www.industria-portugal.com
FPT Industrial

FESTA DA COLHEITA DA UVA 2023 NA VINÍCOLA FONTANAFREDDA: FPT INDUSTRIAL E CHEF DALIA RIVOLTA SE UNEM PELA SUSTENTABILIDADE

A FPT Industrial, marca do Iveco Group que projeta, fabrica e comercializa sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental, reafirma sua dedicação à sustentabilidade em todos os processos e produtos e a importância de difundir a conscientização sobre as questões ambientais em todas as áreas. Neste sentido, a empresa participa do projeto Green Renaissance (“‘Renascimento Verde”), em 2023, organizado pela sua parceira Fontanafredda.


Pelo terceiro ano consecutivo, a FPT Industrial participa da Festa della Vendemmia (“Festa da Colheita da Uva”), que acontece no dia 9 de setembro, na bela Fontanafredda, uma propriedade vinícola em Serralunga d’Alba, na reunião italiana de Piemonte. O evento incluirá visitas guiadas, degustações de pratos elaborados por chefs com estrelas Michelin, concertos ao ar livre e o tradicional esmagamento das uvas.


FESTA DA COLHEITA DA UVA 2023 NA VINÍCOLA FONTANAFREDDA: FPT INDUSTRIAL E CHEF DALIA RIVOLTA SE UNEM PELA SUSTENTABILIDADE

A FPT Industrial está presente neste evento importante com foco na sustentabilidade, este ano com destaque para a terceira colheita de uvas Barolo utilizando um trator com emissões líquidas zero.

Assim como em 2021 e 2022, o trator de esteira New Holland TK Methane Power (equipado com motor FPT Industrial F28 Natural Gas movido a biometano) ajudará na colheita. Transportará as valiosas uvas da Vigna La Rosa, a área delimitada e exclusiva para o cultivo da uva Nebbiolo para produção do Barolo, cujo Barolo está na Wine Spectator’s Top 100. A parceria da FPT Industrial e com a Fontanafredda permitiu assim a criação do primeiro, e até agora, único Barolo do mundo produzido sem quaisquer emissões de CO2, com as primeiras garrafas disponíveis para degustação em 2025.

O trator de esteira New Holland TK Methane Power, equipado com o motor FPT Industrial F28 Natural Gas movido a biometano para Fontanafredda, foi desenvolvido com base em um modelo padrão da New Holland Agriculture. Pode gerar 75 cv de potência e torque máximo de 330 Nm, com desempenho equivalente ao do modelo a diesel, mesmo nas encostas íngremes e escorregadias dos melhores vinhedos do distrito vinícola de Langhe, na Itália. Tudo isso sem impacto ambiental, pois o motor funciona com biometano, que não é derivado de combustíveis fósseis, mas sim da digestão anaeróbica de resíduos agrícolas.

A FPT Industrial está comprometida com a sustentabilidade, com foco em motores alimentados por combustíveis alternativos com emissão zero, como o biometano e o hidrogênio, bem como na eletrificação. Esta dedicação foi reforçada ainda mais com a abertura da fábrica ePowertrain de emissões zero, em Turim, em outubro de 2022. Aqui, a FPT Industrial faz eixos elétricos, pacote de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias para veículos comerciais, ônibus e micro-ônibus, bem como os eixos elétricos para o novo Maserati Gran Turismo Folgore totalmente elétrico.

No estande da marca montado na vinícola para a ocasião, todos os convidados podem ver o motor F28 Natural Gas movido a biometano e assistir as demonstrações da chef Dalia Rivolta, estrela do MasterChef Itália 11. A chef de Turim criará pratos inspirados no tema da sustentabilidade, cujos ingredientes básicos serão o Barolo Fontanafredda e o mel FPT Industrial, produzido na Estação de Biomonitoramento da fábrica da empresa e que já foi premiado no 15º Concurso Regional ‘Ferrere Miele’.


FESTA DA COLHEITA DA UVA 2023 NA VINÍCOLA FONTANAFREDDA: FPT INDUSTRIAL E CHEF DALIA RIVOLTA SE UNEM PELA SUSTENTABILIDADE

Lançada em fevereiro de 2021, a parceria de três anos da FPT Industrial, maior produtora mundial de motores de baixo impacto ambiental, e a Fontanafredda, histórica vinícola fundada pelo primeiro rei da Itália em 1858 e que atualmente conta com 120 hectares de vinhedos orgânicos certificados, faz parte do projeto Green Renaissance da Fontanafredda, lançado para promover o cultivo de uvas de melhor prática com impacto ambiental zero.
A parceria é apoiada pelo Projeto Tobias da Região do Piemonte, que se concentra no uso de biometano para uma cadeia de abastecimento circular na agricultura especializada, com as contribuições da New Holland Agriculture, CNH Industrial, Torino Crea, STC, Dimsport, CNR-STEMS e Hysytech.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP