www.industria-portugal.com
PROSOFT TECHNOLOGY EMEA

Mais ecológico: Comunicado de imprensa da HQ por Victor Garcia

Módulo CompactLogix da ProSoft Technology utilizado em centrais de energia solar.

Mais ecológico: Comunicado de imprensa da HQ por Victor Garcia
Conheça mais histórias de sucesso no site: http://psft.com/A2D

Quer seja em automóveis elétricos de luxo ou em termostatos automatizados programáveis que pode controlar através do seu smartphone, temos ouvido falar bastante sobre a preocupação com o ambiente. Com muitas áreas do mundo cada vez mais preocupadas com o aquecimento global, vamos ouvir falar cada vez mais sobre energia verde nos próximos anos.

Com estas preocupações sobre o aquecimento global, muitas áreas do mundo estão a optar por energias renováveis, incluindo a energia eólica e solar. Isto verifica-se principalmente na Europa, onde a União Europeia exigiu que todos os Estados-Membros tivessem pelo menos 20% da sua produção energética baseada em energias renováveis até 2020.

Tendo em conta a sua localização geográfica, a maioria das unidades de produção de energia eslovacas decidiram utilizar centrais fotovoltaicas para alcançar a sua meta de 20%.

A InForm Technologies, na Eslováquia, é uma das empresas incumbidas de cumprir as exigências da União Europeia nesse país. A IFT, fundada em 2005, passou por um processo de certificação que lhe permite trabalhar com a empresa responsável pela rede elétrica nacional da Eslováquia. A IFT e outros instaladores de sistemas de produção de energia na Eslováquia instalaram aproximadamente 500 centrais elétricas em todo o país.

O objetivo principal da IFT ao concorrer a uma determinada central elétrica de 1 MW é oferecer melhores preços que a concorrência, continuando a fornecer os dados de forma segura e fiável.

"O objetivo era conseguir uma solução económica de forma a bater a concorrência. O sistema da Rockwell Automation, em combinação com as placas da ProSoft Technology, foi cerca de 30% mais económico que o seu concorrente mais próximo. A solução de conectividade da ProSoft Technology foi escolhida não só pela sua boa relação custo-eficácia mas também pela sua exclusividade. É a única solução de conectividade para o protocolo IEC 60870-5-101 compatível com um PLC da Rockwell Automation," afirmou Jozef Lezo, Diretor Geral da IFT.

Jozef Lezo conheceu a ProSoft Technology através do seu distribuidor local da Rockwell Automation, Control Tech Slovakia. A Control Tech sugeriu um PLC Allen-Bradley® CompactLogix™ e um módulo ProSoft MVI69-101s.

A IFT utilizou um CompactLogix 1500 com uma placa da ProSoft como uma Unidade de Terminal Remoto para controlar o processo fotovoltaico. O PLC recolhe dados dos monitorizadores de energia enquanto controla os relés. Os tipos de dados monitorizados são a corrente, a tensão, o estado da rede, o estado do comutador e a quantidade de energia produzida pelos painéis fotovoltaicos. Todos estes dados são enviados para o sistema da empresa responsável pela rede elétrica, utilizando o protocolo IEC 60870-5-101 com a placa MVI69-101S da ProSoft Technology e um modem celular GSM separado.

A central de energia solar é totalmente automática e autónoma. Não necessita de pessoal de manutenção.

A IFT conseguiu instalar um sistema fiável e económico para obtenção de dados. Este sistema pode ser reinstalado em qualquer outro lugar do país, caso seja necessário. Além da boa relação custo-eficácia, o novo sistema também é flexível. No futuro poderão ser instaladas funcionalidades adicionais, como a deteção do sol.

Atualmente, a rede elétrica é um pouco mais verde na Eslováquia graças a este sistema e a muitas outras centrais de energia renovável instaladas pela IFT. "Neste momento, 20% da energia da Eslováquia é proveniente de fontes renováveis," referiu Jozef Lezo. Isto satisfaz as exigências da União Europeia com muitos anos de antecedência.

A IFT está concentrada principalmente em projetos na área da energia elétrica, incluindo transformadores, proteção elétrica e sistemas de controlo. A empresa está fortemente envolvida no setor das energias renováveis e não ficará apenas pelas centrais elétricas. A empresa está a desenvolver o conceito da eletromobilidade, distribuindo e instalando estações de carregamento para automóveis elétricos. A empresa também utiliza a sua própria frota de automóveis elétricos.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP