www.industria-portugal.com
30
'14
Written on Modified on
NORD Drivesystems
Robustos sistemas de acionamento mostram o seu lado mais doce
Os passos necessários para produzir chocolate a partir de grãos de cacau são muitos. Neste processo, ingredientes e misturas em vários estados são mantidos em movimento praticamente contínuo durante horas e dias consecutivos, o que exige sistemas de acionamento fiáveis. Na fábrica da Zotter Schokoladen, no sudeste da Áustria, a durabilidade e o funcionamento sem falhas destes acionamentos são duplamente importantes: primeiro, um funcionamento sem falhas garante um produto final de qualidade superior. Segundo, a linha de produção está sempre aberta a milhares de visitantes que, com certeza, não deverão testemunhar qualquer avaria. Durante anos, as instalações têm vindo a utilizar motorredutores da NORD DRIVESYSTEMS para as operações de transporte, mistura e bombeamento.
Imagem 1: A Zotter utiliza exclusivamente ingredientes biológicos provenientes do comércio justo - antes de mais, grãos de cacau provenientes de cultivadores selecionadosO chocolateiro Josef Zotter é um homem de princípios e uma produção sustentável é o seu principal lema. A sua fábrica em Riegersburg, no sul da Áustria, assenta totalmente em energias renováveis e gera a maioria da energia necessária incinerando os próprios resíduos. Igualmente importante para Zotter é um tratamento justo - tanto dos cultivadores como dos consumidores. Assim, este é o único produtor de chocolate na Europa a utilizar exclusivamente materiais de qualidade biológica provenientes do comércio justo. Zotter espera o mesmo tipo de compromisso por parte dos seus fornecedores. Por este motivo, a fábrica de Riegersburg aplica rigorosas exigências no que se refere às normas aplicáveis às máquinas e equipamento das instalações e aos serviços de apoio ao cliente dos seus parceiros tecnológicos. A empresa suíça especialista em engenharia de processos Bühler foi responsável pelo design e implementação das instalações de produção de chocolate. Os motorredutores da NORD DRIVESYSTEMS contribuem significativamente para uma operação sem falhas durante todas as fases dos processos. "Os nossos fornecedores, incluindo a NORD, são muito fiáveis", afirma Thomas Linshalm, responsável pelo processamento do cacau na Zotter. "É crucial que todas as nossas máquinas funcionem de modo fiável. Assim, é bom saber que a NORD está sempre disponível para reagir rapidamente caso ocorra algum problema. Basta uma chamada telefónica e imediatamente falamos com alguém que poderá ajudar - e isso agrada-nos muito."
Imagem 2: Thomas Linshalm, responsável pelo processamento do cacau na fábrica da Zotter, em Riegersburg
Ouro negro, torrado e moído
Sabendo que podem sempre contar com um funcionamento sem falhas das instalações, os especialistas da Zotter podem aplicar todos os seus conhecimentos em prol da inovação. Todos os anos a empresa apresenta dezenas de novos sabores com uma enorme variedade de ingredientes. Estes vão do ananás ao limão, do aipo aos espargos, do coco ao queijo, sendo até utilizadas matérias-primas ainda mais extravagantes. A Zotter comercializa atualmente tabletes de chocolate e outros doces em 365 variedades distintas. Mas, independentemente dos sabores exóticos e das novas criações, o clássico chocolate continua a ser um ingrediente indispensável para grande parte da gama de produtos. Há muitos anos que o chocolate é produzido nas instalações, de acordo com as receitas de Zotter, o que é bastante incomum para um pequeno produtor. Os grãos de cacau fornecidos à fábrica são lavados e depois torrados durante vários minutos a temperaturas acima de 100 °C e posteriormente esterilizados sob pressão de vapor. Transportadores equipados com acionamentos com uma potência nominal de 0,75 kW garantem o transporte entre as estações de lavagem, torrefação e esterilização. O passo seguinte é um triturador, onde é retirada a casca dos grãos de cacau. Depois, uma máquina de moagem com um acionamento da NORD transforma os grãos numa pasta de cacau líquida que é transportada até um misturador através de um tubo. As bombas necessárias para esta fase possuem motorredutores de 4 kW. No misturador é adicionado açúcar à pasta de cacau e, para algumas receitas, leite em pó. Além disto, é ainda acrescentada uma quantidade extra de manteiga de cacau proveniente de tanques adjacentes equipados com várias bombas com acionamentos de 1,1 kW.
