www.industria-portugal.com
NORD Drivesystems

Soluções de intralogística LogiDrive combinam eficiência energética e redução de variantes

Os projetos de intralogística de grandes dimensões para aeroportos, centros de encomendas, armazéns de tetos altos ou outras instalações de logística de armazém têm que harmonizar uma diversidade de requisitos. Com o conceito LogiDrive para tecnologias de acionamento, a NORD DRIVESYSTEMS adota uma abordagem que combina eficiência energética e a redução de variantes com soluções de sistemas ideais para intralogística.

Soluções de intralogística LogiDrive combinam eficiência energética e redução de variantes
A solução de intralogística LogiDrive da NORD foi concebida para projetos de intralogística em aeroportos, centros de encomendas, armazéns de tetos altos ou outras instalações de logística de armazém.

As esteiras transportadoras usadas em instalações de intralogística de aeroportos, armazéns e centros de encomendas são muitas vezes projetadas para a carga máxima prevista e com fatores de segurança correspondentes. Isto resulta frequentemente em acionamentos excessivamente grandes para a aplicação em questão. No entanto, durante o funcionamento real, estes sistemas apenas atingem a carga máxima com uma pequena proporção dos itens transportados. Consequentemente, devido a este tipo de design, os acionamentos, maioritariamente, apenas funcionam no intervalo de carga parcial ineficiente. Com o conceito LogiDrive, a NORD contraria esta tendência com uma redução específica de variantes usando motores síncronos modernos. Em comparação com a tecnologia assíncrona convencional, estes motores apresentam um desempenho de consumo de energia melhorado nos intervalos de carga e velocidade parciais. Por este motivo, são mais eficientes energeticamente nestes pontos de funcionamento e também mantêm as eficiências em níveis elevados, mesmo em caso de sobredimensionamento, mediante uma redução de variantes. Isto resulta num custo total de propriedade reduzido.

Quatro em cinco variantes de acionamento não são necessárias
Com os variadores de frequência da NORD é possível controlar a velocidade de saída através de um intervalo de frequência de 25 a 100 Hz. Graças à sua elevada capacidade de sobrecarga, os motores síncronos modernos possuem um único tipo de motor que pode ser usado em vez de motores de diferentes tamanhos. Dependendo do desempenho necessário, os motores são ligados ao respetivo variador com diferentes frequências. Por exemplo, num projeto da NORD para transporte de bagagem num aeroporto com 700 unidades de acionamento, foi possível reduzir o número de variantes em cerca de 80%. Oito variantes das onze apresentavam configurações relacionadas com uma solução de sistema padrão - LogiDrive da NORD. É possível testar e usar de forma segura soluções padrão comprovadas.

Redução de custos graças a padronização
Os sistemas LogiDrive da NORD são altamente eficientes, extremamente fáceis de manter e instalar graças à tecnologia plug-and-play e resultam numa redução considerável do stock de peças sobressalentes durante o funcionamento. Todo o conceito foi desenvolvido para garantir um planeamento e uma colocação em funcionamento simples. As variantes padronizadas de motorredutores foram especialmente desenvolvidas para intralogística, logística de encomendas e tecnologias de aeroportos, sendo particularmente adequadas para reduzir o número de variantes. O design compacto permite poupar espaço e a carcaça leve em alumínio permite reduções de peso na ordem dos 25%. As unidades de acionamento LogiDrive incluem um motor síncrono IE4 com potências nominais de até 5,5 kW, uma unidade de engrenagens cónicas helicoidais de 2 fases e um variador de frequência NORDAC LINK para instalar junto ao motor. Com motores com eficiência de classe IE4 e sistemas com eficiência de acordo com a classe IES2, as unidades de acionamento atingem excelentes desempenhos gerais - especialmente nos intervalos de carga e velocidade parciais.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP