www.industria-portugal.com
SOURIAU – SUNBANK Connection Technologies

Soluções de alta velocidade para ferrovias SOURIAU

A Souriau introduz os primeiros conectores de contato Quadrax no mercado destinado a aplicações ferroviárias. Criado e patenteado pela Souriau nos anos 2000 para a indústria aeronáutica e gerando vendas de vários milhares de itens, o conector de contato Quadrax Ethernet é um contato de alta velocidade com alta confiabilidade e muito fácil de usar. Com sete faixas dedicadas e algumas centenas de diferentes leiautes destinados para aplicações a bordo ou em trilhos, a Souriau oferece a gama mais completa para ferrovias. Já foram vendidos milhares de contatos Quadrax ao SNCF e para a Alstom para novo material circulante ou para atualização.

Soluções de alta velocidade para ferrovias SOURIAU
A solução Ethernet Quadrax pode ser instalada em vagões novos ou em atualização. É usado com cabo de cobre, transmitindo dados de acordo com o MVB, WTB e protocolos Ethernet a velocidades de até 1 gigabyte por segundo. Os conectores com contatos Quadrax ferroviários foram adaptados aos cabos de transporte ferroviário, que têm cortes transversais e diâmetros específicos. A gama de soluções ferroviárias da Souriau agora tem cinco conectores com Quadrax: 1 layout com 1 Quadrax para a série VGE1, 1 layout com 1 Quadrax para a série FER1 e 3 leiautes para a série 838: 2 Quadrax, 4 Quadrax e 4 Quadrax + 8 contatos de sinal.

Esses conectores já foram instalados nos novos vagões da Alstom e em programas de atualização do SNCF. Esse sucesso é fruto do comprometimento de longo prazo da Souriau no mercado de transporte ferroviário. O desempenho dos novos conectores ferroviários Quadrax é ilustrado pela conquista dos dois primeiros contratos. Primeiro, a Alstom selecionou a Souriau para fornecer todos os conectores de sinal inter-transporte para o programa MI09. O conjunto de 60 trens circulará nos trilhos suburbanos de Paris (RER A), substituindo os vagões atuais. Posteriormente, a SNCF fechou um contrato com a Souriau para o fornecimento chicotes e conectores da série 838 com 4 Quadrax + 8 contatos de sinal para o programa de atualização Z2N. Os conectores Quadrax estão instalados entre os vagões, de modo a ser capazes de equipar os carros com telas de informação para os passageiros nas partes dianteira e traseira do trem. Conectores VGE1 e FER1 com um único contato Quadrax já estão instalados nos trens MP05 do metrô de Paris.

Os conectores Quadrax Série 838 e VGE1 e FER 1 foram qualificados de acordo com a norma NF F 61-030, os materiais compósitos utilizados têm uma exigência classe II para fogo e fumaça de acordo com as normas NF F 16-101 e 16-102, e os contatos Quadrax foram classificados na categoria 6 de acordo com a norma Ethernet IEC 11801.

O desenvolvimento da faixa de conectores ferroviários de alta velocidade Quadrax dá continuidade à política de normalização da Souriau: um único design de contato Quadrax para todas as gamas de produtos. A padronização é um ponto forte da linha de conectores da Souriau. O exemplo mais significativo é o uso de um único contato AWG tamanho 16, derivado da linha industrial TRIM TRIO, para todas as faixas ferroviárias. Está disponível uma plataforma de sete ranges dedicadas com uma centena de leiautes. Oferece total flexibilidade e versatilidade para aplicações que incluem equipamentos embarcados, sinalização e infra-estrutura.

Esta produção padronizada tem muitas vantagens. Primeiro, os clientes de transporte ferroviário se beneficiam das economias de escala resultantes dos volumes da range industrial. Em segundo lugar, a negociação, a compra e o armazenamento nas instalações do cliente são simplificados. O cliente gerencia uma única listagem de contatos, reduzindo proporcionalmente os custos de gerenciamento. Em terceiro lugar, é necessário um único tipo de ferramenta de engate para todos os conectores. Isso permite que o processo de fiação seja padronizado, reduzindo custos e melhorando a qualidade. A Souriau é a única fabricante no mercado que fornece um tipo único de contato e provê essa padronização em todas as suas linhas.

Com instalações de produção certificadas com ISO 14001 e IRIS, a Souriau enfatiza o desenvolvimento sustentável. Os conectores feitos de materiais compósitos (atendendo às normas de fogo e fumaça com o padrão do contato AWG 16) são instalados em conjuntos de trens e contribuem para a economia de peso, reduzindo assim o consumo de energia do trem. Na transmissão de alta velocidade, a Souriau está trabalhando em soluções de conectores com fibras ópticas, o que eliminará os pesados cabos de cobre para determinadas aplicações.

www.souriau.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP