www.industria-portugal.com
norelem

Deteção de contaminação: melhorar a segurança e a qualidade adotando soluções digitais

Marcus Schneck, CEO da norelem, explora a forma como os fabricantes podem adotar soluções digitais e utilizar componentes normalizados para melhorar a segurança e a qualidade da sua produção.

Deteção de contaminação: melhorar a segurança e a qualidade adotando soluções digitais

Num momento em que se verificam aumentos dos custos dos materiais, escassez de mão de obra e interrupções constantes da cadeia de fornecimento, os fabricantes de todo o mundo estão a enfrentar um cenário exigente. Para solucionar estas questões, os engenheiros e fabricantes estão a virar-se cada vez mais para tecnologias digitais para transformar os seus processos e fortalecer as suas posições.

Quando se trata de implementar uma estratégia de transformação digital, as empresas têm várias opções – desde mudanças pequenas e controláveis a reformulações em larga escala das suas instalações. Com a integração de inovações digitais ou componentes normalizados, as empresas conseguem sentir o impacto de cada mudança nas suas operações diárias e até constatar os benefícios a longo prazo.

Para os fabricantes que trabalham em setores como o dos alimentos e bebidas, e farmacêutico, as inovações digitais, como produtos detetáveis, podem agregar ainda mais valor às suas instalações através de melhorias na segurança, qualidade e consistência.

Deteção de contaminação
Quando um produto é contaminado por pequenos fragmentos de um componente durante o processo de produção, habitualmente seria o cliente a deteta a contaminação. As subsequentes recolhas do produto fazem com que os fabricantes incorram em enormes despesas, bem como em danos na sua reputação.

A deteção precoce de corpos estranhos desempenha um papel importante na produção. No entanto, nem sempre é possível detetar estes fragmentos à medida que são perdidos, o que pode ser particularmente perigoso em áreas como o processamento de alimentos e em áreas sensíveis da indústria farmacêutica.

Apoiando os clientes na deteção de contaminação durante o processo de produção, os mais recentes produtos detetáveis da norelem garantem uma identificação rápida e fiável de contaminantes através de sistemas de deteção. Na prática, os sistemas aumentam a segurança ao longo de todo o processo de produção e contribuem para a ocorrência de menos falhas nos sistemas.

Funcionamento e aplicação de produtos detetáveis
Enquanto pioneira na produção de componentes normalizados, a norelem desenvolveu peças operacionais e componentes normalizados facilmente detetáveis em plástico. Este plástico exclusivo significa que quaisquer fragmentos perdidos podem ser detetados de forma rápida e fiável pelos sistemas de deteção correspondentes.

Estes produtos detetáveis cumprem os mais rigorosos requisitos de higiene, qualidade e segurança da indústria de produção. Por esse motivo, são particularmente úteis nos equipamentos e instalações de produção dos setores alimentar, farmacêutico, químico e de embalamento. A norelem oferece duas variantes destas peças operacionais e componentes normalizados: deteção visual e metal detetável, ambas feitas com materiais de qualidade alimentar em termoplástico reforçado com fibra de vidro e em aço inoxidável.


Deteção de contaminação: melhorar a segurança e a qualidade adotando soluções digitais

Peças operacionais e componentes normalizados detetáveis visualmente

Os componentes normalizados detetáveis visualmente da norelem são feitos a partir de plástico azul marinho. A cor foi escolhida propositadamente, funcionando como a característica diferenciadora da capacidade de deteção dos componentes. O azul não é uma cor comum em produtos alimentares, o que significa que quaisquer fragmentos perdidos se destacarão imediatamente à superfície. Isso faz com que seja fácil, tanto para o olho humano, como para diversos sistemas de monitorização ópticos, identificar quaisquer fragmentos indesejados de peças operacionais ou componentes normalizados danificados.

Peças operacionais e componentes normalizados com metal detetável
Os detetores de metais são amplamente usados na deteção de alimentos contaminados, sendo um equipamento fiável. Estes produtos com metal detetável são feitos com um plástico em conformidade com as normas da FDA que possui propriedades magnéticas facilmente detetáveis por detetores de metais. Até fragmentos de plástico tão pequenos quanto 3 mm³, que podem penetrar nos produtos em processamento, são detetados através de tecnologia de indução e ejetados automaticamente. Adicionalmente, isto elimina a necessidade de descartar lotes completos ou eventuais operações demoradas de recolha.

Os produtos detetáveis são apenas um exemplo da forma como os componentes digitais podem constituir um benefício imediato para os fabricantes. Da mesma forma, também é possível usar outros componentes pertencentes à gama de componentes SMART da norelem como um pequeno passo em direção à transformação digital de uma organização.

Para obter mais informações sobre a norelem, visite: norelem.pt

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP