www.industria-portugal.com
18
'15
Written on Modified on
Steute
Os comandos de pé de segurança sem fio da steute foram escolhidos por uma fundição de metal
Para evitar falhas durante trabalhos de rotina devido a salpicos de metal quente que danificam os cabos de alimentação ou de sinal, foi escolhido um comando de pé de segurança sem fio usando a tecnologia "sWave 2.4 GHZ-safe" da steute. Aumenta bastante a confiabilidade, enquanto é fácil de instalar e flexível.
Fig. 1: A fundição se beneficia de uma vida útil mais longa dos comandos de pé, porque já não existem quaisquer cabos que possam ser danificados por salpicos de metal quente.Os comandos de pé são elementos de controle padrão em muitas empresas metalúrgicas. Os operadores têm ambas as mãos livres para iniciar ou parar uma máquina ou para conduzir. Porque os comandos de pé podem ser colocados em qualquer lugar no chão, eles oferecem também um elevado grau de conforto ergonômico.
Vantagens do comando de pé
São exatamente essas vantagens que uma fundição de metais leves na Suíça está explorando atualmente. Ela fabrica peças de alumínio fundido de elevada qualidade, entre outras coisas, para eletrotécnica, engenharia ferroviária e construção de máquinas. A maquinaria na fundição inclui máquinas de fundição por gravidade inclináveis que anteriormente eram operadas através de comandos de pé de segurança cablados. Essas máquinas executam movimentos perigosos (de inclinação) durante a fundição.
A procura de uma alternativa
Os comandos falhavam repetidamente durante trabalhos de rotina porque os salpicos de metal quente danificavam os cabos de alimentação ou de sinal. Em busca de uma alternativa, o gerenciamento técnico da fundição se deparou com um comando de pé de segurança sem fio acabado de entrar no mercado e que se comunicava com a unidade de avaliação no armário de controle através de um protocolo sem fio seguro.
Novo: protocolo sem fio para aplicações de segurança
Essa série de comutadores é a primeira a trabalhar com o protocolo sem fio seguro "sWave® 2.4 GHz-safe" desenvolvido pela steute. Esse sistema sem fio usa a camada física da norma IEEE 802.15.1. Devido a um elevado nível de confiabilidade que é garantido, entre outras coisas, pelo procedimento FHSS ("Frequency Hopping Spread Spectrum" - espectro de extensão de mudança de frequência) em 79 canais e pelo procedimento adaptativo de mudança de frequência, assim como a uma excelente coexistência com outros sistemas sem fio, é especialmente adequado para uso em ambientes industriais adversos. O sistema transmissor/receptor, como é de esperar de aplicações de segurança, foi criado fundamentalmente como um sistema de dois canais.
Vários comandos de pé seguros podem trabalhar em paralelo dentro de um alcance de rádio. A fonte de alimentação é baseada em bateria, criando as condições necessárias para uma conexão de rádio bidirecional altamente acessível. O sistema, que consiste no comando de pé sem fio e na unidade receptora, foi testado no exame CE de tipo e no nível de desempenho (PL) d de acordo com a norma ISO EN 13849-1, assim como no nível integrado de segurança (SIL) 2 de acordo com a norma IEC 62061.
"Apropriação indevida" para nova tecnologia
Os comandos de segurança sem fio foram desenvolvidos originalmente para operações especiais, tais como o "modo de definição" ou o "modo de monitoramento do processo". Aqui, as máquinas ainda podem ser operadas em conformidade com as normas, com portas de proteção abertas e velocidade reduzida, enquanto o usuário aciona o pedal e o mantém pressionado na posição central.
No entanto, um teste na fundição mostrou rapidamente que o comando de pé de segurança poderia ser usado com o mesmo nível de eficácia nessa aplicação. Suprimindo a conexão por cabo, a vida útil do comando de pé nesse ambiente aumenta significativamente. O conforto ergonômico também melhorou porque não existe nenhum cabo interferindo.
Todos os comandos de pé da steute são reconhecidos pelo seu design ergonômico. Eles são também extremamente estáveis uma vez posicionados, o que, para esse tipo de comando, é um critério importante para uma operação ergonômica e intuitiva. A cobertura de metal pode suportar um elevado grau de desgaste mecânico e, tal como as inserções de comutação de elevada qualidade, contribui para uma vida útil longa, mesmo em condições ambientais adversas, em fundições e noutros lugares.
Fig. 2: "Segurança sem fio" um requisito cumprido pelos comandos de pé de segurança sem fio que usam tecnologia "sWave 2.4 GHZ-safe"