www.industria-portugal.com
Weidmüller

"Repetidor FreeCon Active" da Weidmüller: repetidor PROFINET POF para diagnóstico de sinais luminosos. - Em conformidade com as especificações da AIDA (Iniciativa de Automação da Indústria Automotiva Alemã). - Ferramenta multifunções HTX-IE POF para conec

Com o seu "Repetidor FreeCon Active", a Weidmüller oferece um repetidor POF com uma função de diagnóstico integrada para implementação em redes PROFINET. Actualmente, as fibras ópticas baseadas em fibras ópticas de polímeros (POF) são cada vez mais usadas, não apenas pelo facto de serem imunes a interferências electromagnéticas, mas também porque satisfazem as necessidades de aplicações automatizadas para maiores volumes de dados. No entanto, estas fibras estão sujeitas a um processo de envelhecimento natural, que aumenta sucessivamente a atenuação das fibras. Por sua vez, esta atenuação aumenta a necessidade de diagnósticos precisos quanto ao caminho de transmissão. A Weidmüller desenvolveu o "Repetidor FreeCon Active" como resposta a esta necessidade: para garantir a transmissão fiável dos dados Ethernet a serem transmitidos, o "FreeCon Active" verifica todo o caminho de transmissão em tempo real no que diz respeito à sua distribuição óptica - por exemplo, do quadro eléctrico até à cabeça do robô. Se um nível de tolerância for ultrapassado e o utilizador necessitar de substituir o conjunto de cabos, o dispositivo envia um sinal de alarme para um controlador de nível mais elevado. Ao verificarem continuamente a atenuação dos caminhos de transmissão por fibra óptica, os "Repetidores FreeCon Active" permitem agora, e pela primeira vez, planear de modo preciso a substituição de conjuntos de cabos de robôs. O PROFINET POF cumpre as especificações da AIDA (Iniciativa de Automação da Indústria Automotiva Alemã). Em conjunto com a ferramenta multifunções "HTX-IE POF", desenvolvida para garantir procedimentos rápidos e repetidos de preparação e terminação para conectores de tipo SC-RJ, a Weidmüller disponibiliza um completo pacote multiusos de componentes para soluções de transmissão com base em cablagem POF.

 Repetidor FreeCon Active  da Weidmüller: repetidor PROFINET POF para diagnóstico de sinais luminosos. - Em conformidade com as especificações da AIDA (Iniciativa de Automação da Indústria Automotiva Alemã). - Ferramenta multifunções HTX-IE POF para conectores SC-RJ terminais.
Os cada vez maiores volumes de dados e as mais exigências em relação à compatibilidade electromagnética são desafios enfrentados na área da automação que conduzem progressivamente à implementação de cabos de fibra óptica com base em fibras ópticas de polímeros (POF). Graças às suas características robustas, elevado nível de flexibilidade e insensibilidade a interferências electromagnéticas, as fibras de polímeros são utilizadas, por exemplo, para todas as necessidades de cablagem de robôs: desde o módulo de entrada/saída na pinça de soldagem até à base do robô, passando até ao dispositivo no quadro eléctrico e a partir daí até aos sistemas de nível mais elevado. A atenuação ao longo do seu caminho luminoso é uma desvantagem das fibras de polímeros flexíveis; além disso, o processo de envelhecimento presencia a transformação das estruturas de fibras cristalinas em fibras esbranquiçadas e, como resultado, a sua capacidade de transmitir luz diminui. Os utilizadores necessitam de uma medição baseada nas leis da física que indique, de modo preciso, o momento em que a atenuação ultrapassa um limite de tolerância definido. Também gostariam de poupar tempo e custos com base num diagnóstico preciso. Foi precisamente em resposta a estas necessidades que a Weidmüller desenvolveu o "Repetidor FreeCon Active". Este verifica os sinais luminosos em tempo real e diagnostica, de modo único e preciso, a atenuação das fibras ao longo do caminho de transmissão. Especificada para PROFINET pela Organização de Utilizadores PROFIBUS, esta nova tecnologia tem como objectivo actualizar os sinais de cabos de fibra óptica.

Para garantir transmissões fiáveis de dados Ethernet, o "FreeCon Active" verifica a troca de dados isócrona em tempo real (TRI) de todo o caminho de transmissão relativamente à distribuição óptica, por exemplo, do quadro eléctrico até à cabeça do robô. Assim que os valores de atenuação atingem um nível crítico, o dispositivo envia imediatamente uma mensagem de alarme através de PROFINET aos controlos de nível mais elevado. Agora, o repetidor PROFINET-POF determina de forma única e precisa o momento em que o conjunto de cabos tem de ser substituído. Além disso, quando o sistema estiver a ser colocado em funcionamento, o dispositivo faculta informação precisa em relação à atenuação e ao comprimento do cabo, bastando para tal premir um botão. Deste modo, é possível evitar as medições, documentação e certificações mais complexas. Os "Repetidores FreeCon Active" integram ainda transmissões de dados e energia num único módulo, uma capacidade incluída que aumenta a disponibilidade do sistema e que se torna vantajosa durante os procedimentos de instalação.

Com um peso de 780 g, o "Repetidor FreeCon Active" está classificado como IP65. O seu design é compacto (LxAxC: 112 mm x 52 mm x 130 mm), uma característica de design que reduz os efeitos de interferência dos robôs. O material de revestimento é feito num perfil de alumínio extrudido, a tampa em zinco fundido possui isolamento eléctrico. O dispositivo está equipado com um conector de dados conforme PROFINET PushPull SC-RJ POF (V14) e um conector de energia conforme PROFINET PushPull Power. Quatro LED indicam a comunicação (FO1: entrada activa, FO2: entrada activa, SF: erros de grupo, BF: erro de bus) e dois LED indicam a fonte de alimentação (US1: energia 1 - electrónica, US2: energia 2).
O "Repetidor FreeCon Active" pode ser utilizado em temperaturas de 0 a 55 °C sem quaisquer restrições.

O "Repetidor FreeCon Active" é complementado por uma ferramenta com qualidade equivalente: garantindo uma atenuação fiável e constantemente baixa, a ferramenta multifunções "HTX-IE-POF" com a qual é possível descarnar, crimpar e cortar fibras ópticas de polímeros milimétricas com a qualidade pretendida para conectores PROFINET e EtherNet/IP SC-RJ. Uma lâmina rotativa corta as fibras de modo preciso na virola, para que não seja necessário um posterior processo de polimento. A ferramenta garante resultados extremamente precisos e repetíveis, permitindo resultados de trabalho fiáveis e autónomos para conexões de qualidade consistentemente elevada. O "HTX-IE-POF" reduz para o mínimo o tempo necessário para ligar conectores de cabos de fibra óptica.

Weidmüller – conectividade eléctrica, transmissão e condicionamento de energia, sinalização e dados em ambientes industriais.

Palavra-chave: "Repetidor FreeCon Active" da Weidmüller

Para mais informações: www.weidmueller.com e www.power-signals-data.com

Imagens:

Fig. 1: "Repetidor FreeCon Active" da Weidmüller: para garantir a transmissão fiável dos dados Ethernet a serem transmitidos, o "FreeCon Active" verifica todo o caminho de transmissão em tempo real no que diz respeito à sua distribuição óptica – por exemplo, do quadro eléctrico até à cabeça do robô.
Fig. N.º: Sä 20110220

Fig. 2: "Repetidor FreeCon Active" da Weidmüller: repetidor PROFINET POF para diagnóstico de sinais luminosos. O dispositivo determina, de modo preciso, o momento em que a atenuação atingiu um ponto crítico e em que o conjunto de cabos tem de ser substituído. Detalhe: Os LED indicam claramente um alarme quando as tolerâncias são ultrapassadas.
Fig. N.º: Sä 20110219

Fig. 3: A ferramenta multifunções HTX-IE POF da Weidmüller combina os passos de trabalho: corte, descarnamento e crimpagem. Detalhe: A lâmina rotativa corta as fibras POF de modo preciso na "virola". Deste modo, elimina-se a necessidade de polimento subsequente das superfícies de corte que, por sua vez, permite ao utilizador poupar muito tempo.
Fig. N.º: Sä 20101109 D

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP