www.industria-portugal.com
15
'11
Written on Modified on
Melhorar soluções energéticas com a plataforma EPLAN
A produção de calor e electricidade na Rússia assenta, em grande medida, em soluções localizadas. Para a Impuls Industrial Boiler Plants, as oportunidades de construir ou reconstruir centrais térmicas de grandes dimensões que forneçam calor e electricidade a comunidades, incluindo instalações industriais remotas, representam um mercado de em grande crescimento. Fundada em 2002, e empresa foi pioneira no desenvolvimento de centrais térmicas industriais modulares, totalmente automatizadas, que não necessitam de operadores humanos. Um dos principais motivos para a escolha da EPLAN, como a nova ferramenta de desenhoign, prendeu-se com o facto de o software ter a capacidade de comportarsuportar o desenhoign de componentes eléctricos, de controlo de processos e dos armários invólucro numa plataforma partilhada. Consequentemente, os projectos que normalmente demoravam três meses ou mais, estão agora a ser concluídos em 5 ou 6 semanas.
Atracção pelo conceito da plataforma EPLAN
"Procurando optimizar a produtividade do design, a Impuls seleccionou a EPLAN pelas suas amplas características a nível de automação e porque o seu conjunto de produtos controlados por bases de dados era único – sendo o único produto de engenharia assistido por computador que suportava o desenhoign de componentes eléctricos, de controlo de processos e dos armários invólucro numa plataforma partilhada. Isto significava que os dados criados por uma disciplina poderiam ser partilhados por todos", comenta Soloviev.
Enormes poupanças a nível de tempo
"Esta era uma das características pretendidas pela empresa. Antes de decidirmos utilizar a EPLAN na nossa engenharia, trabalhar no AutoCAD e no MS Office significava que todas as fases dos produtos eram executadas pelo mesmo engenheiro, devido ao facto de não existirem funções como a realização de projectos a nível transdisciplinar e a partilha de dados entre múltiplos utilizadores. Agora, com a EPLAN, os engenheiros eléctricos e de controlo de processos têm a oportunidade de colaborarem em projectos", afirma Soloviev.
Com a mudança para a plataforma EPLAN, a Impuls adquiriu o EPLAN Electric P8, EPLAN PPE e o módulo de layout do painel de montagem 3D, projectos que normalmente demoravam três meses ou mais, estão agora a ser concluídos em 5 ou 6 semanas, e isto foi conseguido nos seis meses que se seguiram à adopção da EPLAN. "Os engenheiros estão a tirar o máximo partido das amplas funcionalidades a nível de automação da EPLAN, como a verificação de erros e o cruzamento de dados automatizado. Os erros diminuíram e não é anormal termos projectos nos quais não surgem quaisquer erros", salienta Soloviev. Foi criado um arquivo na EPLAN que, agora, contém mais de 1500 macros de componentes e 2000 macros de funções partilhadas por todas as disciplinas. A Impuls espera, à medida que o tempo passe, conseguir acelerar ainda mais os projectos aumentando o número de macros arquivadas e descobrindo mais formas de tirar partido das funcionalidades da EPLAN durante a fase de desenvolvimento dos projectos.
Os clientes beneficiam dos resultados da EPLAN
"Com a EPLAN, deverá haver uma vantagem a nível da manutenção ao longo do tempo, tanto para a Impuls como para os clientes, uma vez que a documentação produzida pela EPLAN para cada instalação é de elevada qualidade. Apercebemo-nos de que os nossos clientes têm bastante menos questões relativamente a projectos concluídos e têm tendência a classificar muito bem os elaborados através da EPLAN."
Alexey Soloviev, Director do Departamento de Engenharia na Impuls
Imagens:
Boiler-house-01.jpeg: projectada pela Impuls
Boiler-house-02.jpeg: centrais térmicas projectadas pela Impuls EPLAN_ProPanel_application.jpeg: quadro eléctrico projectado com EPLAN ProPanel elaborado pela Impuls minefield_Yamburgskoye.jpeg: central térmica da jazida de gás de Yamburgskoye no Oeste da Sibéria projectada pela Impuls minefield_Zapolyarnoye.jpe: central térmica da jazida de gás de Zapolyarnoye na zona sul da região de Tazovsky