www.industria-portugal.com
Lantek News

A Lantek otimiza a gestão da cabeça do laser de fibra com Intelligent Collision Avoidance

O inovador algoritmo ICA desenvolvido pela Lantek evita que a produção seja interrompida por impactos na cabeça quando esta colide com as peças cortadas.

A Lantek otimiza a gestão da cabeça do laser de fibra com Intelligent Collision Avoidance

Lantek, multinacional centrada no desenvolvimento e comercialização de soluções de software CAD/CAM/MES/ERP e pioneira na transformação digital das empresas do setor do metal, apresentou Intelligent Collision Avoidance (ICA), um novo e revolucionário algoritmo de desenvolvimento próprio cuja finalidade é minimizar as potenciais colisões entre a cabeça das máquinas de corte por laser de fibra e os contornos da chapa durante o processo de corte.

Com este avanço, a empresa dá mais um passo no seu compromisso em trabalhar pela completa automatização e o corte autónomo, minimizando o risco de paragem da máquina devido a colisões e melhorando a produtividade, uma vez que reduz notoriamente as possíveis interrupções ocasionadas por uma colisão que deixe a cabeça de corte inutilizável.

O algoritmo ICA da Lantek, que combina várias medidas para evitar colisões entre a cabeça de corte e as peças já cortadas, adiciona novas estratégias e técnicas que incluem o controlo do corte das peças com base nos seus contornos próximos (configuráveis mediante uma margem), conseguindo assim reduzir as colisões que se produzem entre a cabeça e os contornos instáveis quando se corta a matéria-prima.

Deste modo, o novo algoritmo da Lantek é capaz de detetar quais os contornos de chapa que apresentam um potencial risco devido à possibilidade de saltarem e se posicionarem sobre os seus contornos próximos ou de ficarem rodados, apresentando um risco para os movimentos da cabeça. Quando isso se deteta, o sistema atribui automaticamente um ou vários micro-cortes. Posteriormente, e à medida que o corte da chapa avança, o sistema está preparado para detetar o momento no qual podem ser finalizados sem perigo, permitindo ao utilizador escolher cortá-los o quanto antes possível ou no final da usinagem da chapa. Além disso, se este último processo de finalização de micro-cortes entra em conflito com contornos potencialmente instáveis, o sistema move o ataque para uma zona sem conflito.

Com o ICA, a Lantek fornece uma solução muito mais efetiva para a problemática com a qual as empresas que utilizam máquinas de corte a laser se deparam, as quais, por vezes, se veem obrigadas a interromper a produção por causa dos danos na cabeça de corte produzidos pelas peças cortadas que ficam sobre a chapa ou rodadas e que colidem com a cabeça no momento de serem expulsas.

Tenhamos em conta que estas máquinas, cuja potência, velocidade e capacidade para cortar cada vez maiores espessuras de chapa, utilizam gases de alta pressão para a expulsão dos fragmentos cortados, fazendo com que, por vezes, a peça fique sobre um contorno que irá ser cortado em seguida, quer seja depois ou em qualquer momento da usinagem posterior, colidindo com o material que ficou sobre a chapa colocando a cabeça em perigo.

“Graças à técnica Intelligent Collision Avoidance, a Lantek volta a demonstrar a sua capacidade de inovar e dotar os seus sistemas de maior inteligência”, indica Francisco Pérez, diretor do canal de fabricantes OEMS. “Deste modo, resolvemos de forma mais ágil e simples uma problemática patente no nosso setor, dotando os processos de corte de maior efetividade e precisão, permitindo um maior rendimento das máquinas e automatizando ainda mais a produção. Isto repercute-se de forma positiva nos níveis de produtividade, uma vez que evita-se que a produção seja interrompida por uma possível rutura ou dano na cabeça”.

www.lantek.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP