www.industria-portugal.com
11
'22
Written on Modified on
FPT Industrial
FPT INDUSTRIAL EQUIPA O PRIMEIRO LIMPADOR DE NEVE DO MUNDO COM UM MOTOR A COMBUSTÃO DE HIDROGÊNIO, O NOVO XC13
A FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, segue liderando o mercado de propulsão alternativa e alcança as pistas de esqui. Apenas uma semana após o lançamento na IAA, em Hannover, a FPT Industrial apresenta a primeira aplicação conceito do novo motor de combustão a hidrogênio XC13 e uma nova parceria firmada com um parceiro de excelência.
Em 23 de setembro, em Vipiteno (Bolzano, Itália), a PRINOTH, uma empresa líder mundial na área de produção de veículos limpadores de neve e veículos sobre esteiras, comemorou seu 60º aniversário apresentando todos os modelos que fizeram parte de sua história e seus lançamentos mais recentes, incluindo o LEITWOLF h2Motion, o primeiro veículo limpador de neve movido a hidrogênio do mundo, com um motor de combustão interna da FPT Industrial. O novo veículo conceito é equipado com o novo FPT XC13 Hydrogen, motor de 13 litros e seis cilindros que fornece 460 cv (338 kW) e 2.000 Nm de torque.
Revelado na IAA de 2022, o novo XC13 da FPT é o primeiro motor multicombustível de base única. Do diesel ao gás natural — incluindo o biometano — hidrogênio e combustíveis renováveis, o motor base foi concebido em múltiplas versões para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no produto final.
Beneficiando-se de longa experiência em combustíveis alternativos, o motor a hidrogênio XC13 é um novo conceito, que busca uma oferta complementar para acelerar o processo de descarbonização do setor de aplicações industriais.
O motor de combustão a hidrogênio instalado no PRINOTH LEITWOLF h2Motion é uma tecnologia adicional do portfólio industrial da FPT para soluções de zero emissão de CO2, oferecendo aos clientes a familiaridade com a qual já estavam acostumados nas máquinas tradicionais. O combustível de hidrogênio é armazenado em cinco tanques instalados na parte traseira da máquina, para um tempo de funcionamento estimado de mais de 3 horas.
Projetado principalmente para preparar pistas de estações de esqui maiores devido à sua potência e tamanho, o novo veículo conceito representa mais um passo em direção ao objetivo da PRINOTH de oferecer uma frota totalmente neutra em carbono e a colaboração com a FPT Industrial sinaliza o compromisso mútuo das duas empresas com a sustentabilidade em aplicações off-road.