Imagem 3: A mistura inicial tem que ser novamente moída numa máquina de laminar. Uma correia transportadora transporta a mistura até lá.
O produto líquido transforma-se em produto sólido...
A mistura da massa de cacau com os outros ingredientes resulta numa massa fluída, moída numa máquina de laminar de forma a obter uma textura fina. Uma unidade de engrenagem sem-fim dedicada, acionada por um motorredutor helicoidal de 4 kW, garante então a compressão. Tendo por base o atual design NORDBLOC.1, este acionamento apresenta uma inovadora construção: As engrenagens são introduzidas e montadas através dos orifícios dos rolamentos. Embora a distância entre eixos seja idêntica à das engrenagens helicoidais convencionais, o design NORDBLOC.1 permite a utilização de rolamentos maiores em configurações com desvios sobrepostos. Os eixos são também maiores do que noutros sistemas padrão do setor de uma só peça. Graças aos rolamentos maiores, os sistemas de acionamento são significativamente mais robustos e mais duradouros uma vez que o desgaste provocado pelas forças radiais e axiais é minimizado. Os mancais dos eixos maiores permitem uma implementação extremamente flexível das especificações dos clientes no que diz respeito, por exemplo, aos diâmetros dos eixos ou à forma e comprimento dos pinos dos eixos.
Imagens 4 e 5: A pasta de cacau é comprimida por uma engrenagem sem-fim dedicada acionada por um motorredutor helicoidal
... e o produto sólido transforma-se em produto líquido
Os transportadores transportam então o produto intermédio solidificado ao longo de cinco máquinas de laminar, onde é gradualmente refinado. Só depois disto é que a mistura alcança a última fase da produção de chocolate. Desenvolvida pela Bühler com base em conhecimentos especializados do setor, a concha de um eixo é utilizada para reduzir o teor de água, garantindo uma textura suave e sedosa. Os compostos amargos são evaporados através de um sofisticado controlo da temperatura enquanto os aromas pretendidos permanecem presentes. Nesta aplicação, são usados acionamentos da NORD para as operações de transporte, agitação e bombeamento. Um motorredutor helicoidal funciona como acionamento da correia para encher a concha. Dependendo da receita, a massa de chocolate em estado líquido é agitada durante até 48 horas a temperaturas aumentadas até resultar num produto com um brilho requintado e o perfil aromático desejado. Os braços do agitador são movidos por um acionamento direto compacto. O motorredutor de eixos paralelos utilizado para este efeito debita uma potência nominal de 55 kW. Depois da conchagem, a mistura é evacuada através de um sistema de bombeamento acionado por um motorredutor helicoidal.
Imagem 6: Acionamento da correia durante o carregamento da concha
Imagem 7: Motorredutor de eixos paralelos acionando a concha
Imagem 8: Os ingredientes e produtos intermédios são movidos de tanques e de uma máquina para a seguinte através de vários acionamentos de bombas; acima: evacuação da concha
Conclusão:
Na produção de chocolate, as máquinas, como máquinas de moagem, misturadores e agitadores, bem como muitos transportadores e linhas de bombeamento assentam em robustas tecnologias de acionamento. Na fábrica de Josef Zotter, vários tipos de motorredutores da NORD DRIVESYSTEMS realizam uma grande parte destas operações. Thomas Linshalm, responsável pelo processamento do cacau na inspirada empresa, explica: "Nós operamos um grande número de motorredutores. Assim, e caso seja necessário, é muito importante termos sempre acesso rápido a peças sobressalentes. No entanto, de um modo geral, os acionamentos funcionam de forma bastante fiável."