www.industria-portugal.com
NORD Drivesystems

NORD detecta o sol

Os moto-redutores NORD foram seleccionados para posicionar e apoiar, de forma segura, os módulos solares das centrais foto voltaicas no norte da Alemanha. A eficiência energética foi um factor chave de sucesso para a solução Nord, na medida em que os painéis solares detectam e seguem permanentemente o sol ao longo do dia.

NORD detecta o sol
A tecnologia de detecção inteligente da empresa Solarpark Rodenäs GmbH aumenta a eficiência das centrais foto voltaicas. Isto requer moto-redutores robustos de forma a posicionar e apoiar os módulos solares de forma segura contra ventos fortes. As unidades de transmissão habitualmente disponíveis utilizam travões convencionais e requerem aquecedores para prevenir que congelem. Estes representam custos e componentes de manutenção intensiva que aumentam igualmente o consumo de energia da unidade de transmissão.

A solução NORD descrita abaixo, cumpre melhor com todos os requisitos de resistência ao tempo, precisão, eficiência energética e economia. A Solarpark Rodenäs GmbH especializou-se em sistemas de fixação para painéis solares. Na medida em que as células solares são mais eficientes quando a luz solar incide sobre estes de forma vertical, a detecção precisa do sol aumenta consideravelmente a sua eficácia, pelo menos se a detecção não consumir demasiada energia. Para além dos sistemas com montagem fixa, a empresa desenvolveu sistemas controlados manualmente, assim como completamente automáticos para a detecção do sol. Estes são controlados por potentes moto- redutores compactos da NORD DRIVESYSTEMS, por exemplo no parque solar em Rodenäs, o qual, com uma frequência nominal de 2 MW, é o maior sistema ao ar livre no norte da Alemanha.

O controlo de detecção é calculado diariamente a partir dos dados do nascer do sol e do pôr-do-sol. No nascer do sol, os painéis solares dirigem-se para Este, de forma a detectar o sol ao longo do dia. Os moto-redutores NORD são activados a cada 15 minutos através de um impulso da unidade de controlo central para detectar o sol durante quatro graus e, em seguida, desliga-se novamente. Devido à detecção, os colectores solares atingem uma eficiência superior de 25 a 30% em comparação com os colectores fixos.

Com uma superfície de 16 m² cada, os painéis proporcionam uma ampla área de resistência aos ventos do Mar do Norte. A unidade redutora da série universal modular, a qual combina com duas unidades de rodas de engrenagem, apoia os painéis em posição sem travões adicionais. Estes posicionam os painéis de forma precisa e firme contra o vento, cuja força frequentemente ultrapassa 10 tempestades.

Mais de 700 moto-redutores estão duplamente protegidos do duro clima do Mar do Norte pela armação de uma só peça em alumínio resistente à corrosão e por uma tinta especial. Um lubrificante sintético de elevada qualidade assegura fiabilidade mesmo em temperaturas abaixo de zero e também minimiza a manutenção.

Imagem:
Tracks1.jpeg: Módulos solares rotativos - unidades de rodas de engrenagem universais da NORD, leves e resistentes ao tempo
Tracks2.jpeg: Parque solar em Rodenäs, com mais de 700 módulos solares

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP