www.industria-portugal.com
14
'13
Written on Modified on
EPLAN
Já disponível: Nova Plataforma EPLAN 2.3
A nova versão Plataforma EPLAN já está no mercado. A versão 2.3 concentra-se na normalização e automatização, e abre novas opções para os utilizadores no que toca a projetos compatíveis com os padrões e ao tratamento de valores relativos à segurança. A simples edição de macros e a função de pesquisa alargada às definições do sistema garantem aos utilizadores uma engenharia altamente produtiva. Outro benefício prático: Administração centralizada de dispositivos descontinuados e a respetiva verificação do projeto conferem transparência e segurança.
EPLAN 2.3 macros: Configuração padronizada e flexível baseada em circuitos parciais e na edição em tabela de macros
Seguro de acordo com os padrões: EN 81346 e VDMA 66413
A definição de soluções mecatrónicas e a escolha de designações apropriadas na documentação são tarefas normais e diárias para quem desenha. A norma EN 81346 "Sistemas Industriais, Instalações e Equipamento e Produtos Industriais - Princípios de Estruturação e Designações de Referência" é amplamente aceite a nível internacional. A Plataforma EPLAN 2.3 permite a fácil implementação de estruturas e designações de projetos, de acordo com esta norma. Para alem disto é necessário ter em conta a questão das falhas de segurança de componentes e as funções de segurança de acordo com a diretiva 2006/42/UE. A EPLAN suporta um formato de partilha de dados eletrónicos consistente com a importante definição de valores relacionados com a segurança para automatização de componentes de acordo com a norma VDMA 66413. Os dados de segurança dos fabricantes do dispositivo podem ser transferidos para o sistema de gestão de peças da EPLAN através de uma interface padronizada. Os valores são guardados diretamente com os componentes e por isso estão acessíveis para utilização no esquema. Isto significa que não existe a necessidade de efetuar a demorada combinação manual de valores de segurança e o utilizador pode ter a certeza que recebe toda a informação corretamente.
Administração central de dispositivos descontinuados
Os itens descontinuados são geralmente substituídos por um novo modelo, mas continuam a ser utilizados em projetos existentes e têm de ser administrados de forma transparente. Na Versão 2.3, a Plataforma EPLAN torna a administração central de artigos descontinuados mais fácil ao permitir a marcação no sistema de gestão de artigos. Existem também novas opções de verificação para dar aos utilizadores ainda mais segurança no processo de desenho. Uma vez armazenada centralmente no sistema de gestão de peças, a informação fica disponível para todos os envolvidos durante todo o projeto. Isto significa que o software CAE cria mais transparência no processo de engenharia e mantém os processos existentes controláveis. Já que falamos no tema da controlabilidade: O software da EPLAN oferece vastas opções de configuração para ajustamentos individuais mediante a forma de trabalhar dos utilizadores.
Pesquisas mais fáceis, resultados mais rápidos
A nova Versão 2.3 incorpora também uma função de pesquisa de alta performance que torna mais fácil encontrar e ajustar configurações do sistema através do uso de palavras-chave. Para os navegadores de dados de projeto disponíveis na EPLAN, os utilizadores podem agora definir qual a informação adicional a ser apresentada na visualização em árvore. As opções de exibição foram harmonizadas, alargadas e tornadas ajustáveis para permitir isto mesmo. Isto faz com que a navegação seja mais fácil para os utilizadores e dá-lhes flexibilidade adicional em termos de configuração individual. Existe uma rápida visão geral da informação importante para tornar o processo de engenharia mais produtivo.
Os clientes com um contrato de serviços de software podem fazer o download da nova Versão 2.3 diretamente da página principal do fornecedor de soluções EPLAN. www.eplan.pt.