www.industria-portugal.com
04
'12
Written on Modified on
EPLAN Fluid Professional: engenharia integrada com sistema de construção mecânico
A EPLAN, distribuidora de soluções de software, apresenta um software otimizado para fluidos, que agora pode ser integrado no fluxo de trabalho MCAD. Brevemente e graças ao EPLAN Fluid Professional, será possível ligar de forma direta dados 3D, simbologia de fluidos e atuação elétrica à lista de peças e às especificações técnicas do equipamento. Os utilizadores poderão beneficiar da engenharia interdisciplinar e de custos de planificação e documentação reduzidos. Em simultâneo comprovarão o incremento do nível de detalhe dos seus projetos.

Controlo do fluxo de trabalho com o interface STEP
Uma das novas e principais características é a integração com o sistema de desenho mecânico existente. Uma vez que um modelo 3D pode ser desenhado em qualquer sistema MCAD (como por exemplo, o Autodesk Inventor), é possível definir-se o espaço necessário para a instalação dos diferentes componentes pneumáticos e da alimentação de ar comprimido e importá-lo para o EPLAN Fluid Professional, utilizando o interface STEP. O engenheiro de fluidos procede então à seleção e interligação dos componentes beneficiando da referenciação cruzada com a engenharia elétrica. A partir daí, são criadas listas de peças e de mangueiras que ficam imediatamente ao dispor do utilizador. Se, por exemplo, o engenheiro de fluidos importar um painel de montagem, é possível colocar os componentes escolhidos no espaço de instalação predefinido no diagrama de circuitos, utilizando o "arrastar e largar" e dispô-los diretamente em 3D. Os dados de fabrico, tais como os relativos aos pontos de fixação da unidade de manutenção pneumática, são facilmente criados através do dimensionamento. Por fim, o engenheiro de fluidos devolve o resultado para o modelo global da máquina exportando-o através do interface STEP - incluindo a numeração dos componentes definidas na aplicação.
A padronização simplifica o processo
Com o EPLAN Fluid, os engenheiros de fluidos podem padronizar a planificação dos seus projetos, assim como guardar e reutilizar subsistemas já utilizados sob a forma de macros e sempre que necessário. O conhecimento específico fica desta maneira salvaguardado, podendo ser recuperado a qualquer altura, o que ajuda a acelerar o planeamento e a salvaguardar a qualidade em todas as disciplinas.
Um fluxo de trabalho que inclua o EPLAN Fluid e o planeamento elétrico do EPLAN Electric P8 proporciona também uma oportunidade de se evitarem erros, especialmente com o incremento da complexidade dos sistemas mecatrónicos.
O engenheiro de fluidos fica assim com mais tempo para aplicar os seus conhecimentos na seleção e dimensionamento dos componentes, na conexão do sistema de fluidos e no seu posicionamento mais correto. Aspetos como o comprimento das mangueiras, geração de calor, eficiência de energia, interação mecatrónica e redução do espaço de instalação podem ser calculados numa fase inicial deste fluxo de trabalho multidisciplinar.
Resumo:
Os benefícios para o responsável pelo planeamento são evidentes: os dados 3D, a simbologia de fluidos e a atuação elétrica estão diretamente ligados à lista de peças e às especificações do equipamento. O resultado: o planeamento e os custos de documentação são reduzidos.
Imagens
fluid_EN.png: Um planeamento em 3D simples no EPLAN Fluid Professional, utilizando a tecnologia eTouch.