www.industria-portugal.com
norelem

Trabalho facilitado com os rolamentos de baixa fricção da norelem

Para os engenheiros que se dedicam ao design de aplicações de carga e rolamentos e sistemas de acionamento, os rolamentos normalizados da norelem são altamente resistentes ao desgaste, garantem baixos níveis de fricção e são fáceis de instalar.

Trabalho facilitado com os rolamentos de baixa fricção da norelem

Os rolamentos da norelem estão disponíveis em várias dimensões e vários estilos, incluindo rolamentos rígidos e de contacto angular, rolamentos autocompensadores, rolamentos de rolos cilíndricos e cónicos, bem como rolamentos axiais de esferas. Estes rolamentos podem ser utilizados em diversos tipos de aplicações, por exemplo, nos setores automóvel, da robótica e da engenharia mecânica e de fábricas.

Estes rolamentos permitem vários tipos de cargas e velocidades de rotação, bem como diversos requisitos de temperatura, vibração, lubrificação e manutenção.

Graças aos seus torques de baixa fricção, os rolamentos da norelem funcionam sem desgaste significativo, mesmo a velocidades mais reduzidas que resultam na geração de baixas temperaturas. Estes rolamentos também incluem variantes vedadas lubrificadas que não necessitam de manutenção durante toda a sua vida útil prevista.

Marcus Schneck, CEO da norelem, afirmou: "Durante o design de sistemas de acionamento energeticamente eficientes, os engenheiros têm que considerar soluções sem fricção e um dos elementos essenciais é a utilização de rolamentos. A fricção causada pelo movimento dos elementos rolantes e pelo contacto entre as vedações pode comprometer a eficiência dos acionamentos."

"Os rolamentos com torques de baixa fricção vedados e lubrificados são ideais para estas aplicações. Com a nossa ampla gama de variantes e dimensões, os engenheiros podem selecionar exatamente o rolamento de que necessitam."

Os rolamentos da norelem respeitam todas as normas DIN aplicáveis e são feitos a partir de aço de cromo 100Cr6 de alta qualidade totalmente temperado. Dependendo do tipo e da variante, os rolamentos apresentam gaiola em chapa de aço, poliamida ou tecido laminado.

Os rolamentos rígidos de esferas estão disponíveis na configuração de fileira simples, nas variantes 2Z e 2RSR. Ambas as variantes são vedadas, sendo que a 2Z possui vedações de juntas sem contato bilaterais e a 2RSR possui vedações de lábios com contato bilaterais. Os rolamentos suportam cargas radiais e axiais elevadas em ambas as direções e estão disponíveis com diâmetros interiores de 3 a 50 mm.

Os rolamentos de esferas de contacto angular e fileira simples abertos da norelem são adequados para velocidades elevadas e para cargas radiais e axiais elevadas. No entanto, este tipo de rolamentos apenas suporta forças axiais numa direção contra a guia de ressalto. Os rolamentos de rolos esféricos da norelem com orifício cilíndrico, porém, suportam as mais elevadas cargas radiais e axiais em ambas as direções. Estes rolamentos também compensam erros angulares.

Os rolamentos de rolos cilíndricos com gaiola da norelem são a escolha ideal para cargas radiais e velocidades elevadas. Estes rolamentos não são de paragem automática, o que significa que os seus elementos podem ser montados separadamente. Os rolamentos de rolos cónicos de fileira simples foram concebidos cargas radiais e axiais elevadas mas apenas suportam cargas axiais numa direção. Os rolamentos axiais de esferas conseguem suportar cargas axiais elevadas numa direção mas não podem ser carregados radialmente.

Os engenheiros podem encontrar os componentes no catálogo essencial da norelem, o THE BIG GREEN BOOK. Também estão disponíveis online fichas técnicas e desenhos CAD, que podem ser encomendados diretamente a partir da loja online da norelem.

Para obter mais informações sobre a norelem, visite www.norelem.pt

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP