www.industria-portugal.com
14
'15
Written on Modified on
Steute
steute Meditec na Medica
"Interoperabilidade" como uma tendência atual em tecnologia: dois dispositivos médicos - uma interface de usuário
Foto do produto: «MFS Microscópio MED"Na Medica deste ano, a divisão de negócios steute da Meditec demonstrará como no futuro (próximo) os dispositivos médicos e as interfaces de usuário serão interligados no âmbito da OR. Como exemplo prático, dois dispositivos médicos - um dissector ultrassônico e um microscópio cirúrgico - podem ser ativados por um único controle de pé.
Isto significa: sistemas de controle em OR vão se tornar "interoperáveis". O pré-requisito para isso é um padrão de comunicação comum, atualmente sendo desenvolvido por 69 empresas e institutos de pesquisa no âmbito da rede OR.NET. Como parceira associada da OR.NET, a steute Meditec está envolvida na criação de perfis de interface de usuário para dispositivos médicos compatível à rede.
No exemplo prático demonstrado no estande da steute, os dois dispositivos médicos e a interface de usuário já estarão em pleno funcionamento, para que os visitantes possam testemunhar as vantagens da interoperabilidade "ao vivo".
A interface do usuário interoperável é baseada no controle de pé utilizado para o microscópio cirúrgico (ver foto). Além das funções de zoom chave e foco, é equipada com um manche para o posicionamento fino do microscópio, bem como seis novos elementos de controle, dando ao usuário controle sobre um total de catorze funções de microscópio. Através de uma tela sensível ao toque, o mesmo sistema pode ser conectado para controlar o dissector ultrassônico. O resultado: a complexidade de controle é consideravelmente reduzida e o cirurgião, que alternadamente usa o dissector e o microscópio, não tem de manter o ajuste entre duas interfaces de usuário diferentes.
steute Meditec na Medica: Pavilhão 11, Estande J 39