www.industria-portugal.com
27
'17
Written on Modified on
NORD Drivesystems
Redes de distribuição de campo – novos acionamentos para intralogística
Acionamentos com novo design plug and play que facilita a instalação e operação
Imagem 1: com conectores de ligação e configurações de comutação e interface flexíveis, as novas e compactas redes de distribuição de campo da NORD tornam a instalação, operação e manutenção de instalações de sistemas transportadores mais fáceis do que nuncaA NORD DRIVESYSTEMS desenvolveu uma nova linha de acionamentos eletrônicos fáceis de usar e com baixa necessidade de manutenção para sistemas de intralogística. Esses novos modelos de inversores de frequência e motores de partida para instalações descentralizadas são particularmente fáceis de implantar e operar. Conectores plug-in codificados garantem um gerenciamento confortável ao longo de toda a vida útil dos sistemas, desde a instalação inicial até a manutenção, passando por eventuais substituições. Os dispositivos oferecem opções de personalização mecânica e de funcionalidades extremamente flexíveis que podem ser configuradas em função de requisitos individuais: portas de interface, comutadores manuais e uma variedade de funções que incluem até controle em circuitos fechados e controle sequencial gerenciados por um CLP integrado.
Os acionamentos descentralizados têm que executar comandos provenientes de sistemas de controle centrais de nível superior com absoluta confiabilidade. No entanto, em muitos cenários, os operadores e técnicos de assistência também podem necessitar de acesso direto opcional a acionamentos ou eixos de acionamento individuais no local. Tal acesso permite a resolução rápida de pequenos problemas como esteiras transportadoras obstruídas que, caso contrário, resultariam no desligamento de toda a linha, impossibilitando por vezes o funcionamento de centenas de módulos de sistemas transportadores durante períodos de tempo consideráveis. Por esse motivo, a NORD DRIVESYSTEMS desenvolveu a nova linha de eletrônica de acionamento NORDAC LINK para operação e manutenção particularmente convenientes e que permitem economizar tempo. As principais funcionalidades dos novos acionamentos são conectores plug-in codificados para todas as linhas de alimentação e comunicação, bem como para vários sensores, atuadores e codificadores. Esses conectores facilitam consideravelmente a execução de conexões corretas, rápidas e seguras. LEDs incorporados nas redes de distribuição de campo permitem diagnosticar erros nas instalações de produção, permitindo que os operadores solucionem problemas imediatamente usando os comutadores de manutenção e controle dos acionamentos. As unidades compactas foram desenvolvidas para montagem em paredes ou em armações. Incluindo um barramento para a rede de energia elétrica, essas unidades podem ser conectadas em cadeia com cabeamentos curtos de um acionamento até o próximo, o que permite economizar tempo e dinheiro. As redes de distribuição de campo têm capacidade para controlar motor síncronos e assíncronos. Possuem certificações para operação em qualquer parte do mundo. Os acionamentos suportam comunicação Profibus, CANopen, DeviceNet e AS-i, bem como os protocolos de Ethernet industrial ProfiNet, Ethernet POWERLINK, EtherCAT e EtherNet/IP.
Perícia em acionamentos para sistemas transportadores
Os acionamentos descentralizados para sistemas transportadores são alvo de desenvolvimentos em termos de tecnologia de acionamento há muitos anos na NORD, resultando em um portfólio versátil de equipamento eletrônico de acionamento descentralizado aplicável a um leque consideravelmente maior de funções do que os produtos da concorrência. Em 2009, a NORD apresentou pela primeira vez inversores de frequência integrados em motores com feedback de codificadores rotativos, controle de posição, funções de elevação e Parada Segura. Em 2015 foram adicionados CLPs em unidades de acionamento integradas em motores. Atualmente, inúmeros anos de experiência em vários setores e uma estreita cooperação com os clientes resultaram na nova linha de redes de distribuição de campo. Esses acionamentos inteligentes com uma interface de usuário comprovadamente fácil de usar podem ser configurados de maneira flexível para várias tarefas de transporte. Um CLP integrado e funções de controlador PI permitem até a implantação de sistemas modulares autônomos. Estão disponíveis para uso imediato inversores de frequência e motores de partida na faixa de desempenho de 0,55 a 3 kW. Ainda em 2017 serão adicionados à linha inversores para motores com potência nominal de até 7,5 kW.
Acionamentos confiáveis com elevada capacidade para lidar com sobrecargas
Os motores de partida NORDAC LINK controlam partidas e paradas flexíveis, além de operação inversa em aplicações de velocidade fixa. Tal como as redes de distribuição de campo tipo inversor, esses comutadores eletrônicos que não sofrem desgaste integram diversas funções de monitoramento e proteção - isso permite economizar nos custos associados aos habituais componentes de armários de controle como disjuntores de motores e contatores de inversão. Em aplicações de acionamento mais exigentes, os inversores de frequência garantem um controle eficiente e rigoroso da velocidade e acionamento de freios sem desgaste. Empregando controle de vetores orientados para os trabalhos em campo, esses inversores proporcionam as velocidades necessárias de maneira confiável mesmo em situações com flutuações de carga consideráveis e torque total mesmo quando parados (0 rpm). Esses acionamentos de vetor CA apresentam elevada capacidade para lidar com sobrecargas - 150% durante um minuto e até 200% durante breves períodos. Um monitor de carga integrado impede danos no equipamento em caso de aplicações bloqueadas. Os inversores também suportam conexão direta de codificadores incrementais e absolutos. Múltiplos acionamentos em operações principais/secundárias têm a capacidade de sincronizar velocidades ou posições. Funcionalidades opcionais adicionais incluem as funções de segurança STO (Torque Seguro Desligado) e SS1 (Parada Segura 1) e conformidade com a norma EN 61800-5-2.