www.industria-portugal.com
Makino

Makino a500Z: produção fiável e eficiente com flexibilidade de 5 eixos.

Na conferência de imprensa anual realizada em Kirchheim unter Teck, a Makino anunciou o lançamento da mais recente adição à sua família de centros de maquinação de 5 eixos, o a500Z. Com base em tecnologias comprovadas da série a1 da Makino, o novo centro de maquinação horizontal de 5 eixos é feito sob medida para produção de peças complexas.

Makino a500Z: produção fiável e eficiente com flexibilidade de 5 eixos.
Imagem 1: vista frontal do Makino a500Z

Indústrias:Produção de peças; Matrizes e moldes; Indústria automóvel. Componentes industriais, Indústria aeroespacial, metalomecânica.

Aplicações:Maquinação simultânea em 5 eixos, indexação.

A estrutura do modelo a500Z é altamente rígida e a baixa inércia asseguram a mesma eficiência deste centro de maquinação horizontal de 5 eixos que seria normal de esperar duma máquina de 4 eixos. A fundição da estrutura em peça única, o suporte de três pontos e a conceção da estrutura oblíqua oferecem firmeza e uma excelente estabilidade. A estrutura simétrica similar de algumas das máquinas da série a1, assegura um circuito de força minimizado para maior eficiência. Com a tecnologia inovadora da Makino, a mesa giratória é fornecida com suspensão mínima e excelente rigidez.

Melhoria da produtividade:

O a500Z possui um cone HSK-A63 Makino com um binário alto de 303 Nm. Produtores muitas das vezes deparam-se com alterações frequentes de modelo, períodos de reprogramação curtos, bem como com inúmeras operações de posicionamento e indexação e períodos de inspeção manual na máquina. O a500Z proporciona alta precisão de posicionamento graças à curta distância entre o ponto de rotação do eixo A e a localização da peça á maquinas. A minimização das diferenças de índice em maquinação a capacidade de mover peças pesadas a maquinar e usufruir de rápida aceleração e desaceleração em maquinação simultânea de 5 eixos reduz ainda mais o tempo de corte. 

O centro de maquinação oferece um curso de eixo X de 730 mm, de eixo Y de 750 mm e de eixo Z de 700 mm que têm capacidade de maquinação para uma peça com o tamanho e peso máximos de ø630 mm x 500 mm e 400 kg respetivamente. A função de troca automática das paletes (APC) de alta velocidade e a função de carga horizontal são funcionalidades adicionais que melhoram a eficiência.

Precisão operacional e controlo térmico:

As máquinas da Makino são conhecidas pela sua tecnologia de controlo térmico – a a500Z não é exceção. A estrutura termicamente simétrica combina com a transferência eficaz do calor do spindle, estruturas de suporte como os fusos de esfera e os motores, de modo a assegurar a estabilidade da máquina e a precisão em maquinação durante longas horas de funcionamento. Os fusos de esfera e as porcas são arrefecidos no núcleo, o que impede a acumulação de calor e a criação de distorção térmica causada pelo calor e os erros subsequentes. Os motores de transmissão direta no eixo B/C estão também equipados com arrefecimento para suprimir a produção de calor.

Excelente gestão do líquido refrigerante e extração das limalhas:

A gestão eficaz do líquido refrigerante e das limalhas é absolutamente necessária no caso de uma máquina se destinar a ser utilizada para elevados níveis de produtividade e consequentemente produzir elevados volumes de limalhas por minuto. Ao contrário da configuração da mesa convencional de 5 eixos, o a500Z possui uma ampla calha localizada sob a mesa. Um fluxo generoso de líquido refrigerante para lavagem e eliminação da acumulação das limalhas, assim assegurando que as limalhas caem diretamente para dentro da calha para uma excelente evacuação. O sistema de carga de paletes (PLS) também possui sistema de lavagem e um sistema de descarga para aumentar exclusão.

Controlador da Makino, ultima geração -  Professional 6:

Para complementar ainda mais a melhoria da produtividade, o a500Z dispõe do controlador Makino Professional 6 (PRO 6). O controlador é fácil de utilizar e diminui o tempo de aprendizagem.

As funcionalidades como as funções de Inteligência Geométrica (GI) de controlo de movimento avançado reduzem o tempo de ciclo geral nos componentes de produção típicos como válvulas hidráulicas e caixas eletrónicas. A perfuração GI permite que o spindle e a ferramenta arqueiem de orifício em orifício em vez de seguirem um caminho quadrado. Isso reduz os tempos em comparação com a perfuração comum. Por outro lado, a Fresagem GI foi desenvolvida para melhorar o desempenho na fresagem 2-D. Esta permite que o utilizador defina uma tolerância de arredondamento de cantos em cada percurso de fresagem.

O controlador Makino PRO 6 é fornecido com tecnologia de Controlo Ativo de Inércia (IAC) para maior eficiência. A IAC obtém resposta dos servomotores e define a aceleração e a desaceleração da palete específica no nível ideal.

Automação:

O a500Z está apto para automação de manuseamento de paletes e de peças. As soluções de automação inteligentes da Makino, incluindo sistemas como MMC2 e VIP com robôs de 6 eixos, bem como os sistemas de automação padrão disponíveis no mercado podem ser facilmente integrados na máquina. Além disso, o a500Z pode ser facilmente integrado nos sistemas existentes.

Makino a500Z: produção fiável e eficiente com flexibilidade de 5 eixos.
Imagem 2: plataforma de 5 eixos rígida e dinâmica

Para obter mais informações, por favor contacte:
Andreas Walbert
Diretor de marketing e planeamento de produtos
Telefone: +49 7021 503-201
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Website: www.makino.eu
Makino a500Z: produção fiável e eficiente com flexibilidade de 5 eixos.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP