www.industria-portugal.com
ARC INFORMATIQUE

A PcVue supervisiona a maior experiência do mundo com veículos híbridos recarregáveis

A EDF (Electricité de France), a Toyota e o conselho comarcal de Estrasburgo seleccionaram o software PcVue SCADA, desenvolvido pela ARC Informatique, para um projecto conjunto de três anos intitulado Kléber. Esta é uma experiência em grande escala com uma frota de 70 veículos híbridos recarregáveis (VHR) e 145 postos de carregamento em toda a área urbana de Estrasburgo. O custo/eficácia, os prazos de entrega reduzidos e o know-how industrial desempenharam um papel fulcral no processo de selecção.

A PcVue supervisiona a maior experiência do mundo com veículos híbridos recarregáveis
Em Maio de 2010, a Toyota, a EDF e a Cidade e Comunidade Urbana de Estrasburgo lançaram um projecto conjunto intitulado Kléber para uma demonstração em grande escala de veículos híbridos recarregáveis (VHR). Este programa de três anos tem três objectivos principais: estudar as expectativas dos utilizadores quanto à tecnologia de VHR e infrastruturas de recarregamento, verificar o desempenho dos VHR em situações reais e desenvolver métodos para a avaliação do consumo de combustível e de emissão de CO2 . Esta experiência é essencial, pois a Toyota está agora a negociar uma versão "plug-in" da sua conhecida gama Prius. O programa Kléber faz parte de um projecto mundial desenvolvido pela Toyota, com 600 VHR Prius também a ser testados no Japão, nos Estados Unidos, na Inglaterra, no Canadá e na Austrália. Para a EDF é uma oportunidade para testar as instalações de carregamento em prática. »As experiências são essenciais para avaliar soluções técnicas, utilização e modelos económicos», explica Igor Czerny, Director de Transportes e Veículos Eléctricos da EDF. I projecto Kléber é a maior experiência deste tipo em todo o mundo, com uma frota de 70 VHR e 145 postos de carregamento, quase todos conectados via 3G, a ser testados por utilizadores seleccionados. Os 145 postos estão instalados em todos os locais que se poderia esperar: junto à estrada (8 postos), em parques de estacionamento públicos (18), nas casas dos proprietários dos veículos (44) e nos parques de estacionamento dos seus locais de trabalho (75).

Um ano após o início da experiência, as equipas da EDF e da Toyota analisaram os dados técnicos recolhendo as informações emitidas pelos postos de carregamento, carregando os dados registados nos VHR durante visitas ao concessionário e analisando os questionários dos utilizadores e inquéritos de campo.

Para gerir os dados de carregamento dos postos da EDF medidos à distância, os patrocinadores do projecto Kléber seleccionaram o software PcVue SCADA desenvolvido pela ARC Informatique. »Esta é uma ferramenta comprovada e fiável utilizada para supervisionar vários dispositivos em muitos projectos de grande escala em todo o mundo. A nossa escolha foi influenciada pelo facto de cumprir os nossos requisitos especificados de desempenho e custo/eficácia.» refere Thierry Meunier, gestor de projecto dos Transportes e Veículos Eléctricos da EDF. Exemplos de projectos grandes recentes nos quais a solução PcVue se distinguiu incluem o da Iberdrola, a utilidade de energia espanhola que seleccionou o software para monitorizar as suas centrais eólicas que geram 3600 megawatts a partir de 35 centrais diferentes nos EUA.

A assistência activa da ARC Informatique e o prestador de serviços que instalou o PcVue também foram
um importante factor para o projecto Kléber. »A capacidade de resposta do contratante foi de grande importância para a implementação deste programa. O projecto apenas ficou definido no Outono de 2009 e arrancou no início de 2010, o que corresponde a um intervalo de tempo muito reduzido para um projecto desta envergadura.» refere Thierry Meunier da EDF.

A função do supervisor PcVue é recolher dados para serem transferidos para um sistema de computador para análise. Os dados são processados directamente pelo PcVue para uma visualização com animação (com diagramas mímicos) utilizando símbolos de objectos predefinidos que podem ser esclarecidos por mímica. Os dados adquiridos são traduzidos em objectos PcVue padrão e, depois, arquivados em bases de dados para o processamento através de software analítico, como nas folhas de cálculo.

No projecto Kléber, os dados adquiridos pelos postos de carregamento são transmitidos através de uma rede 3G e geridos pelo PcVue. A base de dados compilada pelo PcVue utilizando as informações recolhidos a partir dos mesmos é partilhada com um servidor central da EDF através de um serviço web. Isto significa que os dados podem ser consultados na Internet ou em intranet através de um acesso seguro.

O software PcVue mantém uma base de dados central que regista o comportamento dos utilizadores dos postos de carregamento em toda a área urbana de Estrasburgo e que regista a utilização dos postos. Também permite uma gestão em tempo real de qualquer posto de carregamento que apresente avarias, de modo a melhorar a manutenção de todo o sistema.

Strasb1.jpeg: O projecto Kléber é uma experiência em grande escala baseada numa frota de 70 veículos híbridos recarregáveis (VHR Toyota Prius) e 145 postos de carregamento em toda a área urbana de Estrasburgo.

Strasb3.jpeg: Página inicial do PcVue

Strasb4: apresentação dos locais de postos de carregamento em toda a cidade

Strasb5.jpeg: apresentação do estado de um posto de carregamento

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP