www.industria-portugal.com
HMS Industrial Networks AB

Ligação de acessórios de robôs a qualquer rede industrial

Os robôs precisam de acessórios para trabalhar de forma eficiente. Mas qual é a forma mais fácil de ligar os acessórios a redes de fábricas? A forma mais fácil é usar os produtos Anybus prontos a utilizar da HMS Networks, tal como a RSP descobriu.

Ligação de acessórios de robôs a qualquer rede industrial

O número de robôs industriais a funcionar em fábricas a nível global continua a aumentar. Para usar robôs de forma eficiente e maximizar a produtividade, as empresas instalam acessórios nos robôs para que estes consigam desempenhar diferentes tarefas.
A RSP é uma empresa especializada no desenvolvimento, produção e instalação dos acessórios necessários para os robôs. Quando a RSP começou a desenvolver uma nova gama de trocadores de ferramentas, tinha que satisfazer as expectativas dos seus clientes e fornecer um trocador de ferramentas com capacidade de ligação às redes das fábricas. No entanto, o desenvolvimento da tecnologia de ligação em rede necessária é uma tarefa complicada que a RSP não domina. Felizmente para todos, a RSP encontrou as soluções Anybus da HMS. A HMS ajudou a integrar uma interface de comunicação Anybus no trocador de ferramentas, permitindo conectividade com as redes das fábricas e libertando a RSP para se concentrar no fabrico de acessórios para robôs líderes a nível mundial.

Robot System Products
A Robot System Products (RSP) é uma empresa especializada no fabrico de acessórios para robôs industriais utilizados em fábricas de todo o mundo. "A nossa mais-valia reside nos conhecimentos especializados adquiridos ao trabalhar com robótica industrial há quase 20 anos", explica Henrik Hofström, diretor de marketing da RSP. "Estes conhecimentos especializados permitem-nos fabricar acessórios robustos e versáteis para robôs industriais que ajudam os nossos clientes a melhorar a flexibilidade dos robôs e a aumentar a produtividade."
Entre as principais gamas de produtos da RSP estão os seus trocadores de ferramentas. Os trocadores de ferramentas são instalados em robôs e permitem que estes troquem de ferramentas de forma rápida e segura.
 


Ligação de acessórios de robôs a qualquer rede industrial

O trocador de ferramentas Moduflex é instalado no robô, permitindo que este troque de ferramenta de forma rápida e segura.

Desafio
Os requisitos para uma indústria inteligente e conectada afetam todas as fases do processo de automação. Assim, quando a RSP estava a desenvolver a sua série Moduflex, uma nova linha de trocadores de ferramentas desenvolvida especialmente para transportar cargas úteis pesadas, precisava de acompanhar as tendências e fornecer um trocador de ferramentas moderno com capacidade de ligação a redes de automação.
No entanto, o desenvolvimento da tecnologia de ligação em rede necessária não é fácil nem o que tornou a RSP uma empresa líder a nível global. "Somos especialistas em robótica, não em redes industriais", explica Mats Thunell, engenheiro sénior na RSP. "Queremos continuar concentrados na robótica, por isso, não quisemos investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de uma solução de ligação em rede interna, pois isso está fora da nossa área de especialização. Felizmente, encontrámos uma boa solução com a Anybus que permite que ambas as empresas se concentrem no que dominam: nós na Robótica e a Anybus na ligação em rede."
Mas antes de descrevermos a solução de ligação em rede, vejamos os requisitos da RSP.

Os requisitos de ligação em rede da RSP
Os robôs movem-se livremente dentro da fábrica, pelo que os seus acessórios devem ser tão compactos e livres de cabos quanto possível. Para manter a forma compacta do trocador de ferramentas, a RSP preferiu integrar a tecnologia de ligação em rede no trocador de ferramentas. A RSP também precisava de uma interface de comunicação de dados que permitisse conectividade fácil e fiável com qualquer sistema de fábrica, independentemente do protocolo de rede usado.




Ligação de acessórios de robôs a qualquer rede industrial

Henrik Hofström da RSP e Samuel Alexandersson da HMS.

 

Anybus CompactCom
O Anybus CompactCom satisfez todos os requisitos de ligação em rede.

Design integrado
Para manter o tamanho compacto do trocador de ferramentas e evitar cabos adicionais, a RSP escolheu o Anybus CompactCom B40. O Anybus CompactCom B40 foi instalado na placa de circuito impresso do trocador de ferramentas.

Qualquer rede
Existe um CompactCom para todas as principais redes Fieldbus ou Ethernet industriais e é fácil trocar um CompactCom por outro, o que permite à RSP conectar-se a qualquer sistema de fábrica, independentemente do protocolo de rede usado. Como Henrik observa, isto abre a possibilidade de expansão para novos mercados. "Começámos com PROFINET, mas podemos visar novos mercados, uma vez que existe um Anybus CompactCom para todas as principais redes."

Fácil e fiável
O Anybus CompactCom é um produto pronto a usar e fácil de instalar, reduzindo o tempo para colocação do mercado de novos produtos. O premiado processador de redes industriais Anybus NP40 garante que o CompactCom satisfaz os exigentes requisitos de desempenho, fiabilidade e segurança.
"Não teríamos sido capazes de desenvolver a série Moduflex tão facilmente sem o Anybus CompactCom", conclui Henrik. "O Anybus CompactCom é um excelente produto. Garante uma comunicação de rede industrial fiável e é fácil de utilizar."

Saiba mais em www.anybus.com ou www.robotsystemproducts.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP