www.industria-portugal.com
HMS Industrial Networks AB

Novas formas para interligar o mundo PROFI

Os engenheiros de automação têm frequentemente que interligar diferentes protocolos e redes usados em uma fábrica, mas também têm que habilitar a comunicação entre o equipamento da mesma família de rede. Por exemplo, no mundo PROFINET e PROFIBUS, existem muitos dispositivos e subsistemas que não podem, necessariamente, se comunicar entre si. Poderá ser necessário conectar diferentes formatos físicos como cobre e fibra ótica ou acoplar/desacoplar dados de E/S entre duas redes de controle. Com seus gateways Anybus X recentemente atualizados, a HMS Industrial Networks pode oferecer formas de conectar equipamento PROFI heterogêneo.

Novas formas para interligar o mundo PROFI
O gateway Anybus X

"De acordo com nossa última pesquisa de mercado, PROFINET e PROFIBUS são duas das mais dominantes redes atualmente existentes no mercado global", afirma Markus Bladh, gestor de produto para gateways da HMS Industrial Networks. "Portanto, naturalmente, recebemos muitos pedidos de conectividade para o mundo PROFI, mas também recebemos pedidos de conectividade dentro dessas redes. Embora nossos gateways Anybus sejam maioritariamente conhecidos por interligar todos os tipos de redes, é realmente interessante constatar a atenção dada aos gateways Anybus X enquanto forma rentável para conectar diferentes formatos físicos e normas dentro do mundo PROFI. Isso permite aos integradores de sistemas e proprietários de fábricas conectar dispositivos e sistemas que, de outro modo, seriam incompatíveis."

Abaixo são apresentados alguns exemplos de como os gateways Anybus podem solucionar problemas de conectividade em PROFINET e PROFIBUS.

1. Acoplamento de uma máquina PROFINET IRT a um CLP de controle
Muitas fábricas têm que acoplar ou desacoplar dados de E/S entre duas redes PROFINET IRT de controle - por exemplo, entre dois segmentos de uma fábrica. O gateway Anybus X pode funcionar como um acoplador PROFINET/PROFINET, permitindo a transferência rápida de dados de E/S. A interface PROFINET funciona como dispositivo de E/S na rede PROFINET de E/S ou IRT.

2. Acoplamento de redes PROFIBUS
O acoplamento ou desacoplamento de dados de E/S entre duas redes PROFIBUS de controle é outra das tarefas comuns do gateway Anybus X. Essa funcionalidade é frequentemente chamada de acoplamento DP/DP. As duas redes PROFIBUS ficam isoladas uma da outra de modo galvânico e lógico.

3. Acoplamento de redes PROFINET de E/S
Também é possível acoplar e desacoplar dados de E/S entre duas redes PROFINET de E/S de controle. Um nome bem conhecido para essa funcionalidade é acoplamento PN/PN.

4. Conexão de uma rede de fibra ótica e uma rede de cobre

O PROFINET FO é especialmente popular na indústria automotiva alemã. No entanto, muitas máquinas e sistemas não possuem conectividade para fibra ótica. O gateway Anybus X pode funcionar como acoplador entre as duas versões de rede, permitindo a comunicação entre as mesmas.

5. Migração de PROFIBUS para PROFINET

Muitas fábricas possuem redes PROFIBUS funcionando corretamente, seja como a rede principal da fábrica ou como subsistemas dentro da fábrica. No entanto, existe frequentemente a necessidade de instalar dispositivos ou sistemas que executam PROFINET. Com um gateway Anybus X, essa mudança pode ser feita facilmente. O gateway X funciona como tradutor entre as duas redes e pode ser instalado em uma questão de minutos - essa é uma forma muito rápida de migrar de fieldbus para Ethernet industrial. Os usuários finais serão capazes de reusar e conectar equipamento existente e funcionando corretamente a novos sistemas de automação de alto desempenho.

"Constatamos que, atualmente, tanto os fieldbus como as redes Ethernet industriais estão crescendo", declara Markus Bladh. "Tendências como a Internet das Coisas Industrial e a Indústria 4.0 exigem cada vez mais que as máquinas industriais estejam ligadas em rede e isso também exige mais conectividade dentro dos diferentes mundos de redes. Com a linha de produtos de gateways Anybus X, a HMS oferece uma forma fácil e rentável para obter conectividade entre diferentes dispositivos e redes dentro do mundo PROFI."

Novas formas para interligar o mundo PROFI

Markus Bladh, gestor de produto, Gateways

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Related Articles

PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION
Neoception Asset Tracker
HMS Industrial Networks AB
Tomando consciência da Internet das Coisas

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP