são efetuados ensaios para garantir que os computadores trabalham com temperaturas de 70 °C. As caixas EPC da Beijer Electronics responderam a este desafio, tal como obtiveram aprovação nos testes de vibração e humidade.
"Ao sujeitar os produtos a "tensões", encontramos falhas que podem não surgir inicialmente".
Thomas Lehnemann salienta a importância de garantir que os fabricantes não efetuam nenhuma alteração
repentina no que se refere ao design. Mesmo pequenas alterações aos componentes podem afetar os programas que são executados no computador. "Efetuamos verificações aleatórias constantes no sentido de garantir que o equipamento fornecido corresponde às expetativas e estamos constantemente em contacto com os nossos parceiros".

Colaboração com excelente capacidade de resposta
A parceria com a Beijer Electronics é descrita como pessoal, descontraída e útil. Conforme Kennet Palm afirma, se a comunicação com os fornecedores não funcionar, a qualidade dos produtos pode ser a melhor que não interessa: "Sentimos que os nossos desejos são ouvidos e dispomos de toda a assistência de que necessitamos".
Niels Torres Engel concorda. E admite abertamente que a MAN Diesel & Turbo poderia ser descrita como um cliente “difícil”:
"Embora não compremos enormes quantidades de computadores industriais, somos extremamente meticulosos acerca da qualidade do que compramos. Não se trata apenas de a colaboração funcionar bem; também economiza tempo porque todas as caixas EPC são fornecidas pré-configuradas".

Solução personalizada
Os computadores fornecidos estão prontos a utilizar assim que são retirados das caixas. O sistema operativo e respetivos controladores e programas já se encontram instalados pela Beijer Electronics antes da entrega.
Este estreito diálogo trouxe melhorias para os sistemas de bordo, o que também aumenta a segurança. No caso de um computador de controlo avariar, contra todas as expetativas, a tripulação a bordo pode voltar a instalar o sistema operativo e os programas.
Esta cópia de segurança costumava ser fornecida em CD mas, infelizmente, os mecanismos das unidades de CD nem sempre eram compatíveis com as vibrações a que eram expostas. As caixas EPC apresentaram a ideia de restauro a partir de um dispositivo USB, uma solução muito mais robusta.
"É um prazer trabalhar com fornecedores que sugerem ideias que proporcionam valor e inspiração", rematam Kennet Palm, Thomas Lehnemann e Niels Torres Engel.

A tecnologia em poucas palavras
A caixa EPC da Beijer Electronics é um robusto e bem protegido computador industrial para ambientes rigorosos que não necessita de manutenção. Em termos puramente técnicos, tem por base um processador Intel com o Windows XP Embedded. Os processadores sem ventoinha mantêm a temperatura baixa e reduzem o desgaste. O computador industrial possui classificação IP20, em conformidade com a DIN EN 60529.
As diversas ligações proporcionam uma excelente flexibilidade. As portas paralelas e de série são equipamento de série, juntamente com duas entradas USB 2.0 e Ethernet de 100 Mbps. A MAN Diesel & Turbo optou por discos flash para armazenamento de dados. A alternativa são os tradicionais discos rígidos tolerantes a vibrações.
A série EPC da Beijer Electronics é certificada pela ABS (American Bureau of Shipping), Bureau Veritas, DNV, Germanischer Lloyd, Lloyd’s Register e pelo Russian Maritime Register of Shipping.

Um gigante da mecânica
Todo o desenvolvimento, tanto eletrónico como mecânico, dos motores a dois tempos da MAN Diesel & Turbo é realizado na Dinamarca. Embora algumas peças especiais ainda sejam fabricadas na Dinamarca, os motores são agora construídos sob licença em países como a Coreia e a China, por empresas parceiras como a Hyundai Heavy Industries - fisicamente perto dos estaleiros de construção naval que compram os motores.
Os sistemas de controlo eletrónico lidam com forças enormes. Os motores podem ter até 115 000 cavalos de potência e pesar até 2000 toneladas. Os cilindros, entre seis e catorze, têm um curso de quase cinco metros. Uma eficiência mecânica de mais de 50 %, os melhores automóveis atingem 25 %, proporciona uma elevada eficiência energética.

Imagem:
"Três homens na consola"
Thomas Lehnemann, Kennet Palm e Niels Torres Engel da MAN Diesel & Turbo dão prioridade à fiabilidade. Um “ecrã azul” em alto mar simplesmente não é uma opção

"Motor MAN"
A tecnologia dos enormes motores a diesel MAN Diesel & Turbo assenta num dos maiores construtores navais do século passado – Burmeister & Wain (B&W). Estes motores movem agora um enorme número de todos os navios que navegam nos oceanos

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Related Articles

Beijer Electronics Products AB
.NET em HMI

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP