www.industria-portugal.com
IMI

O IMI CCI agita as águas profundas com a solução de Válvula Choke.

A IMI Critical Engineering, um fornecedor líder mundial de soluções de controle de fluxo, desenvolveu mais uma vez uma solução sob medida, que já demonstrou conseguir suportar as exigências diferenciadas da extração de óleo e gás em mares profundos durante longos períodos de tempo.

O IMI CCI agita as águas profundas com a solução de Válvula Choke.
Com uma extração estimada em 125.000 bpd de óleo e 70 mmscf/d de gás nas instalações do Taiti no Golfo do México, onde valiosos recursos energéticos são abundantes e disponíveis em  grandes profundidades, o equipamento tem que ser extremamente robusto para atender os padrões mais rigorosos em termos de confiabilidade. Durante as fases iniciais de um projeto, o equipamento também deverá ser resistente a  detritos iniciais e  vazões variável à medida que a plataforma passa pela fase de star-tup.

Neste projeto, a função da IMI CCI e da IMI Critical Engineering era o fornecimento de uma série de Válvulas Choke Customizadas de alta pressão (Válvulas para controle). As Válvulas Choke são amplamente usadas  para controlar a velocidade de fluxo de líquidos e gases. Cada Válvula precisava trabalhar com fluxos de várias fases e com sólidos em suspensão, que podem promover a erosão. A realização de trabalhos de reparo regulares nestas válvulas estava fora de questão devido aos custos e ao impacto na produtividade, por isso as válvulas teriam que ser confiáveis, ter uma longa vida útil e necessitar de manutenção mínima. Além disso, elas teriam que estar em funcionamento dentro de apenas 24 semanas.

Para preparar o equipamento das válvulas corretamente, os engenheiros da IMI CCI tiveram que levar em consideração vários fatores dinâmicos do sistema. Foram fornecidos dois modelos de válvulas personalizados, de 8” e 6” polegadas Classe 11000 API com revestimento de  carbeto de tungstênio capaz de suportar um delta de pressão de 2.400 psi.

Levando em consideração o requisito de  específicação do projeto referente aos diferenciais de pressões, a tecnologia de discos  de várias fases DRAG© patenteada da IMI incorporava passagem no topo da pilha do obturador, limitando a velocidade de saída do disco a um nível seguro, independentemente da queda de pressão.

Após três anos de serviço, as válvulas foram objeto de uma manutenção programada. Apesar de a inspeção inicial ter detectado uma quantidade significativa de detritos e várias entradas obstruídas, verificou-se que o disco estava como um novo e que os detritos eram provenientes do material de fluxo do poço na partida da planta e não afetavam o desempenho das válvulas.
John Barnes, da IMI CCI, explicou: “Tentamos encontrar soluções criativas para os desafios da indústria. Nossas Válvulas Choke apresentam os mais altos níveis de inovação e representam um enorme valor para os clientes.”

Para mais informações visite www.imi-critical.com.

O IMI CCI agita as águas profundas com a solução de Válvula Choke.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP