www.industria-portugal.com
Norelem

Amortecedores: a peça final no puzzle da produtividade

Sendo a produtividade incrivelmente importante para os fabricantes, são utilizados amortecedores para garantir que as máquinas têm vidas úteis mais longas, menos necessidade de manutenção e operações mais seguras. Marcus Schneck, CEO da norelem, investiga o motivo para a decisão de utilização destes produtos. Os amortecedores são de modo comum mais vistos e utilizados em veículos automóveis mas a sua presença é cada vez maior em linhas de produção em todo o mundo.

Amortecedores: a peça final no puzzle da produtividade

Como funcionam os amortecedores?
Estes amortecedores industriais são utilizados como componentes hidráulicos em máquinas para abrandar cargas em movimento com o mínimo de pressão para a máquina em si.

As empresas esforçam-se para aumentar a produtividade colocando as máquinas a funcionar a velocidades mais altas mas isso resulta em mais ruído, danos nas máquinas e vibração excessiva.

É aqui que os amortecedores entram; foram desenvolvidos para melhorar as aplicações de manuseamento de produtos através de uma desaceleração suave e de uma necessidade de manutenção reduzida.

Funcionam fornecendo uma desaceleração controlada e previsível através da conversão de energia cinética em energia térmica. O movimento aplicado ao pistão de um amortecedor hidráulico, por exemplo, pressuriza o fluido e força a sua passagem por orifícios limitados, causando assim o aquecimento rápido do mesmo.

Esta energia térmica é transferida para o corpo do cilindro e dissipada para a atmosfera envolvente. Para assistência adicional, os amortecedores de algumas linhas de produção são refrigerados com ar.

Quais são as vantagens para os fabricantes?
Este produto simples proporciona muitas vantagens aos utilizadores. A vantagem mais evidente é o facto de os amortecedores industriais reduzirem significativamente os impactos e as vibrações a que as máquinas são sujeitas. Os danos nas máquinas são atenuados, os períodos de inatividade são diminuídos e os custos de manutenção são reduzidos - aumentando assim a vida útil das máquinas.
Consequentemente, as máquinas podem ser operadas a velocidades mais altas pois estes amortecedores controlam ou param suavemente objetos em movimento. É possível aumentar as taxas de produção sem a preocupação de ter que substituir máquinas mais cedo do que seria normal.

Para as pessoas que trabalham nas proximidades de máquinas, os amortecedores são adições bem-vindas para a sua saúde e bem-estar. Os efeitos secundários prejudiciais de trabalhar nas proximidades de máquinas industriais, como ruído, vibração e impactos que provocam lesões, são moderados.

O bem-estar dos operadores de máquinas é, assim, aumentado com os amortecedores uma vez que os seus dias de trabalho não são repletos de ruídos altos e vibrações. Do mesmo modo, estes amortecedores industriais protegem os operadores de máquinas e equipamentos através de uma desaceleração controlada - ajudando-os a garantir o cumprimento das normas de qualidade.

De um modo geral, estas máquinas tornam-se mais valiosas graças às suas vidas úteis mais longas, a custos de manutenção inferiores e a um funcionamento mais seguro - conferindo às empresas uma vantagem competitiva e uma produtividade superior.

Como decidir qual o amortecedor perfeito para a sua empresa?
Escolher o amortecedor certo para uma linha de produção é crucial. Na norelem, temos mais de 60 anos de experiência enquanto fabricante de componentes normalizados e, por isso, sabemos que a escolha da peça perfeita pode ser difícil - a nossa oferta inclui mais de 45 000 peças, logo, por vezes a escolha pode ser uma tarefa extremamente complexa.

No entanto, os nossos amortecedores industriais são componentes hidráulicos prontos a instalar que não necessitam de manutenção.
Estes amortecedores reguláveis possuem um batente fixo integrado e a sua força de amortecimento pode ser regulada com precisão, proporcionando aos operadores de máquinas adaptabilidade e flexibilidade em função da tarefa em questão. São feitos de aço inoxidável com uma cabeça de colisão em aço e plástico.

Os amortecedores da norelem são particularmente úteis devido ao facto de, após a instalação, ser possível operar o equipamento algumas vezes para que o parafuso de regulação rode até ser alcançada a força de travagem ideal.

Os amortecedores são componentes incrivelmente úteis em linhas de produção e as suas mais-valias para a produtividade e a duração das vidas úteis das máquinas são evidentes. Compreender as suas vantagens ajudará a obter uma melhor perspetiva sobre como planear exatamente o futuro.

Para saber mais sobre a norelem e a sua oferta de componentes normalizados, incluindo amortecedores, visite https://www.norelem.com/pt/pt/Produtos/Vis%C3%A3o-geral-de-produtos/Sistemas-e-componentes-para-a-constru%C3%A7%C3%A3o-de-m%C3%A1quinas-e-engenharia-mec%C3%A2nica-industrial/26000-Molas-helicoidais-de-compress%C3%A3o-Molas-de-elast%C3%B4mero-Amortecedores-de-borracha-Amortecedores-Molas-a-g%C3%A1s.html

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP