www.industria-portugal.com
PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION

Sensor de inclinação dinâmica com estabilidade angular única

Já tentou pendurar um quadro na horizontal com um nível de bolha de ar? Sim, é simples – a bolha do nível de bolha de ar indica quando o quadro está pendurado na horizontal. Já experimentou manter o balde de uma carregadora de rodas na horizontal enquanto a máquina está a acelerar, a travar ou a passar por cima de uma estrada de brita ou de buracos? Não, claro que não – nem um frasco de nível de bolha de ar nem mesmo um sensor de inclinação estática é capaz de oferecer valor significativo neste caso! O novo sensor de inclinação IMU F99 da Pepperl+Fuchs apresenta valores de inclinação fiáveis para aplicações dinâmicas como estas, uma vez que é capaz de filtrar imediatamente as interferências externas (por exemplo, buracos). O ajuste de software via CAN Bus exclusivo também garante uma excelente qualidade angular, mesmo quando o comportamento de condução das máquinas varia consideravelmente.

Sensor de inclinação dinâmica com estabilidade angular única

IMU F99 com J1939

Os sensores de inclinação estática atingem rapidamente os seus limites quando utilizados com máquinas que se movem dinamicamente, como turbinas eólicas, veículos guiados automatizados (AGV) e máquinas utilizadas na construção, agricultura e silvicultura. Tal acontece porque os sensores de inclinação estática detetam uma mudança do ângulo com base na aceleração gravitacional, que é sempre no mesmo eixo. Quaisquer acelerações adicionais desencadeadas, por exemplo, ao travar ou ao passar por cima de um buraco, causam interferências significativas, o que impossibilita uma medição fiável do ângulo.


Sensor de inclinação dinâmica com estabilidade angular única
IMU F99 utilizado para determinar o ângulo da lança numa escavadora

O sensor de inclinação dinâmica IMU F99 foi especialmente desenvolvido para este tipo de aplicação. No seu cerne, as velocidades de rotação e a aceleração são medidas em todas as três direções espaciais e são então incorporadas no algoritmo inteligente para produzir um valor angular. Tal permite obter uma saída angular fiável. No entanto, é evidente que os diferentes tipos de movimento da máquina significam que a velocidade de rotação e a aceleração necessitam de ser incorporadas de uma forma que se adapte à máquina específica. Assim, a Pepperl+Fuchs oferece um ambiente de ajuste exclusivo e intuitivo, de modo que as medições de posições possam ser efetuadas numa carregadora de rodas, buldózer, grua, etc., utilizando apenas um único dispositivo.


Sensor de inclinação dinâmica com estabilidade angular única
IMU F99 utilizado para determinar a carga útil de uma carregadora de rodas

O IMU F99 também apresenta as velocidades de rotação e aceleração de cada um dos três eixos em paralelo com a saída angular. Tal significa que o produto pode ser utilizado numa vasta gama de aplicações. Por exemplo, o dispositivo pode ser utilizado para determinar a velocidade de rotação das turbinas eólicas. Ao mesmo tempo, também pode monitorizar as velocidades de aceleração da pá, que podem variar quando se forma gelo nas pás. Desta forma, é possível controlar a velocidade de rotação e realizar uma manutenção preditiva na turbina eólica.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP