www.industria-portugal.com
Kennametal

Kennametal apresenta a broca FBX para usinagem aeroespacial mais rápida

Nova broca modular garante taxas máximas de remoção de metal para componentes estruturais


A Kennametal apresentou a broca FBX para furação de fundo plano de peças aeroespaciais estruturais. A broca FBX patenteada garante uma estabilidade superior e taxas de remoção de metal até 200% mais altas na usinagem de ligas de alta temperatura, aço inoxidável e outros materiais. A nova broca modular é o primeiro passo crítico em um conceito de três partes de ferramentas – incluindo as séries de fresas de topo HARVI Ultra 8X e HARVI – especificamente desenvolvido pela Kennametal para diminuir o tempo de ciclo para esses tipos de aplicações.



Kennametal apresenta a broca FBX para usinagem aeroespacial mais rápida
A broca FBX faz parte de um conceito de ferramentas especificamente desenvolvido para maximizar as taxas de remoção de metal e diminuir os tempos de ciclo durante a usinagem de componentes aeroespaciais estruturais.

A remoção rápida de grandes quantidades de material continua sendo um desafio para esses tipos de componentes. Tradicionalmente, o primeiro passo do processo é penetrar o material usando técnicas de usinagem em rampa. Esse é um processo demorado e as taxas baixas de remoção de metal são a norma.

"Combinando as vantagens de uma broca de fundo plano e do fresamento de mergulho no eixo z, a broca FBX acelera drasticamente o processo de usinagem. O design de fundo plano elimina as forças radiais enquanto quatro arestas de corte eficazes garantem taxas de avanço e velocidade mais elevadas, o que resulta em taxas de remoção de metal até 200% superiores em comparação com as tradicionais técnicas de usinagem em rampa e libera capacidade para os fabricantes do setor aeroespacial", informa Georg Roth, Gestor de Produto na Kennametal.

Depois de a broca formar a estrutura básica do componente, o desbaste e o acabamento com fresas de topo sólidas e indexáveis são os passos seguintes do processo.

Características de design exclusivas
Quatro arestas de corte eficazes garantem estabilidade em aplicações complexas como furação de furos em cadeia, enquanto amplos canais para cavacos garantem a evacuação descomplicada dos cavacos. Apoiada por uma série de bicos de refrigeração intercambiáveis para ajudar a eliminar o acúmulo de calor, a ponta da broca é caracterizada por um inserto central com duas arestas de corte eficazes e divisores de cavacos para capacidades máximas de avanço. As brocas estão disponíveis em diâmetros de 60, 75 e 90 mm e nas versões longa e curta (150 mm e 95 mm). Esta broca modular é compatível com os adaptadores de montagem com flange cônica (BTF) da Kennametal, disponíveis em vários estilos de conexão de fuso.


Kennametal apresenta a broca FBX para usinagem aeroespacial mais rápida
O design exclusivo da broca de fundo plano FBX direciona as forças de corte para o fuso da máquina, minimizando a deflexão e aumentando simultaneamente a vida útil das ferramentas e as taxas de remoção de metal.

Versatilidade e desempenho em uma única ferramenta
A broca FBX é idealmente adequada para furação de furos sólidos, em cadeia e mergulho em diversos materiais como ligas de alta temperatura, aço inoxidável, aços e ferros fundidos. Ela é igualmente versátil e de alto desempenho em aplicações semelhantes para os mercados de engenharia geral e de geração de energia.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP