industria-portugal.com
PEPPERL+FUCHS PROCESS AUTOMATION

Proteção simples contra sobretensões

O novo sistema M-LB-2000 oferece proteção contra sobretensões apenas com recurso a uma função de desconexão do circuito para facilidade na manutenção e na colocação em funcionamento, tornando-o ideal para aplicações que apenas exijam o mínimo de especificações.

Proteção simples contra sobretensões
Módulos da família M-LB-2000 - ideais para aplicações com o mínimo de especificações

O sistema M-LB-2000 também pode ser usado como alternativa superior para blocos de terminais com proteção contra sobretensões. Os blocos de terminais podem ser substituídos pelos módulos compactos - 6,2 mm - sem que seja necessário espaço adicional. Os dispositivos de um elemento podem ser instalados em calhas DIN padrão, estão homologados para aplicações classificadas com até SIL 3 e estão certificados em conformidade com a diretiva ATEX e as normas IECEx até à Zona 1. Isto faz com que o sistema M-LB-2000 seja o complemento ideal para o sistema de proteção contra sobretensões M-LB-5000 - o sistema composto por dois elementos que oferece funções de diagnóstico.

O M-LB-5000 com função de monitorização do estado inclui diagnósticos patenteados e usa um algoritmo especial para detetar diferentes situações de sobrecarga que podem causar o desgaste da funcionalidade de proteção contra sobretensões. Isto melhora a disponibilidade da função de proteção e, por isso, todo o sistema, minimizando simultaneamente os custos de manutenção. O visor com lógica tipo semáforo de cada módulo de proteção reduz significativamente os trabalhos de teste, uma vez que as falhas detetadas podem ser atribuídas a circuito de sinalização específicos.

Este sistema também oferece vantagens consideravelmente superiores às de outras soluções no que se refere a manutenção. Por exemplo, um módulo base instalado numa calha DIN impede a interrupção do sinal quando o módulo de proteção está desconectado. Assim, o módulo de proteção pode ser substituído sem afetar o funcionamento da unidade de proteção em questão. No entanto, se o circuito de sinalização tiver que ser interrompido propositadamente - para testes de isolamento durante a colocação em funcionamento, por exemplo - basta rodar o módulo de proteção 180 graus e conectá-lo- Neste caso, o circuito de sinalização é interrompido através de uma função de isolamento integrada.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP