www.industria-portugal.com
04
'12
Written on Modified on
BALLUFF
Sensores de inclinação BSI – para necessidades específicas
Os novos sensores de inclinação BSI da Balluff, empresa especializada em sensores, utilizam um sistema de líquido que consegue detetar desvios horizontais de modo absoluto e totalmente sem contato num eixo a 360°. Com uma exatidão extremamente elevada de 0,1°C, uma firmeza de 0,01° e uma oscilação de temperatura de apenas 0,01%/10 000, estes sensores de inclinação são a escolha ideal quando, em aplicações complexas, é necessário determinar de forma precisa os ângulos de inclinação ou quando é preciso monitorizar de forma constante os movimentos giratórios.
Os sensores de inclinação BSI possuem uma caixa metálica compacta e robusta com uma classificação de IP 67, podendo ainda ser facilmente instalados em sistemas com limitações de espaço. Com uma amplitude térmica alargada entre os -40°C e os + 85°C, os sensores foram principalmente concebidos para aplicações no exterior.Os sensores topo de gama são altamente precisos e demonstram a sua qualidade quando é necessário determinar com elevada firmeza e precisão desvios no eixo horizontal ou para o eixo vertical: por exemplo, em centrais eólicas, centrais solares termoelétricas, instalações de produção de petróleo e gás e na tecnologia médica como, por exemplo, tomografias computorizadas e instalações de irradiação.
Os sensores de inclinação BSI da Balluff assentam num princípio de medição capacitiva e encontram-se equipados com uma célula de medição baseada num sistema de líquido. Estes sensores estão equipados com quatro condensadores cheios de dielétrico líquido. Dependendo da inclinação do sensor, o "nível" deste meio cobre os condensadores de forma diferente, fazendo com que a capacidade, sendo esta a medida do ângulo de inclinação, se altere. O sinal de saída analógico, que varia entre os 4 e os 20mA, é escalonado linearmente ao longo de um âmbito de ângulos de 360°C.