www.industria-portugal.com
Siemens News

Siemens e Luminae usam IoT para oferecer gestão inteligente de energia que gera até 28% de economia a redes varejistas

Focada em fornecer soluções sustentáveis, a Luminae tem oferecido ao mercado em parceria com a Siemens uma aplicação de gestão inteligente de energia que tem gerado uma economia de até 28% no consumo.

Siemens e Luminae usam IoT para oferecer gestão inteligente de energia que gera até 28% de economia a redes varejistas

  • Solução utiliza gateway IoT SIMATIC2040 da Siemens para comunicar os dados de energia à nuvem e possibilitar a análise do software de gestão
  • Solução utiliza dados para adequar remotamente o consumo de energia de acordo com as necessidades dos clientes
  • Gestão inteligente integra informações sobre as características de uso de energia para tornar os estabelecimentos mais sustentáveis

Desenvolvida a partir de um gateway de IoT, o SIMATIC IoT2040, a solução utiliza dados em nuvem para adequar remotamente a energia consumida de acordo com as necessidades de cada cliente.

Para gerar economia na conta de energia elétrica e estabelecimentos com atuação mais sustentável, a aplicação faz uma gestão inteligente a partir do uso de iluminação, ar-condicionado, medidores de temperatura e demais equipamentos. Com base na integração dessas informações na solução de IoT e multimedidores de energia da Siemens, é feita uma parametrização de acordo com as características de consumo local, iniciativa que otimiza o uso dos equipamentos visando a economia no consumo de energia.

A Luminae desenvolveu a plataforma Neuron, uma solução SaaS (Software as a Service) que a partir da inteligência artificial é capaz de identificar os pontos de perdas energéticas e analisar o uso de eletricidade em diferentes setores ou máquinas dentro de uma empresa, gerando análises em tempo real sobre diferentes fatores relacionados à energia elétrica como a eficácia da energia contratada, previsões e relatórios de consumo, detalhamento de falhas, desvios, e, além disso, atua automaticamente ligando e desligando equipamentos de forma a garantir o melhor desempenho no menor custo possível.

A solução tem como principais clientes grandes redes do setor varejista (supermercados, farmácias, lojas pet, entre outros) atingindo uma média de 15% na redução no consumo de energia - índice que pode chegar a 28% de acordo com as aplicações utilizadas.

“A Siemens tem como foco de atuação a oferta de soluções inteligentes voltadas à sustentabilidade com o menor consumo de energia, e essa parceria com a Luminae tem gerado diversos benefícios aos clientes nesse sentido”, afirma Livius Aguiar, Desenvolvedor de Digitalização da Siemens. “Além da qualidade dos nossos produtos, com elevada vida útil, temos presença nacional que facilita a atuação junto aos clientes em todo o país”, completa.

“O IoT da Siemens nos possibilitou desenvolver uma solução em software que facilitou todo o processo. Hoje, um técnico eletricista já consegue fazer toda a configuração da solução devido à facilidade de instalação. Além disso, o hardware faz a integração com diversos equipamentos e fabricantes, e essas aplicações geraram um ganho fundamental para o negócio”, afirma Matheus Rungue, Head de Inovação, Gestão e Inteligência da Luminae.

Atualmente, a solução está instalada em 350 estabelecimentos comerciais em todo o país, e a expectativa da Luminae é duplicar a estrutura da empresa voltada à instalação dos hardwares até o fim deste ano. “A Siemens enxerga o imenso potencial dessa solução, não apenas para o segmento varejista, mas também para as indústrias em geral, frigoríficos e empresas especializadas na gestão inteligente de edifícios, pois nesses clientes é grande a preocupação com o consumo energético, visto que ele impacta diretamente na rentabilidade dos negócios. Com a Luminae, temos um parceiro para ampliar o alcance dessa solução”, finaliza Livius Aguiar, Desenvolvedor de Digitalização da Siemens.

www.siemens.com

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP