www.industria-portugal.com
PEPPERL+FUCHS PROCESS AUTOMATION

Bebco EPS Séries 6000 e 5000 Q

Prevenção contra explosões usando o sistema de purga e pressurização

Bebco EPS Séries 6000 e 5000 Q
Em Fevereiro de 2008, ocorreu uma grave explosão empresa ‘Imperial Sugar Company’ localizada no Estado da Georgia, EUA. Esta explosão tirou a vida de 13 pessoas, deixando outras 42 feridas e a maior parte da fábrica destruída. A investigação demonstrou que ocorreu uma pequena explosão dentro da fábrica, não muito grave, mas os resultados do choque e a ‘pequena’ chama aumentou deixando o açúcar suspenso no ar, causando um grande incêndio através da nuvem de poeira que se espalhou pela fábrica. Cinco anos antes, na Carolina do Norte, EUA, uma fábrica que produzia batentes de borracha para sacos e seringas intravenosas e caixas de plástico para comprimidos para a indústria farmacêutica foi destruída, a poeira do plástico produzida no processo de fabricação causou uma explosão. Deve-se salientar que o plástico incendiado não era considerado um material explosivo, uma vez que foi avaliado na sua forma normal, de caixa para comprimidos. Se o plástico utilizado nesta caixa para comprimidos for lixado até se transformar em pó, ele torna-se explosivo.

O desastre na Imperial Sugar Company e outros acidentes semelhantes chamaram a atenção de diversas autoridades e da Chemical Safety Board para que empresas tomassem medidas que aumentassem a segurança dos trabalhadores. Como resultado, chegaram a conclusão de que, pelo menos, 30.000 fábricas nos EUA correm risco de sofrerem uma explosão, através da ‘poeira inflamável’. Além disso, estima-se que ocorrem anualmente cerca de 2.200 explosões causadas pela poeira em toda a Europa.

À medida que a indústria de processos tinha conhecimento deste problema devastador, a Pepperl+Fuchs desenvolveu um sistema de purga e pressurização para proteger os trabalhadores, a fábrica e as áreas ao redor de forma rápida, eficiente e adequada.

Quando se trata de sistemas de purga/pressurização, é importante ressaltar que as atmosferas com poeira são diferentes das atmosferas com gás.

1. Se existe poeira acumulada dentro de um invólucro e ela não consegue sair através da ventilação. O invólucro deve ser limpo manualmente, selado e, depois, pressurizado de modo a impedir a entrada de mais poeira.

2. O sistema de purga utilizado deve ser certificado. Este requisito é reconhecido mundialmente como Zonas 20, 21, 22 para as poeiras.

A Pepperl+Fuchs possui dois sistemas de purga e pressurização do modelo Bebco EPS certificados para a instalação em ambientes com poeira: a série 6000 - totalmente equipada e a série 5000 Q - compacta e economica. A série 6000 é adequada para ambas as atmosferas com gás e poeira e possui a certificação para a Classe I/II / Divisão 1, ATEX e IECEx para Zona 1/21. Essa série possui um invólucro em aço inoxidável para incorporar a interface do usuário, o painel de terminais intrinsecamente seguro e os módulos de temperatura opcionais. O invólucro com proteção IP66 é um acessório que pode ser utilizado com o kit de componentes da série 6000 e pode ser montado em áreas com poeira. O kit de componentes permite uma instalação personalizada da série 6000 dentro do invólucro do equipamento e a montagem externa não é necessária. Esta característica adicional do kit de componentes fornece um modo simples de separar o invólucro de purga da interface do usuário. A interface remota do usuário pode ser montada num local acessível, enquanto o invólucro permanece localizado num ambiente classificado. A série 5000 Q é um sistema de purga e pressurização compacto, economico e eficiente, classificado para ambas as atmosferas com gás e poeira, além de apresentar excelente relação custo-benefício e economia de espaço graças à solução especialmente desenvolvida para a instalação em Zona ATEX 2/22. Atualmente, é o sistema de purga e pressurização mais simples, mais flexível e mais fácil de usar. A programação, que pode ser selecionada pelo usuário, permite a escolha do programa específico para atender à todos os requisitos da aplicação e um sensor de pressão integrado facilita a purga e a pressurização automática através de uma válvula solenóide digital.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP