www.industria-portugal.com
Makino

EMO 2019: as tecnologias inteligentes de assistência ao cliente da Makino, impulsionam os processos de produção de amanhã

Com a EMO 2019 a abrir as suas portas em Hannover em apenas três meses, a Makino apresenta uma amostra das suas novas máquinas de produção e de tecnologias de moldes & matrizes, produtos e soluções, que estarão expostos no seu stand. A EMO está focada sobretudo em dois temas em particular: tecnologias de produção digitalizadas, alinhadas com a Indústria 4.0 e veículos elétricos. Os visitantes da feira poderão ver como é que a Makino fará com que os seus processos de produção se adequem ao futuro.

EMO 2019: as tecnologias inteligentes de assistência ao cliente da Makino, impulsionam os processos de produção de amanhã


Drivers Digitais avançados
O acompanhamento que a Makino oferece aos seus clientes para os processos de produção digitalizados, vai muito além da máquina. O ATHENA, por exemplo, é um avanço significativo na comunicação máquina-para-máquina (M2M), uma vez que utiliza uma tecnologia de interface de voz adequada à indústria de máquinas e ferramentas. O ATHENA foi concebido para controlar qualquer tipo de máquina - fresagem, torno, e máquinas EDM, etc., e até funciona perfeitamente em oficinas sem rede de Internet. O ATHENA reporta, controla, treina e calcula proporcionando um suporte inestimável em processos de produção de topo de gama.

A Makino oferece também outras soluções de produção digital que incluem: a Digital Twin, uma ferramenta de simulação e de programação, e a, MAS-A5, que programa dinamicamente uma parte da maquinagem e do manuseamento de paletes em sistemas de células da Makino, que potencializa a utilização do eixo e correlaciona a ordem de produção, peças e o seu processo.

Conceitos previsíveis e de manutenção preventiva, tais como a Machine Health Maximizer™ (MHmax) da Makino, ajudam a minimizar o tempo de inatividade da máquina e a aumentar a sua eficiência. O MHmax leva a Internet das Coisas (IoT) para a área de produção, com sensores adicionais instalados na máquina, ajudando a evitar paragens inesperadas. Esta aplicação baseada na Web, verifica o funcionamento do eixo e do desempenho do código ATC, controla a temperatura do fluido de arrefecimento e a pressão hidráulica, mede o desempenho e exibe todos os resultados de forma acessível no ecrã Pro.6 ou em qualquer outro PC que esteja em rede.

É oferecido também aos clientes, uma assistência digital avançada através da solução de assistência remota desenvolvida pelo parceiro da Makino, a Oculavis. E, pela primeira vez na Europa, modelos de Realidade Aumentada (RA) para as máquinas D200Z, DA300, a51nx, IQ500 e a 500Z. Estas máquinas também se encontrarão em exposição nesta feira.

EMO 2019: as tecnologias inteligentes de assistência ao cliente da Makino, impulsionam os processos de produção de amanhã
Image 2: iassist – Autonomous mobile robot


Abordar o desafio de soluções de e-mobilidade
A Makino está determinada a apoiar os fabricantes de automóveis tais como a VW, que se encontra atualmente com uma forte presença no mercado de soluções de mobilidade, especificamente no tratamento das inúmeras questões de maquinagem envolvidas na mudança de veículos convencionais de motores de combustão interna para o fabrico de veículos eletrónicos. Como irão as peças evoluir, e que desafios específicos irão surgir na maquinagem? Os especialistas da Makino estarão à disposição de discutir estas questões com os visitantes da indústria de fabrico de automóveis, através de demonstrações de um conjunto amplo de aplicações.

EMO 2019: as tecnologias inteligentes de assistência ao cliente da Makino, impulsionam os processos de produção de amanhã
Image 3: PZ1 – New flexible manufacturing system

Soluções sofisticadas de automatização

Uma das tecnologias mais sofisticadas a nível de soluções para moldes e matrizes que estarão presentes na EMO 2019, será o robô Erowa com elétrodos de alimentação e peças para dois centros de maquinagem da Makino (D200Z e F5), e ainda uma máquina de erosão (EDAF3). Esta célula é ideal para a produção de dispositivos de ligação EV.

O robô Makino i-assist, em exposição no stand, apresenta agora um grande número de funções avançadas para o fabrico de peças. Por exemplo, ele encontra o seu próprio caminho para a máquina que precisa alimentar, evitando assim quaisquer obstáculos no caminho, apanha peças mesmo que elas não estejam na posição correta, e carrega ferramentas para uma máquina de terceiros já programada.

Outro dos destaques em exposição na EMO 2019, será o novo sistema flexível de fabrico conhecido como PZ1. A Célula de fabrico PZ1, em exposição na EMO 2019 apresenta a Makino a51nx e um centro de maquinagem a500Z, que promete acrescentar um valor significativo aos clientes, oferecendo uma poupança de custos, otimização da produção e manutenção preventiva - o tipo de solução automatizada que pode fazer uma diferença decisiva nos processos de produção.

A EMO 2019 apresenta o universo da metalurgia, no Centro de Exposições de Hannover de 16 a 21 de setembro. Os visitantes do Stand B36 no corredor 12, poderão “mergulhar” no mundo da Makino e passar a considerá-lo um fornecedor de soluções completo.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP