XCURSOR 13 DA FPT INDUSTRIAL GANHA PRIMEIRO PRÊMIO DE MOTOR ALTERNATIVO, ABRINDO CAMINHO PARA OS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA DO FUTURO
A FPT Industrial tem orgulho de ser a primeira vencedora do Alternative Engine Award: O XCURSOR 13 da marca foi escolhido pelo júri para o novo prêmio — organizado pela revista Powertrain International — como a melhor expressão de uma visão holística do futuro da mobilidade, reconhecendo a importância dos motores de combustão interna no caminho para a descarbonização. A cerimônia de premiação foi realizada durante a recente edição da EIMA, realizada na BolognaFiere, em Bolonha.
www.fptindustrial.com
Em sua primeira edição, o prêmio teve como objetivo reconhecer o valor de uma "vocação multitarefa", o que significa versatilidade e adaptabilidade ao uso de diferentes combustíveis, características essenciais para que os motores de combustão interna desempenhem um papel importante no futuro e para os desafios de emissões que virão.
Todos esses elementos foram identificados pelo júri do Alternative Engine Award como sendo oferecidos pelo XCURSOR 13, primeiro motor de base única multicombustível da FPT Industrial, projetado para operar com combustíveis que variam de diesel e gás natural — incluindo biometano para proporcionar emissões líquidas zero — a hidrogênio e combustíveis renováveis. Graças à sua compatibilidade com uma ampla gama de requisitos de mercado e diferentes instalações de veículos, o XCURSOR 13 é um dos principais contribuintes para atingir as metas de emissões de CO2 e uma das partes mais significativas do programa de descarbonização da FPT Industrial, que se baseia em uma abordagem multienergética e é impulsionado pelo objetivo final de fornecer aos seus clientes os melhores produtos prontos para instalação.
Partindo de um núcleo comum, baseado em uma arquitetura aprimorada do motor de 13 l para atender às metas atuais de redução de CO2 e estar pronto para as regulamentações futuras, as versões mais recentes do XCURSOR 13 abrangem vários segmentos e missões dentro e fora da estrada, combinando alto desempenho com peso e consumo de combustível reduzidos, além de maior durabilidade e TCO reduzido.
Daniele Pozzo, head de Marketing e Gerenciamento de Produtos da FPT Industrial, afirma: "Estamos orgulhosos dessa importante conquista para o nosso XCURSOR 13. A vitória na primeira edição do Alternative Engine Award confirma que a decisão de investir em uma abordagem multienergética é a correta. O XCURSOR 13 é uma peça fundamental nessa estratégia, devido à sua versatilidade multicombustível e à possibilidade de ser visto desempenhando um papel de liderança em aplicações on-road e off-road. O excelente trabalho realizado no desenvolvimento e na atualização constante do motor faz com que ele tenha a certeza de desempenhar um papel de liderança no futuro, pronto para atender às demandas e mudanças do mercado."
Fabio Butturi, editor da Powertrain International, comenta: "Não é nenhuma surpresa que a FPT Industrial tenha recebido o prêmio inaugural Alternative Engine Award. Seus sistemas de gerenciamento eletrônico remontam aos primeiros dias do desenvolvimento do common rail. Como pioneira em aplicações em gás natural, a FPT Industrial apresentou o CURSOR X, que serve como um manifesto para o conceito multicombustível. O XCURSOR 13 apresenta um cárter compartilhado e muitos componentes comuns, permitindo a seleção ideal de um cabeçote a diesel, GNV ou hidrogênio adaptado a aplicações específicas."