www.industria-portugal.com
norelem

Jovens designers arrancam com carros de competição elétricos e o apoio da norelem

Tendo por base o desafio de construir e operar um carro de competição puramente elétrico, a Formula Student (Electric) deste ano pôs os estudantes de design à prova. De modo a preparar várias equipas para o evento, a VDI Racing Camp Powered by norelem reuniu mais de 250 participantes de toda a Alemanha, preparando-os para a prestigiosa competição através do fornecimento de componentes e da prestação de apoio a todas as equipas.

Jovens designers arrancam com carros de competição elétricos e o apoio da norelem

Enquanto patrocinadora da VDI Racing Camp, há muito que a norelem está empenhada no desenvolvimento de talento jovem, oferecendo aos designers a oportunidade de testarem os seus inovadores projetos de carros de competição. Este ano, um total de 19 equipas da Formula Student enviaram os seus veículos para as instalações de testes práticos em Münsterland e testaram o seu trabalho de equipa em condições de competição.

Antes do evento principal, a norelem organizou um encontro entre os estudantes nas instalações de testes do laboratório de investigação ao ar livre para fixação de carga em Selm, Westphalia (F&T LaSiSe gGmbH). A norelem organizou pela primeira vez o "ensaio geral" para a Formula Student em 2016, que viria a ser apelidado de Racing Camp.

Na atual temporada 2023/24 da Formula Student, a norelem apoia cerca de 54 equipas alemãs da Formula Student e outras 42 equipas internacionais. A Formula Student (Electric) é uma competição de design para estudantes inscritos, em que o desafio é conceber e construir um veículo de competição para um piloto não profissional de fim de semana. O desafio também inclui o planeamento de uma produção fictícia de maiores dimensões e o teste do veículo concebido numa pista de corridas. Considerando tudo isto, a Racing Camp funciona como o local de preparação perfeito para esta competição.

Os 250 estudantes passaram os três dias a conceber, construir e testar os seus veículos. As equipas puderam tirar o melhor partido da sua cooperação sem a pressão de uma competição real e, por sua vez, praticar a sua apresentação profissional, sendo estas competências fundamentais na prova oficial da Formula Student.

No evento da Formula Student propriamente dito, são testadas as características de segurança mais importantes do veículo, bem como o comportamento de condução e o jogo de forças na pista – como é possível ver através da capacidade dos veículos para acelerar em linha reta ou descrever curvas com um raio constante. Adicionalmente, os próprios estudantes têm que fazer uma apresentação a uma equipa de jurados, que depois fará relatórios de conceção e de custos do veículo.

Treze das dezanove equipas da Racing Camp deste ano competiram com um carro de competição puramente elétrico, incluindo a equipa Infinity Racing da Formula Student, da Universidade de Ciências Aplicadas de Kempten. A equipa Allgäu já conhece a norelem: A equipa apresentou um simulador de corridas na Motek 2022, cuja construção foi apoiada pelo fornecimento de componentes normalizados por parte da norelem ACADEMY. Os componentes fornecidos incluíram perfis de alumínio e inúmeros elementos de conexão, que foram utilizados para a plataforma do veículo, mas também é possível encontrar peças da norelem na base e na estrutura do veículo. A paixão pelo desporto automóvel é o que une a equipa desde 2007, que conta atualmente com 85 membros.


Jovens designers arrancam com carros de competição elétricos e o apoio da norelem

A Infinity Racing, outra das 19 equipas, teve a oportunidade de testar o seu protótipo no asfalto pela primeira vez na VDI Racing Camp. "Através do escrutínio técnico na Racing Camp, temos a oportunidade de saber quais são os pontos fracos do nosso carro e o que temos de melhorar antes dos eventos oficiais", afirmou Intira Gross. "Uma vez que neste momento temos muitos membros novos, é ótimo poderem aprender e praticar os procedimentos num evento como a Racing Camp. Muitos dos participantes não sabiam como funciona o processo de avaliação. Aqui têm a oportunidade de aprender muito e de se prepararem para os exames reais. Além disso, a natureza descontraída é muito importante para nos unirmos enquanto equipa".

A colónia também inclui a consideração dos aspetos económicos da construção de veículos, uma vez que a apresentação e o financiamento do projeto são fatores importantes para convencer igualmente na competição internacional.

A conversão de um motor de combustão para um veículo elétrico é um desafio financeiro adicional para cada equipa que optou por fazê-lo. Os custos totais de um veículo deste tipo ascendem a cerca de 500.000 euros, sendo que o valor material puro é já de 200.000 euros. Por exemplo, um sistema de tração custa cerca de 50.000 euros, e as baterias dos veículos custam mais de 20.000 – só isto já ilustra o quão importante é para os estudantes receberem o apoio de empresas como a norelem, que fornecem conhecimento e componentes gratuitamente.

Martin Ahner, diretor de formação sobre produtos na norelem ACADEMY, disse: "Na gama de mais de 70.000 peças da norelem, há algo para todos. Tanto para os veículos, como para o equipamento da oficina. Desta forma, podemos apoiar as equipas no seu trabalho de uma forma muito prática."

A Infinity Racing utilizou componentes da norelem principalmente na construção de equipamento operacional. Com o patrocínio de produtos, a Infinity Racing conseguiu construir carrinhos de transporte e montagem, que foram depois utilizados na viabilização e no manuseamento do veículo, tanto na oficina como na pista.

Assim, para conquistar um lugar no pódio, não são apenas o espírito de inovação e o trabalho de equipa que são importantes, mas também a forma como todos os componentes interagem.

Martin Ahner continua: "Estamos firmemente focados na promoção de talento jovem, e isso sempre foi um dos principais objetivos da norelem. Para nós, a Racing Camp é uma oportunidade ideal para apoiar os engenheiros de projeto de amanhã e para promover a nossa marca. Assim, a oportunidade de ser um patrocinador chave é apenas mais um passo na direção certa."

A VDI Racing Camp Powered by norelem tem registado um rápido aumento do número de participantes e de veículos: de 175 estudantes distribuídos por 10 equipas em 2016, para 500 estudantes distribuídos por 23 equipas em 2019. Após uma pausa de dois anos devido ao coronavírus, o regresso da Racing Camp em 2022 contou com mais de 200 participantes. O evento é organizado, desde 2019, pela VDI (Verein Deutscher Ingenieure), com a norelem como patrocinador principal, sendo, por isso, apelidado de VDI Racing Camp Powered by norelem.

Para mais informações sobre a norelem ACADEMY, visite: www.norelem-academy.com


Jovens designers arrancam com carros de competição elétricos e o apoio da norelem

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP