www.industria-portugal.com
20
'14
Written on Modified on
Steute
Uma nova liberdade na operação de máquinas e fábricas
Conforto ergonômico e flexibilidade: controle manual sem fios
Fotografia do produtoSe o operador não poderá ir até o comutador - então o comutador deverá vir ao operador. Tendo esse princípio em mente a steute desenvolveu o controle manual sem fios RF HB-4CH, que será apresentado pela primeira vez na SPS IPC Drives. O desenvolvimento desse controle manual orientado para a indústria foi inspirado pela divisão de negócios Meditec da steute, que fornece controles de alta qualidade para equipamento médico.
O RF HB-4CH é equipado com quatro botões que podem ser programados para as funções desejadas com pouco esforço de parametrização no lado do receptor. O compartimento é confortável e bastante leve ao manusear, mantido por poderosas baterias de lítio que fornecem a energia necessária para cerca de 800.000 ciclos de comutação antes de ser necessária a substituição.
O controle manual se comunica com o dispositivo de recepção através da tecnologia sem fios sWave (SW 868/ SW 915). Curtas frequências de comutação são possíveis (aprox. 12.000 telegramas com repetição por hora). O alcance é de 400 m no exterior e cerca de 50 m dentro de edifícios. Tal tecnologia sem fios, desenvolvida pela steute especificamente para aplicações industriais, cria as condições necessárias para a transmissão de um sinal livre de interferências e uma operação simultânea de vários comandos manuais dentro de uma área sem fios
Com o seu RF HB-4CH a steute é capaz de abrir novas áreas de aplicação. A divisão de negócios Wireless da steute oferece uma ampla linha de diferentes comutadores sem fios mas até o momento nunca tinha existido um sistema de controle móvel. A demanda é esperada em áreas como a logística, automação de edifícios, engenharia de equipamento e fábricas. Onde for necessário que o pessoal percorra longas distâncias a operação das funções do equipamento através de controle remoto pode economizar tempo e otimizar processos. O uso típico do controle manual sem fios pode ser o controle de equipamento (por exemplo inserção de material) e dispositivos de elevação assim como a operação de sistemas de armazenamento automáticos, bombas e guinchos. Na automação de edifícios os dispositivos de comutação sem fios podem ser usados para operar, por exemplo, portas industriais, barreiras e sistemas de iluminação.