www.industria-portugal.com
EPLAN

Próximo passo: "Integração do Projeto Térmico"

Na Feira SPS IPC Drives de 2015, a Eplan, a Phoenix Contact e a Rittal estão a apresentar a "Integração de Projeto Térmico" - novas possibilidades para o projeto padronizado de armários de controlo eficientes a nível energético com sistemas de controlo de clima. Esta engenharia virtual integrada significa que as empresas podem evitar erros no projeto com os sistemas de controlo do clima e evitar chamadas de assistência e tempos de paragem desnecessários, reduzindo assim os custos e aumentando a qualidade dos processos.

Próximo passo:  Integração do Projeto Térmico
Figura 1: representação da distribuição da perda de calor dentro de um armário de controlo. No lado esquerdo: armário conforme visto normalmente. No lado direito: exibição da distribuição da perda de calor. A cor de um componente corresponde à sua densidade de carga térmica - os componentes mostrados em vermelho são os que devem preferencialmente ser resfriados.

Na Feira SPS IPC Drives, os parceiros de cooperação Eplan, Phoenix Contact e Rittal estão a apresentar a Integração do Projeto Térmico, um conceito integrado que consiste em dados de produtos digitais, planeamento de projetos com base em software e soluções de controlo de clima recentemente desenvolvidas. Este conceito promete aos utilizadores de projeto de armários de controlo melhorias poderosas e duradouras nas áreas do projeto, refrigeração e operação sem falhas nos armários de controlo. Os projetistas podem verificar os layouts das suas montagens em termos de considerações relativas ao controlo de clima e tomar providências de maneira interativa para obter a melhor solução de controlo de clima possível.

A pensar no futuro, o planeamento virtual de projetos 3D no Eplan Pro Panel será expandido com funções especiais específicas. O objetivo principal é comunicar aos projetistas de armários de controlo a funcionalidade, os limites de desempenho e as possibilidades de integração das variações do sistema de controlo de clima individual para que eles possam desenvolver a solução de controlo de clima mais eficiente da maneira mais intuitiva e mais simples possível.

Prevenção de "pontos quentes"

Os projetistas precisam de uma visão geral da localização dos componentes que necessitam especialmente de refrigeração no armário de controlo de modo a instalar componentes de controlo de clima nos locais ideais. É importante evitar os chamados pontos quentes logo desde o início. O Eplan Pro Panel terá uma nova funcionalidade a partir do outono de 2016 que atribuirá uma cor diferente aos componentes instalados em função das densidades de carga térmica, que são calculadas com base na perda de calor máxima em relação às dimensões do componente instalado.

Os projetistas também recebem informações sobre a densidade de carga térmica em todo o armário. Caso a distribuição não seja uniforme pode ser corrigido, em qualquer momento podem ser feitas alterações direcionadas na configuração da montagem. Todas as informações necessárias são disponibilizadas na forma de dados do dispositivo através no EPLAN Data Portal. Para isto, a Phoenix Contact é o primeiro fabricante a fornecer dados de dispositivos relevantes para integração de seus componentes no EPLAN Data Portal, incluindo valores como perda de calor máxima, espaçamento mínimo e direções de fluxo se o dispositivo tiver ventilação incorporada.

Controlo de clima e arrefecimento para temperaturas ideiais

Para obter uma circulação de ar ideal e sem falhas no armário de controlo, os projetistas necessitam de assistência visual para comparar as posições de montagem dos componentes com os fatores determinantes do sistema de controlo de clima. Os espaços que devem permanecer livres para efeitos de circulação de ar e as áreas com condições climáticas ideais são exibidas graficamente quando são utilizadas soluções de controlo de clima da Rittal. Os espaços onde a circulação de ar está bloqueada não podem ser utilizados para montar componentes pois, caso contrário, os componentes de controlo de clima ficarão consideravelmente impedidos de fornecer os volumes necessários de ar fresco.


Visualização do fluxo de ar e da perda de calor


Uma área com controlo de clima ideal é uma área cujo dispositivo destinado ao controlo de clima consegue arrefecer de modo confiável devido à sua capacidade de fluxo. O Eplan Pro Panel visualiza correspondentemente os parâmetros relevantes do dispositivo - por exemplo, a distância de impulso máxima para a refrigeração do ar, bem como o ângulo do fluxo de ar para dentro do dispositivo e/ou para fora do dispositivo. Isto também têm em consideração o fato de a velocidade do fluxo diminuir em função da distância até o dispositivo e, assim, a distância de impulso do dispositivo é limitada.

As áreas de fluxo turbulento apenas podem ser eliminadas através da utilização de um desviador de ar, para que o ar refrigerado entre no armário paralelamente à porta. Os acessórios específicos do dispositivo necessários para isto são levados em conta para notificação sobre a área com controlo de clima ideal. No futuro, todas as informações e dados necessários serão incluídos como parte dos dados do produto dos respectivos componentes de controlo de clima da Rittal e serão disponibilizados através do EPLAN Data Portal. A utilização do EPLAN Data Portal permite a verificação exata de várias execuções de teste.

Próximo passo:

Figura 2: No lado esquerdo: com montagem na porta, a área com controlo de clima ideal não atinge a parede do armário. Ao centro: com montagem na parede lateral, todos os componentes estão localizados na área com arrefecimento ideal. No lado direito: os espaços onde a circulação de ar está bloqueada não têm obstáculos.

Phoenix Contact

A Phoenix Contact é o líder global em componentes, sistemas e soluções nos setores da engenharia elétrica, eletrônica e automação. A empresa familiar tem mais de 14.000 funcionários em todo o mundo e alcançou um volume de negócios de 1,77 bilhões de euros em 2014. O Grupo Phoenix Contact é composto por dez empresas e por mais de cinquenta filiais de vendas a nível global, dispondo ainda de trinta agências locais a nível internacional. O seu portfólio de produtos inclui componentes e soluções de sistemas para fornecimento de energia, incluindo energia eólica e solar, engenharia de máquinas e de armários de controlo.

Rittal

A Rittal, com sede em Herborn, na Alemanha, é o fornecedor líder a nível mundial de sistemas para armários, distribuição da energia, sistemas de controlo de clima, infraestruturas e software de TI e serviços. As soluções de sistemas da Rittal podem ser encontradas em praticamente todas as indústrias, principalmente na indústria automotiva, na produção de energia, na engenharia de máquinas e fábricas e também nas áreas de TI e controlo. Com cerca de 10.000 funcionários e 58 filiais, a Rittal tem presença mundial.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP