www.industria-portugal.com
Keyence Brasil

CV-5000

Este novo sistema de visão marca um avanço extraordinário. A sua capacidade de tratamento é duplicada em relação às melhores ofertas do mercado. Muito completa, esta ferramenta permite fiabilizar as detecções e torná-las mais rápidas. Contém funções de acompanhamento de produção, que dispensam a utilização de um computador.

CV-5000
Keyence, o líder mundial dos sistemas de visão, anuncia o CV-5000, o sistema mais conseguido do mercado. Permite satisfazer todas as aplicações a cor ou preto e branco, mono ou multicâmeras em tempos recordes - Tudo isso a favor da estabilidade da detecção. As suas aplicações são a medida dimensional, de posicionamento e de controlo de aspecto.

Potência e qualidade
O CV5000 é o sistema de visão autónomo mais potente do mercado. Oferece, por exemplo, a possibilidade de tratar 1 milhão de pixéis em 20,5 ms. Esta potência de cálculo permite também multiplicar os controlos e fiabilizar mais o controlo da produção: repetibilidade inigualável (7x superior às normas actuais) e numerosos tratamentos de imagem disponíveis, de modo a optimizar a precisão dos controlos. Os modelos da série CV-5000 são comandados por um motor de tratamento de imagens a cor e de alta velocidade, e uma unidade RISC de alta velocidade (computador com conjunto de instruções reduzido), associados a dois processadores DSP (processadores de sinal digital), específicos ao tratamento das imagens. De um modo geral, os modelos da série utilizam quatro processadores para conseguir o tratamento paralelo e a maior velocidade do tratamento possível. A CPU e os processadores DSP que permitem atingirem o dobro da velocidade dos melhores modelos disponíveis no mercado.
Para completar, este sistema de visão dispõe de uma função de duplo tampão. Permite receber um sinal de disparo enquanto a imagem anterior ainda se encontra em fase de tratamento. É assim possível obter um tempo de ciclo de cerca de 16 ms para as operações de controlo (aprox. 3.700 peças/minuto), até mesmo em modo de leitura não entrelaçado.

Um sistema multicâmeras
A série CV-5000 é um sistema multicâmeras: é possível ligar até 4 câmeras ao controlador, de entre um leque de 12 câmaras disponíveis, representando a maior escolha do mercado. Isso representa um interesse económico quando a inspecção implica várias câmeras. Esta configuração permite também às grandes zonas industriais de implementar soluções muito coerentes, e por conseguinte, com uma instalação e manutenção mais simples e mais económicas.

De entre essa câmeras, estão disponíveis modelos CCD a cores com 2 milhões de pixéis (o mais elevado na categoria). Estas câmeras podem tratar ao todo 2 milhões de pixéis numa só operação. Adequam-se particularmente às inspecções que exigem uma alta resolução e às aplicações de controlo dimensional.
Também são propostas as câmeras CCD de alta velocidade 7x da série CV-5000. São as mais rápidas da categoria e adaptam-se facilmente às linhas ultra-rápidas e à produção de peças em contínuo.
Os modelos de câmeras com 1 milhão de pixéis são capazes de realizar o tratamento num espaço de tempo quase idêntico aos modelos clássicos com 240 000 pixéis. Keyence oferece também as mais pequenas câmeras do mercado.

Acompanhamento de produção
As capacidades de memória do sistema CV-5000 permitem substituir um computador. São propostas um conjunto de funções de rastreabilidade, como por exemplo a gravação contínua da produção com backups dos dados em tempo real (imagens e dados).
Ferramentas estatísticas permitem visualizar diferentes gráficos referentes à produção e assim seguir a repetibilidade dos produtos.

Um conjunto muito completo de funções para oferecer a melhor precisão de medição
São propostas 18 funções de inspecção, que satisfazem as necessidades das mais exigentes aplicações de visão (incluindo os modos Shape Trax e OCR). Cada modo pode ser usado por si, em situações simples, ou em conjunto com outros modos para efectuar tratamentos de imagem complexos. Para completar, a Série CV-3000 permite gravar até 256 padrões, de modo a prever as alterações de tamanho ou de forma de um alvo a controlar. Para além disso, a possibilidade de agrupar as referências por alvo permite configurar facilmente a função de triagem para considerar até 256 variações de alvo.
Dispõe também de um tratamento diferencial em tempo real para completar a oferta. A imagem capturada é analisada em tempo real para retirar apenas as diferenças subtis da imagem. Assim, a extracção por pontos, que não considera o plano de fundo, permite certos controlos, como por exemplo a pesquisa de impurezas e de defeitos. A Série CV-5000 propõe também uma gestão dos contrastes. Pode criar uma imagem optimizando o contraste em cada uma das zonas. Esta função é útil para alterar o contraste em função do objecto a observar ou para tratar imagens que apresentam uma distribuição não uniforme da luz.
A Série CV-5000 possui funções que facilitam a implementação. Um ajuste à iluminação restabelece automaticamente a luminosidade de uma imagem capturada ao nível da imagem de referência pré-registada, o que evita anomalias resultantes da degradação da iluminação e da variação da luz exterior. Até 14 tipos de filtros podem ser definidos por janela. Para além dos filtros correntes (expansão, contracção, Sobel...), a série CV-3000 contém um tratamento de conversão binária das cores e uma análise dos tons como pré-tratamentos. Os programas podem ser configurados num computador e depois carregados no controlador. Para além dos filtros de tipo de ampliação, contracção e Sobel, é possível aplicar uma conversão binária das cores e um tratamento das nuances de cor como operações de pré-tratamento. No total, podem ser especificados 16 filtros para cada janela.
Por fim, a Série CV-5000 dispõe dos mais elaborados algoritmos de extracção de cor da indústria, o que garante uma detecção estável no âmbito de aplicações que recorrem ou não à cor.

A Série CV-5000 oferece uma conectividade máxima: E/S TOR, porta Ethernet, USB e RS-232... Este sistema dispõe de uma interface para autómatos ou computador.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP