www.industria-portugal.com
21
'22
Written on Modified on
norelem
norelem expande a sua gama de tecnologia de fixação para facilitar ainda mais a fixação de peças de trabalho e ferramentas
A empresa alemã fabricante de componentes normalizados norelem expandiu consideravelmente a sua gama de produtos de tecnologia de fixação com a adição de mais de 800 artigos ao grupo de produtos de "posicionamento".
Esta gama permitirá a fixação e consequente usinagem de uma maior variedade de peças de trabalho e ferramentas. O subgrupo 01000, que inclui as categorias de placas, elementos modulares de montagem, cantoneiras de fixação e placas de fixação com face quadrada, constitui a base da tecnologia de fixação.
Entre outros elementos, foram adicionadas novas famílias de produtos à gama de placas - nomeadamente placas base e paletes, que podem ser posicionadas e fixadas diretamente nas mesas das máquinas. As placas base estão disponíveis em ferro fundido cinzento com perfurações em intervalos em versões retangulares e redondas; as paletes estão igualmente disponíveis em ferro fundido cinzento com perfurações.
"A tecnologia de fixação é um dos instrumentos essenciais para facilitar as operações de produção", afirma Marcus Schneck, CEO da norelem. "Sem a tecnologia de fixação necessária, as operações de produção apresentam uma elevada taxa de falhas, o que significa desperdício de material e tempo ou paragens completas. Com a expansão da nossa gama de tecnologia de fixação conseguimos prestar apoio a mais vertentes da indústria de produção e apoiar ainda mais aquelas com as quais já trabalhamos."
Expandindo a categoria de "grampos escalonados", a norelem adicionou sete novas famílias de produtos à sua gama. Estão disponíveis conjuntos pré-fabricados e peças individuais; os conjuntos individuais podem ser montados posteriormente. Os diferentes formatos e versões dos produtos garantem que os grampos podem ser usados para diversas tarefas e aplicações. Os grampos com nariz de fixação são usados em engenharia mecânica e construção de fixações e de protótipos. Entre outras coisas, garantem que a peça de trabalho está devidamente fixada durante operações de fresagem e soldagem.
A norelem também apresentou o seu novo subgrupo, 42000 "Tecnologia de fixação de ponto zero", que inclui quatro categorias - sistemas de fixação de ponto zero, sistema modular de 5 eixos com sistema de fixação 80, sistema modular de 5 eixos com sistema de fixação 50 e sistema modular de 5 eixos com sistema de fixação 138. Este subgrupo reúne uma gama de ferramentas para economizar tempo e trabalho durante a fixação. Os sistemas de fixação de ponto zero permitem a fixação e referenciação rápidas e exatas de fixações e peças de trabalho em todas as ferramentas de máquinas de corte e centros de usinagem, bem como em máquinas de fresagem de matrizes e de medição. Estes sistemas são compatíveis com paletes, dispositivos, tornos e peças de trabalho e podem ser trocados em segundos com um ponto zero definido, garantindo uma repetibilidade inferior a 0,005 mm.
A gama expandida de tecnologias de fixação pode ser encontrada na edição de 2022 do THE BIG GREEN BOOK, um catálogo em dois volumes que inclui mais de 70.000 produtos.
Para mais informações sobre a norelem e para solicitar a sua cópia gratuita do THE BIG GREEN BOOK, www.norelem.pt.