www.industria-portugal.com
28
'13
Written on Modified on
HMS Industrial Networks AB
Soluções para aplicativos seguras baseadas em IEC 61508
Com a IXXAT Safe, a HMS apresenta uma linha de produtos sob a marca IXXAT para proporcionar uma implementação rápida e rentável de soluções de comunicações seguras em dispositivos de automação industriais.
Com a linha IXXAT Safe a HMS apresenta um vasto portfólio de soluções para comunicações seguras em conformidade com o IEC 61508; desde o software de protocolo de segurança até os módulos de segurança I/O (entrada/saída) prontos para integração nos dispositivos de clientes. A HMS e a sua equipe de desenvolvimento de segurança também presta assistência a clientes no desenvolvimento dos seus aplicativos de segurança, bem como na certificação de produtos finais e em atividades de desenvolvimento específicas de cada cliente como, por exemplo, soluções OEM.O novo acréscimo à linha IXXAT Safe é a IXXAT Safe T100, uma solução completa para uma integração simples e rápida de uma I/O que utiliza um protocolo de comunicações seguro. O módulo de segurança IXXAT Safe T100 é integrado diretamente no produto ou no sistema do cliente; por exemplo, nos sistemas de soldagem, nos acionamentos, nos terminais de contadores e em muitos outros locais. Graças à arquitetura abrangente com hardware e software de segurança, bem como à pré-certificação pelo TÜV Rheinland, a utilização do IXXAT Safe T100 simplifica consideravelmente o desenvolvimento de dispositivos e sistemas com comunicações seguras.
Consequentemente, o usuário também se beneficia de uma redução significativa do tempo de desenvolvimento, dos custos e do risco.,
O IXXAT Safe T100 utiliza os conhecidos módulos Anybus CompactCom da HMS como uma via de comunicação ao longo da rede não segura; nesta situação as comunicações seguras são implementadas através do princípio de "canal negro".
Além da primeira versão já lançada, IXXAT Safe T100/PS for PROFIsafe on PROFINET, estarão disponíveis brevemente versões adicionais para redes como, por exemplo, CIP Safety on EtherNet/IP ou Functional Safety over EtherCAT.
Se existirem exigências especiais relativamente a fatores de formato, a conectores ou ao número de I/O, é também possível implementar versões personalizadas do IXXAT Safe T100.
A linha IXXAT Safe inclui também uma pilha de protocolos para Functional Safety over EtherCAT (FSoE), CIP Safety on EtherNet/IP, CIP Safety on Sercos e openSAFETY.
Tal como o IXXAT Safe T100, essas pilhas de protocolos estão também pré-certificadas pelo TÜV e permitem a implementação de comunicações seguras em hardware adequado. A integração pode ser realizada pelos próprios fabricantes de dispositivos, contudo, a HMS está preparada para prestar assistência no que diz respeito à integração, à importação e à certificação. A vantagem do cliente usar uma pilha de protocolos de segurança pré-certificados é o fato desses proporcionarem uma redução significativa do tempo de desenvolvimento, dos custos e do risco.
Pode obter mais informações acerca do IXXAT Safe no site www.ixxat.com