www.industria-portugal.com
Watson Marlow

Mangueiras Aflex perfeitamente projetadas para a transferência de fluidos delicados na Oril Industrie

A gama de mangueiras Corroflon em PTFE da Aflex Hose foi selecionada pela unidade de produção de química fina farmacêutica da Oril Industrie para a transferência de solventes corrosivos.

Mangueiras Aflex perfeitamente projetadas para a transferência de fluidos delicados na Oril Industrie

A Oril Industrie produz, por ano, cerca de 2.000 toneladas de princípios ativos que são usados em medicamentos sob prescrição médica nas áreas da cardiologia, oncologia, neuropsiquiatria, diabetes e insuficiência venosa. A fábrica, localizada em Bolbec, na Normandia, emprega 800 pessoas. No equipamento da unidade, de vários fabricantes, estão instaladas aproximadamente 1.000 mangueiras, a maioria das quais é usada para a transferência de solventes. Algumas garantem proteção antiestática e outras, localizadas em zonas não-ATEX, são simplesmente feitas de PTFE.

Algumas das mangueiras existentes na fábrica da Oril Industrie estavam apresentando fissuras. Como já tinha instaladas várias mangueiras da Aflex Hose, parte da Watson-Marlow Fluid Technology Group, a empresa consultou a Watson-Marlow relativamente à instalação de 30 mangueiras novas.

Resistentes à corrosão mesmo sob uso intensivo
As mangueiras foram necessárias para a transferência de ácidos, clorídrico e sulfúrico, altamente concentrados, a uma pressão máxima de 10 bar (145 psi). A proteção antiestática era, portanto, essencial. Também era imperativo que todos os componentes respeitassem as certificações padrão do setor, Zona 2 ATEX e o certificado 3.1 dos materiais. Com a probabilidade das temperaturas atingirem 50 °C (122 °F), a Oril Industrie solicitou mangueiras com um revestimento de proteção térmica. As mangueiras tinham que ser resistentes, pois seriam sujeitas a um uso intensivo.

A Watson-Marlow recomendou as mangueiras Corroflon da Aflex Hose, uma vez que foram projetadas para a transferência de produtos químicos e fluidos de processo. A sua estrutura interna intervalada e pouco profunda permite uma taxa de fluxo total, garantindo uma flexibilidade excepcional. O modelo selecionado foi testado a uma pressão operacional de 41 bar (595 psi), significativamente superior à necessária. A Aflex é o único fabricante de mangueiras de PTFE que garante um revestimento com uma espessura mínima de 1,5 mm nas mangueiras de tamanho 1 ou superior. Isso garante que a tubulação é suficientemente resistente para impedir que o seu perfil sofra alterações sob a pressão interna, eliminando o consequente risco de aumento de porosidade e de aparecimento prematuro de fissuras.

As mangueiras Corroflon atenderam a todas as especificidades da aplicação e respeitam todas as certificações exigidas, incluindo EN16643:2016, ATEX, FDA, 3-A 62-02, e o certificado 3.1 dos materiais.

Qualidade reconhecida
A Oril Industrie selecionou um revestimento interno de PTFE antiestático e uma manga externa trançada de polipropileno. Este tipo de manga trançada é frequentemente preferido em relação às mangas trançadas de aço inoxidável em aplicações que envolvem manuseio frequente, pois as mangueiras apresentam flexibilidade e suportam temperaturas de -30 °C a +100 °C. As mangas trançadas de polipropileno também são mais leves, resistem à corrosão provocada pelo cloro e garantem maior resistência a produtos químicos de um modo geral.

A principal vantagem das mangueiras Corroflon em comparação com produtos concorrentes é o uso de mangas externas trançadas de Hastelloy e de fios internos em espiral. As mangas trançadas de Hastelloy C276 são usadas em aplicações onde substâncias químicas, como o ácido clorídrico no caso da Oril Industrie, criam condições corrosivas extremas. O risco associado a este ácido é a potencial difusão através do revestimento de PTFE, causando corrosão da manga trançada. Com o Hastelloy, as pressões de ruptura e as pressões máximas de operação são reduzidas em 80%, o que reduz significativamente o risco de corrosão.

A Oril Industrie reconhece a qualidade dos produtos da Aflex Hose, bem como a vida útil prolongada que garantem a preços comparáveis. A colaboração com a Watson-Marlow é contínua e a Oril Industrie planeia encomendar mais produtos.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP