www.industria-portugal.com
HMS Industrial Networks AB

Tomando consciência da Internet das Coisas

Escola de Oxford controla aquecimento, ventilação, água, iluminação, etc. online. No EF International Language Centre em Oxford, a empresa integradora de sistemas Global Electrical Solutions Ltd. instalou um sistema de gerenciamento de edifícios para controlar o aquecimento, ventilação, água, iluminação, etc. Conectando gateways Netbiter Remote Management a painéis de controle Rockwell no edifício, os usuários podem ver temperaturas, níveis e consumos atuais online. É possível até acender luzes ou abrir janelas remotamente – tomando verdadeiramente consciência da Internet das Coisas.

Tomando consciência da Internet das Coisas
Um gateway Netbiter é conectado aos CLPs de controle Rockwell. Os usuários acessam as instalações em www.netbiter.net.

A Global Electrical Solutions (GES) é uma empresa integradora de sistemas sediada no Reino Unido especializada na montagem de painéis de controle altamente eficientes usados em edifícios, eletricidade e energia, indústria de manufatura, etc. Em uma de suas recentes instalações no EF International Language Centre em Oxford, usaram a solução Netbiter Remote Management para monitorar e controlar remotamente as instalações. A interface web Netbiter Argos funciona como front-end para o usuário, exibindo os valores atuais do edifício, e também permite aos usuários criar relatórios e obter alarmes sempre que forem alcançados determinados limites.

Tomando consciência da Internet das Coisas

Valores reais, imagens reais.
A GES usou imagens das próprias instalações da escola para criar os painéis Netbiter. Nesses painéis, os usuários podem ver valores exatos em tempo real e controlar o aquecimento e a ventilação remotamente.

Tomando consciência da Internet das Coisas

Como funciona

Um gateway Netbiter EC310 é conectado aos CLPs Rockwell Série Micro800-que controlam os diferentes sistemas do edifício. O gateway Netbiter envia dados para o serviço Netbiter Argos baseado na nuvem, onde são armazenados e podem ser acessados. A GES e os proprietários do edifício podem fazer logon em www.netbiter.net para ver valores atuais e até ligar ou desligar equipamento, abrir janelas e acender e apagar luzes a partir de seu painel Netbiter Argos. Além disso, podem receber alarmes por e-mail se determinados valores forem alcançados (por exemplo se os níveis de CO2 estiverem muito elevados). Também é possível criar relatórios sobre o consumo e desempenho ao longo do tempo.

"Funciona muito, muito bem", afirma Mark Jenkyns, diretor-geral da Global Electrical Solutions. "É fácil para nós criar painéis gráficos no Netbiter Argos, por isso, o usamos basicamente como front-end para nosso Sistema de Gerenciamento de Edifícios.

Tomando consciência da Internet das Coisas

Menos visitas de assistência significam um retorno rápido do investimento

A solução de gerenciamento remoto foi bem recebida pelos clientes da Global Electrical Solution pois tanto permite um melhor controle, como reduz os custos de manutenção pois as dispendiosas deslocações de assistência podem ser reduzidas para o mínimo absoluto. Uma vez que normalmente o preço de um gateway para gerenciamento remoto é semelhante ao custo de uma visita de assistência, o retorno do investimento acontece habitualmente após somente alguns meses.

Mark Jenkyns explica: "Quando o cliente reporta um problema no aquecimento, existe uma forte probabilidade de se tratar de uma falha em um sensor e normalmente isso exigiria que um engenheiro se deslocasse até às instalações levando equipamento de teste. Com o Netbiter no local, podemos agora iniciar sessão em qualquer um dos controladores dos edifícios e inspecionar os valores em tempo real para determinar se o sensor está com defeito ou não sem ter que sair do escritório. É possível encomendar peças novas e instalá-las numa fração do tempo."

Mark Jenkyns experienciou em primeira mão uma das vantagens quando instalou a solução de monitoramento remoto em uma das salas da escola: "Quando regressei ao escritório, lembrei que tinha esquecido de ligar a água quente de novo. Mas como o Netbiter tinha sido acabado de instalar na sala, eu podia facilmente entrar e ligá-la com um clique do mouse. Habitualmente, muitas deslocações de assistência e manutenção acontecem para reparos como esse, portanto, com o Netbiter podemos economizar muito tempo e dinheiro, nós e nossos clientes."

Até agora, a GES instalou o Netbiter em duas escolas e um hotel na zona de Oxford e prevê muitas outras aplicações para o Netbiter conectado aos seus painéis de controle. "Isso confere uma verdadeira vantagem à nossa oferta pois fornece aos clientes uma visão geral fácil de entender de seus sistemas e mantém os custos com a manutenção reduzidos", conclui Mark Jenkyns.

Tomando consciência da Internet das Coisas

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Related Articles

PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION
Neoception Asset Tracker
HMS Industrial Networks AB
Novas formas para interligar o mundo PROFI

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP