www.industria-portugal.com
PEPPERL+FUCHS PROCESS AUTOMATION

Proteção bipartida contra picos de tensão M-LB-4000

Modularidade, função de desconexão de circuito e monitorização de falhas para linhas de sinal até SIL 3 em conformidade com a norma IEC/EN 61508 - estes recursos são combinados no novo sistema de proteção contra picos de tensão M-LB-4000 da Pepperl+Fuchs.


Proteção bipartida contra picos de tensão M-LB-4000
Dois componentes do módulo de estado de falha (externos) monitorizam o estado dos módulos de proteção. Aqui, existem dois blocos para circuitos e sinais intrinsecamente seguros de/para a área segura

Os dispositivos limitam transientes induzidos por diferentes causas em linhas de sinal, por exemplo, devido a raios ou operações de comutação. Os módulos de 2 canais promovem uma maior disponibilidade nas instalações: Uma vez que a função de proteção se encontra totalmente integrada no módulo plug-in de proteção, não é necessário proceder a uma religação durante a substituição.

O M-LB-4000 é composto por uma proteção bipartida contra picos de tensão e por um sistema bipartido de monitorização do estado de falha.

O módulo de proteção contém todos os componentes de proteção. Este pode ser substituído sem ferramentas enquanto o módulo de base permanece em operação. O dispositivo dispõe de um indicador de estado no painel frontal. Ao retirar o módulo de proteção, o circuito de sinal relevante permanece interligado através do módulo de base instalado na calha de montagem DIN. O processo de desconexão não provoca qualquer interrupção a nível do sinal, o que significa que é possível substituir um módulo de proteção sem prejudicar a operação das instalações.


Proteção bipartida contra picos de tensão M-LB-4000
M-LB-4000: Módulo bipartido de estado de falha (externo) e base com um módulo de proteção no centro, para circuitos intrinsecamente seguros e sinais de/para a área segura

O M-LB-4000 possibilita uma colocação em funcionamento e manutenção fáceis, com recurso a uma função de desconexão do circuito, bem como a substituição ininterrupta do módulo de proteção durante uma operação contínua.

Se o módulo de proteção for rodado 180 graus e ligado, o circuito de sinal será interrompido através da função de isolamento integrada. Tal simplifica o trabalho de manutenção e as verificações do circuito e permite a realização de testes de isolamento durante a colocação em funcionamento ou a realização repetida de testes.

Os dois componentes do módulo de estado de falha monitorizam o estado de múltiplas barreiras de proteção contra picos de tensão. O kit é composto por duas partes: o emissor/recetor ótico e a unidade de deflexão ótica. Se ocorrer uma falha numa das barreiras a monitorizar, o sinal ótico é interrompido e a falha é identificada. O módulo de estado de falha fornece um indicador de estado LED, permitindo a inspeção visual da proteção contra picos de tensão para atender às exigências normativas para testes regulares. Além disso, é produzida uma mensagem de estado, de forma a ser possível identificar o bloco no qual ocorreu a falha. Um módulo de estado de falha é capaz de monitorizar até 50 módulos.

Com uma largura reduzida de 6 mm, é possível poupar espaço no armário de distribuição. Durante a retromontagem, os blocos de terminais de desconexão comuns existentes podem ser substituídos independentemente dos requisitos a nível de estado.

www.pepperl-fuchs.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP