A DP Technology Corp. anuncia o lançamento do software CAM ESPRIT 2015 para aumentar a produtividade e a automação nas usinagens CNC.
Camarillo, Califórnia – 26 de março de 2015 - A empresa de software de CAM DP Technology Corp. tem o prazer de anunciar o lançamento de uma nova versão de seu produto inovador ESPRIT® CAM 2015.
O ciclo de desbaste de palhetas de 5 eixos do ESPRIT 2015 permite usinar as pás completamente numa única operação.
O ESPRIT CAM ajuda a aumentar a produtividade de uma vasta linha de aplicações de máquinas CNC através da criação de estratégias de corte mais eficientes, ao mesmo tempo que facilita o trabalho de programação.
Além de aumentar a produtividade, este lançamento também apresenta muitas novas funcionalidades e melhorias, especialmente com usinagens mais inteligentes, novas estratégias, troca de dados CAD/CAM e ferramentas habilitadas para trabalho em nuvem.
Usinagem Inteligente
As funcionalidades de usinagem inteligente do ESPRIT 2015 aceleram o processo de usinagem através de novos e exclusivos ciclos de 5 eixos que reduzem o tempo dos ciclos. Isso permite usinar desbaste de pás ou palhetas de turbina completamente em uma única operação. O movimento da ferramenta de desbaste em 5 eixos do ESPRIT CAM é modificado ao longo da pá, a partir de qualquer formato e tamanho de peça em bruto para compensar uniformemente a tolerância da peça, para que possa ser imediatamente seguido de um ciclo de acabamento.
"O ESPRIT 2015 disponibiliza funcionalidades exclusivas em 5 eixos para tornar as usinagens complexas mais eficientes, fazendo com que os usuários disponham de mais opções de percursos de ferramentas com funcionalidades como desbaste e chanframento em 5 eixos." afirmou Cedric Simard, diretor global de marketing e comunicação da DP Technology. "O desbaste de pás e palhetas do ESPRIT 2015 permite aos usuários remover todo o material até resultar uma peça em bruto uniforme, o que elimina a necessidade de seguidos ciclos de semi-acabamento. Os usuários das indústrias aeroespacial, energia, médica e automotiva são os principais beneficiários com a redução de tempo para essas peças de precisão."
O ciclo de desbaste de Orificio (Port Roughing), outra melhoria em termos de usinagem inteligente do ESPRIT 2015, é um novíssimo ciclo de 5 eixos. Este novo ciclo cria uma operação de desbaste de 5 eixos para remover material do interior de uma área onde a ferramenta deve entrar através de uma abertura restrita.
Aumento da Produtividade
O ESPRIT 2015 também inclui funcionalidades que aumentam a produtividade da usinagem. A nova estratégia de desbaste ascendente ajuda a levar o ciclo ProfitMilling de alta remoção de material a alta velocidade do ESPRIT para um novo nível. O ProfitMilling otimiza os percursos de ferramentas controlando o ângulo de contato, profundidade de corte, força lateral da fresa e a taxa de remoção de material de maneira a reduzir os tempos dos ciclos e aumentar a vida útil da ferramenta.
Novos Recursos Estratégicos para Usinagem
Os recursos dos ciclos do ESPRIT 2015 foram expandidos com a capacidade de automação de material bruto totalmente redesenhadas para funcionalidades de fresamento, torneamento e furação. Disponível para os ciclos de fresamento de Superfícies, Faceamento, Contornos e Cavidades, a nova função de automação do material bruto mantém as informações da peça em bruto removidas por operações anteriores para gerar passos de corte apenas em áreas onde continue existindo material. Esta função reduz significativamente os cortes em vazio, o que representa uma redução drástica dos tempos dos ciclos.
Foram implementadas melhorias adicionais nos ciclos de 5 eixos suportando agora o uso de ferramenta conica raiada. Ela permite fazer uso do corte lateral da ferramenta, para conseguir um melhor acabamento. O uso de ferramenta tipo T para Rasgo também é permitido nos ciclos de usinagem em 3D com angulos negativos.
CAD para CAM
As novas funcionalidades de troca de dados do ESPRIT 2015 fazem com que seja mais fácil do que nunca mover informações de seu sistema CAD para o ambiente CAM. Estão agora disponíveis três novos tipos de geometrias que podem ser importadas, como: sketch (rascunho), perfis e curvas através da troca de dados do ESPRIT FX. As informações adicionais obtidas desses tipos de geometria podem ser facilmente manipuladas para abranger áreas complexas nas operações de desbaste ou ampliar superfícies para obter um melhor acabamento das extremidades.
O ESPRIT 2015 apresenta outra importante melhoria para encurtar os tempos de programação através do reconhecimento automatizado de características da peça.
CAM habilitado para trabalho em nuvem
O ESPRIT 2015 permite selecionar ferramentas com base nas características de suas peças em minutos, evitando o fatigante trabalho de consultar catálogos para encontrar a ferramenta ideal. Com a Conexão ESPRIT MachiningCloud, os programadores têm acesso a dados de ferramentas completos e atualizados, reduzindo horas no tempo de programação através da eliminação da criação manual de ferramentas. O ESPRIT 2015 simplifica a seleção das ferramentas de corte e obtém automaticamente as recomendadas.
Nova estratégia de desbaste ascendente (bottom up) no ESPRIT CAM 2015, combinado com o ciclo de alta remoção ProfitMilling permite retirar vantagem na remoção de grandes profundidades de corte, diminuindo em muito os tempos de ciclo e a vida útil da ferramenta.
A nova estratégia de desbaste ascendente do ESPRIT 2015 é muito mais eficiente, reduzindo de forma significativa o tempo de usinagem e aumentando a vida útil da ferramenta.
A nova estratégia de chanframento de 5 eixos do ESPRIT 2015 realiza chanfros em extremidades ao longo de uma curva 3D.
A ferramenta do tipo conica raiada do ESPRIT 2015 permite aproveitar o máximo do corte lateral e proporciona acabamentos de superfícies de melhor qualidade.