www.industria-portugal.com
28
'17
Written on Modified on
Makino
Novos centros de maquinação verticais de 5 eixos Makino L2: Solução ideal para a produção de peças de grandes volumes.
O novo centro de maquinação vertical de 5 eixos Makino L2 proporciona elevada precisão e rigidez de uma presença ultracompacta. Este ano serão lançados dois modelos exclusivos para aplicações de indexação e maquinação de impulção, respetivamente, na EMO em Hannover. Ambos os modelos foram desenvolvidos sob medida para processos de fabrico de peças pequenas de elevado volume, prontas para automação.
Imagem 1: vista frontal do Makino L2Setores: Indústria automóvel, equipamento médico, indústria aeroespacial, eletrónica de consumo, eletrodomésticos
Aplicações: Produção de peças em larga escala
Combinando uma construção rígida e uma conceção de spindle flexível com uma presença ultracompacta, o L2 oferece uma estrutura da máquina altamente estável e fiável para o processamento de componentes de pequena dimensão totalmente autónomo e contínuo. A pequena dimensão desta máquina traduz-se pela utilização eficaz em maquinação das peças, variando entre a transferência manual de peças e o movimento automatizado das peças em sistemas robóticos. Equipado com um spindle de elevada potência, a máquina é capaz de lidar facilmente com tarefas rigorosas de fresagem, perfuração e derivação necessárias para diversas peças de produção, possui a velocidade e aceleração para reduzir a multiplicidade de tempos de ciclo de peças. O L2 dispõe de um motor de transmissão direta (TD) duplo e de travão no eixo A e um motor TD individual e travão no eixo C para obter maquinação de 5 eixos a alta velocidade e precisão.
Índice de 5 eixos L2:
A especificação do Índice de 5 eixos L2 é fornecida com uma mesa de índice de 5 eixos a alta velocidade, acessórios de automação personalizados e capacidades de maquinação de 5 eixo para uma variedade de materiais e peças a serem maquinadas, direcionados para o segmento de produção de peças de elevado volume em diversos setores, tais como, peças automóveis e equipamento médico. Tem capacidade para processar peças a maquinar até Ø400 mm e 80 kg de peso. A mesa está equipada com oito aberturas hidráulicas e pneumáticas para fácil integração de acessórios de automação. A máquina é fornecida com um spindle de 16.000 rpm HSK-A50. ATC possui capacidade para até 15 ou 30 ferramentas como especificação opcional com diâmetro, comprimento e peso máximos de 80 mm, 250 mm e 8 kg respetivamente.
Rotor de 5 eixos L2:
Concebido para maquinação de rotores a alta velocidade, a máquina com especificação para rotores de 5 eixos L2 possui duas excelentes funcionalidades – uma mesa de 5 eixos simultânea de alta velocidade e um spindle de 25.000 rpm. O spindle de 25.000 rpm (HSK-A50) do tipo de substituição de cartuchos, é fornecido com lubrificação de óleo-ar e fornece potência até 18.5 kW e um binário de até 21.5 Nm. Os eixos X, Y e Z possuem 1 G, 0.9 G e 1.4 G de aceleração/desaceleração respetivamente.
Ambas as máquinas L2 foram desenvolvidas para integração simples numa variedade de configurações para transferência e carregamento de peças automatizadas, incluindo braços de carregamento exteriores e carregadores robóticos fixos ou móveis. Estas configurações automatizadas podem contribuir para taxas de produção mais elevadas, tempos de execução mais curtos, custos de produção reduzidos e poupanças significativas no espaço de instalação.