www.industria-portugal.com
Lantek News

A Lantek lança a sua versão 2020, uma versão focada no trabalho remoto e na eficiência dos processos

Ela incorpora uma funcionalidade de prevenção de colisões, capaz de evitar mais de 80%.

A Lantek lança a sua versão 2020, uma versão focada no trabalho remoto e na eficiência dos processos

A Lantek, multinacional líder no desenvolvimento e comercialização de soluções CAD-CAM/MES/ERP e pioneira na transformação digital das empresas da indústria da chapa e do metal a nível mundial, divulgou as diferentes novidades e melhorias incorporadas na nova versão das suas soluções de software destacadas no lançamento da Versão 40.

Em conjunto, são mais de 100 melhorias e atualizações em toda a gama de soluções entre as quais destacam-se importantes novidades focadas na eficiência da produção, como a prevenção de colisões no processo de corte ou um novo algoritmo para destruir sucata de uma forma eficiente nos cortes de tubos.

Contudo, um aspecto que é bastante relevante no momento atual é a possibilidade de utilizar o seu software remotamente. “Em tempos de enormes incertezas, e sem saber muito bem o que vai acontecer no próximo outono, ou no ano que vem, muitos clientes nos pedem uma solução preparada para o teletrabalho. A versão 2020 do software da Lantek inclui um enorme avanço no suporte, instalação e configuração de máquinas sem precisar de deslocamentos dos nossos técnicos, e permite diferentes configurações para que as equipes técnicas de usinagem, planejamento d produção ou orçamento possam trabalhar desde os seus lares”, aponta Carlos García, CTO da Lantek.


A Lantek lança a sua versão 2020, uma versão focada no trabalho remoto e na eficiência dos processos

Lantek Expert: segurança no corte e na automação

A atualização do conjunto de programas para o corte e perfuração de chapa Lantek Expert é centrada em prover aos clientes funcionalidades que maximizem a produtividade e a eficiência de suas máquinas. Concretamente, a Lantek entrega, com a nova versão do seu software credenciado CAD-CAM 2D Lantek Expert, um total de 34 novidades.

Como principal funcionalidade, destaca a possibilidade de executar um algoritmo de prevenção de colisões durante o processo de usinagem de máquinas de corte, mediante a adição automática de amarras (ou micro-cortes) àqueles buracos ou peças que, ao terminar de serem cortados, possam provocar uma colição entre eles e o cabeçote de corte.

Mesmo assim, a Lantek melhorou a usabilidade de todas aquelas funções relacionadas às amarras (ou micro-cortes) centrando-se em dois aspectos: a melhoria na precisão da largura final dos mesmos e a simulação fidedigna e em tempo real na hora de atribuí-los manualmente. Para aqueles contornos que não você não deseja amarrar na chapa, a Lantek oferece a possibilidade de prendê-los mediante uma nova técnica em ziguezague, que garante a queda das pepitas de uma maneira mais eficiente.

A última das novidades incorporadas na Lantek Expert são funcionalidades para ajudar na gestão da produção na oficina, mediante a marcação automática (em máquinas de corte) dos retalhos gerados pelo software, de maneira que facilita a identificação deles. É oferecida a possibilidade de marcar tanto os identificadores internos quanto as medidas ou o peso dos retalhos.

A Lantek Flex3d otimiza o corte de tubos para evitar colisões

O mercado do corte de tubos está crescendo exponencialmente, graças a novos fabricantes de maquinário terem começado esta tipologia de máquinas e o maquinário atual evoluir com novos dispositivos e sistemas que melhoram a eficiência e automatizam o corte serial de tubos.

Para atender a essas necessidades, a nova versão v40 da Lantek Flex3d incorpora um novo algoritmo que permite destruir a sucata que é gerada ao cortar os buracos e que provoca numerosas colisões com o cabeçote da máquina, além de possíveis danos ao cair sobre os suportes. Igualmente, um novo algoritmo de gestão de cabeçote permite esquivar contornos previamente cortados (para evitar novamente colisões), assim como minimizar os tempos de máquina ao evitar subidas e descidas desnecessárias do cabeçote.

Vale destacar que a conjunção dessas duas novidades permite evitar mais de 80% das atuais paradas das máquinas devido a colisões indesejadas.

Adicionalmente, para atender aos novos dispositivos que automatizam a carga e descarga de peças, os sistemas Lantek Flex3d V40 incorporam uma gestão automatizada de suportes e bandejas de descarga, permitindo que a máquina trabalhe de forma completamente autônoma.

Esta nova gestão de suportes, além de evitar colisões com os suportes, permite otimizar zonas do material que antigamente eram consideradas sucata, conseguindo melhorias na otimização das barras superiores a 5%.

“O grande número de novidades incorporadas na nova versão da Lantek Flex3d atende à necessidade de acompanhar o mercado na sua busca de sistemas “inteligentes” que permitam automatizar grandes ciclos de produção, evitando paradas desnecessárias e organizando a saída de peças”, assinala o CTO da Lantek

Lantek Integra & MES

Em relação à Lantek Integra, a nova versão 2020 incorpora importantes melhorias na interface para adequar-se aos padrões atuais de desenho em aplicações. Este novo aspecto oferece um melhor aproveitamento do espaço na tela e uma experiência melhorada de visualização que abrange mudanças na paleta de cores, ícones, tamanhos de fonte e alguns mecanismos de navegação, o que traz em uma maior eficiência nas tarefas diárias dos usuários.

Em relação à Lantek MES, as melhorias são voltadas a continuar possibilitando que os responsáveis de produção de mecanismos de controle para a execução de operações na oficina. Assim, a Lantek MES Manager incorpora uma nova extensão, MES Monitoring, cujo objetivo é visualizar, de forma gráfica e em tempo real, a sequência de operações enfileiradas em cada centro de trabalho. Oferece diferentes modos de visualização Gantt, assim como diferentes mecanismos que permitem buscar e ressaltar visualmente as operações com base em diferentes critérios. Mesmo assim, esta versão habilita o quadro de controles de estatísticas avançadas de fabricação (Advanced Manufacturing Visualization Dshboards, Manufacturing Analytics).

www.lantek.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP