www.industria-portugal.com
HMS Industrial Networks AB

Segurança funcional por EtherCAT com Ixxat Safe T100/FSoE

HMS Networks lança nova versão do módulo Ixxat SafeT100 que permite aos utilizadores implementar E/S seguras para FSoE – Segurança Funcional por EtherCAT. Anteriormente disponíveis para PROFIsafe e Segurança CIP, a nova versão suporta Segurança Funcional por EtherCAT em conformidade com a especificação ETG 5100 V1.2.0.

Segurança funcional por EtherCAT com Ixxat Safe T100/FSoE

O Ixxat® Safe T100 é uma solução de segurança completa que permite aos fabricantes de dispositivos e construtores de máquinas implementarem entradas e saídas configuráveis seguras em aplicações até SIL 3 e PLe Cat.4.

O Safe T100 foi concebido para trabalhar paralelamente com um Anybus® CompactCom, também da HMS Networks. Enquanto o Anybus CompactCom trata da comunicação não segura padrão com a rede EtherCAT, o Safe T100 trata da comunicação segura, neste caso por FSoE.

Graças à implementação completa do protocolo e da camada de aplicação de segurança no Ixxat Safe T100, os fabricantes de dispositivos e construtores de máquinas obtêm uma forma de adicionar rapidamente capacidades de segurança funcional aos seus equipamentos. Uma aplicação típica para o Ixxat Safe T100 é uma função de paragem de emergência segura para equipamento de automação como acionamentos, robôs ou controladores de processo.

Solução pré-certificada e testada quanto à conformidade

A solução Ixxat Safe T100 é pré-certificada pela TÜV Rheinland e a sua conformidade com a norma ETG 5100 V1.2.0 relativa a FSoE foi confirmada no laboratório de testes ETG. Isto permite que os utilizadores beneficiem de reduções significativas no tempo de desenvolvimento, nos custos e nos riscos no que se refere ao fabrico de dispositivos e sistemas seguros.

Uma vez que o Ixxat T100 funciona em conjunto com o Anybus CompactCom, o utilizador final beneficia de um dispositivo ou uma máquina que oferece funções seguras e não seguras através de apenas uma interface de comunicação. Isto simplifica consideravelmente a configuração e o planeamento do projeto geral do sistema de automação industrial.

Principais destaques técnicos

O módulo Ixxat Safe T100 possui três entradas de dois canais que conseguem detetar erros na ligação externa e uma saída de dois canais. Todas as entradas e saídas operam com sinais de 24 V.

Todas as interfaces de serviço e dados de processo necessárias para FSoE na camada EtherCAT estão disponíveis no módulo Anybus CompactCom, como LED de estado e controlo da rede ou transmissão dos dados de configuração seguros.

Como característica de segurança adicional, a interface entre o módulo Anybus CompactCom e o Ixxat Safe T100/FSoE possui isolamento galvânico. Outras características de segurança interna incluem monitorização integrada da temperatura e desligamento para um estado seguro, bem como identificação de erros com base em canais e gestão de erros.

Um conceito dimensionável para FSoE, PROFIsafe e Segurança CIP

A comunicação interna entre o módulo Anybus CompactCom não seguro e o módulo Ixxat Safe T100 seguro é estabelecida segundo o princípio "Black Channel". Graças a esta separação clara entre as camadas de comunicação segura e não segura, os clientes conseguem trabalhar com os três principais protocolos de segurança – FSoE, PROFIsafe e Segurança CIP – com hardware com apenas um design, aumentando ainda mais a capacidade de dimensionamento e a eficiência da solução.

Implementação personalizada ou soluções OEM

Graças às diretrizes de implementação e à documentação para o utilizador bastante completas, o módulo Safe T100 pode ser implementado diretamente pelos fabricantes de dispositivos e construtores de máquinas. No entanto, a HMS também presta assistência aos clientes com serviços de implementação, migração e certificação.

Em caso de requisitos específicos em termos de, por ex., formato, conectores ou número de E/S, a HMS pode desenvolver versões específicas do Ixxat Safe T100 em função das necessidades dos clientes.

O Ixxat Safe é muito mais…

No caso de aplicações em que não seja possível integrar o Safe T100 (por ex., devido a espaço reduzido nos descodificadores de segurança ou a quando o hardware segurança já existente limita a flexibilidade do design), a HMS também oferece pilhas de protocolos para Segurança Funcional por EtherCAT (FSoE), Segurança CIP por EtherNet/IP e Segurança CIP por Sercos, todas pré-certificadas pela TÜV.

Saiba mais sobre o novo Ixxat Safe T100/FSoE em www.ixxat.com/safe

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP